• Israel lança míssil e erra o alvo

 

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

Oblata

O presente texto, reconheço, é maçante e de difícil degustação. Pouca gente conseguirá lê-lo até o fim, mesmo com o expediente que tomei de dividi-lo em capítulos, para torná-lo menos pesado e chato.  O pequeno truque não funcionou. Examinando-o depois de pronto, reconheço que não adiantou muita coisa. Paciência. Dedico-o ao atual presidente da APUB. Não por ser indigesto, mas por eu nutrir uma certa simpatia pelo ilustre professor, que recentemente, assim como eu em muitas outras vezes, foi vítima de um tremendo mico, por parte do debochado Saci-Pererê. O pilantra não se intimida por nada neste mundo…

Que o meu apreço pelo insigne presidente, me faça merecedor de ter o meu modesto texto publicado na mui nobilíssima lista de discussão “apubdebates-l”, espaço virtual de reconhecida isenção e espírito democrático.

Atenciosamente,
O Autor

 

 

CAPÍTULO I – SE ARREPENDIMENTO MATASSE…

Para dizer a verdade, já estou arrependido de ter dado o título proposto pelo Saci ao presente texto. Fiz um acordo com ele para que me deixasse em paz. O gaiato me convenceu que a sua sugestão tinha tudo a ver com o contexto internacional pauleira da atualidade, mutatis mutandis, ou seja, aquela luta assimétrica, fratricida e cruel do oriente médio, se assemelhava com uma outra incruenta entre os que combatem a Unimercado e os que lançam bombas virtuais para defendê-las. Sendo que, por analogia, um lado, mais aparelhado, contava com o efetivo, porém silencioso apoio dos que representariam os Estados Unidos, isto é, os prepostos da reitoria na esfera local e, em instância mais elevada (porém bem mais abaixo do que a do capital financeiro), a dos signatários do Proifes do governo Lula da Silva.

Talvez eu tenha cometido um grande erro em manter a minha palavra dada. Com o pilantra não se deve fazer concessão. Sei que se eu bobear ele apronta. Não tem a mínima consideração por ninguém. Mas, o que fazer? Agora é aguentar as consequências, pois são favas contadas: o texto está na rede e pronto.  Mas, uma coisa é certa, se arrependimento matasse eu já estaria mortinho da silva.

Quando ele me deu a tal sugestão, achei-a pertinente, uma vez que o mui digno Prof. Israel Pinheiro, presidente atual da Apub e comandante-em-chefe das últimas operações aguerridas contra o Saci e seus amigos, abrira fogo, impiedosamente, ou assim me pareceu, contra o nosso modesto front. Apontou a sua ogiva parlatória para a nossa casamata e… Pum!

CAPÍTULO II- LERDO ENGANO

O pior é que, rigorosamente, sua mira laser (com S mesmo!) escolheu o lado oposto do que deveria mirar. O ilustre professor, segundo leitura que fiz, na azáfama zelosa de rebater a ponderações contrárias à sua visão de mundo, atribuiu-me palavras escritas e postadas na lista “Debates-l” por outro colega, o Prof. Telésforo Martinez, em 14/2/2009, às 08:49h, devidamente  aspeadas e citada a autoria, em texto por mim redigido e também divulgado (acredito que a censura, digo, o moderador o liberou para todos…) na referida lista. Além de injusta, a leitura apressada e imperfeita, em outras circunstâncias, seria suficiente para levar qualquer estudante desleixado, que a tomasse como modelo, a uma justa e irrecorrível reprovação; ou, ainda, nos limites extremados das lides judiciais, poderia resultar, para o descuidado escritor, um processo por difamação e, quiçá, por injúria. Não queimaria, aqui, meus poucos neurônios, tentando tipificar a natureza da ação. Qualquer calouro do Curso de Direito, faria isso muito melhor do que eu. Mas isso não tem a menor importância. Não gostaria de reprovar ou processar quem quer que seja… Este é um espaço para trocar idéias e nada mais. Pelo menos é como eu o entendo.

CAPÍTULO III – ENTRE MORTOS E FERIDOS…

Para a minha felicidade e a do Saci, a inconsistência do conteúdo e sua descuidada carga disparada pelo preclaro professor e presidente da Apub, logo fez o projétil desintegrar-se, qual uma bolha de sabão. Assim, o que pretendia ser uma bomba de grande poder de destruição – de acordo com análise posterior feita pelo Saci -, não provocou senão um leve estampido, muito menos do que o de um traque de massa junino, além de estrondosas gargalhadas de amigos, isso sim, tempo depois, quando souberam da “inaudita operação belicosa isolpiense”, nas palavras do Saci. Quem sabe, um dia eu conto como foi essa parte hilária…

De qualquer forma, o esforço de guerra do professor-presidente-comandante foi o suficiente para o moleque do Saci fazer o maior estardalhaço, a maior patacoada, aos berros:

– Fui atingido, fui atingido. Atingiram-me com um petardo verboso. Sei que não vou resistir, uai, uai… Acudam-me! Logo em mim, que não aguentei pagar o Plano de Saúde!

Sem dizer uma só palavra, deixei que o endiabrado estroina se espalhasse todo. Deu pinotes, rodopiou, babou, rastejou feito um réptil, patético, até perder o fôlego. Esgotado o seu repertório de bestagens, nem quis me encarar, de envergonhado que estava. Eu continuei impassível. Meus olhos passearam pelo nada. Seguiu-se um silêncio sepulcral, com perdão do triste clichê. Decorridos alguns minutos, que me pareceram horas, diga-se de passagem, depois de ter caído na real, ele sorriu para mim com sorriso de açafrão. 

Logo em seguida, com o semblante simulando contrariedade, meneou a cabeça. Cada movimento me pareceu ensaiado no espelho. Fingindo falar para si próprio, o velhaco foi além do simples sussurro, para que eu pudesse escutar:

– Eu, hem! É cada uma!

CAPÍTULO IV – TUDO QUE É BÓLIDO DESMANCHA NO AR

Banquei o durão. Fiz pouco da sua tentativa de ganhar a minha cumplicidade. Continuei no terrível labor de tentar cortar as unhas dos pés. Eta mão de obra dos diabos! E depois dos cinquenta anos, então, que tudo é mais difícil… É esclerose para todos os lados. As juntas rangem, as vértebras lombares lancinam, as vistas embaçam, e todos os incômodos corporais chegam a galope, enfim. Qualquer um desses sintomas já é diagnosticado pela sabedoria popular, simplesmente, como PVC, que pode ser traduzido eufemisticamente como a “piora da velhice chegando”. Talvez, por isso mesmo, os parceiros do famoso Manifesto terem concluído que tudo que é sólido desmancha no ar, como que adivinhando que o pior ainda estaria por vir, quando chegasse a velhice…

Enquanto bancava o pedicuro, dei trato aos pensamentos, justamente para não me ocupar com o Saci. Eu sei que se ele fizesse uma carinha triste, minha dureza iria para o espaço.

CAPÍTULO V – OUTONOS ESGARÇADOS

Lembrei-me de meus colegas um pouquinho mais velhos do que eu. Como será que eles estão “se virando” com essas coisas que tanto afligem os meus outonos esgarçados? Ou será que a roda do tempo escolheu somente a mim para girar em cima, qual corrupio tresloucado? Seria pretensioso pensar assim? Que fosse, mas o fato é que, apesar de eu achar a velhice uma droga sem barato, ela cada vez mais está caidinha para o meu lado.  E sei que não há retorno.  Foi-se a mocidade. Em cada milímetro do meu corpo, eu já venho sentindo uma profusão de células gagás em adiantada formação…

Não sei por quanto tempo eu fiquei cismando sobre aquelas coisas. De toda forma, ao contrário do que podia imaginar, um assunto que no passado me dava calafrios, só em pensar, agora, já era tratado com tranqüilidade e interesse pelo meu cérebro. Ocorreu-me até escrever, num dia desses, um ensaio sobre a terceira idade. Quem sabe algo que explorasse uma polarização do tipo “Velhice Emancipada  X  Velhice Acorrentada”? Imediatamente lembrei-me de pessoas conhecidas que os anos não esmoreceram. Pelo contrário: fizeram-nas ficar mais dignas e combativas, a exemplo de Felippe Serpa (68 anos), de Florestan Fernandes (75), de Paulo Freire (76), e de tantos outros e outras – menos conhecidos do grande público -, que se tornaram uma referência para mim e que eu queria mencioná-las, sempre, para os meus filhos e futuros netos, como exemplos de envelhecimento com dignidade humana e combatividade.

 

CAPÍTULO VI – HELPDESK , OH MY GOD!

Só me dei conta que a tarde findara pelo alaranjado-vivo da brasa do cachimbo do Saci. Ela fazia um contraste forte com o breu do meu quarto. Acho que dei um cochilo. Levantei com a coluna reclamando. Acendi a luz e recolhi da cama os resíduos de unha para jogá-los na lixeira do banheiro.

Sentado à minha frente, lá estava o diabrete envolto em uma nuvem de fumaça. Pacientemente, havia esperado eu sair das minhas meditações.  Enquanto me aguardava, pitava e poluía o ambiente. Aquilo chegou a me incomodar, mas permaneci calado. Quando ele se certificou que eu havia voltado ao mundo concreto, aproximou-se de mim todo manhoso.

‘Tá com algum problema chefe? Indagou desconfiado.

– Muitos e os mesmos de sempre. Dizendo isso, fui saindo para a sala.

Ele sacou que eu ia ligar o computador e saltou na minha frente, todo obsequioso. Ouvi o estalido do estabilizador e o zumbido do pequeno ventilador da CPU. Não demorou muito e escutei a musiquinha, já manjada, do sistema operacional do todo poderoso Bill. Eu o havia instalado no dia anterior. Recebera de presente de um amigo que costuma disseminar, de forma não autorizada, a cultura digital. Instalei-o mais por curiosidade e me arrependi amargamente. A praga do programa restringia, por demais, a instalação dos meus joguinhos preferidos. Decididamente, não preciso desses softwares sofisticados. Eles são bons para as empresas que querem bisbilhotar a vida das pessoas e exercer controle rígido sobre seus empregados. Comigo não! Sai pra lá bicho feio! Preferia ficar com o anterior mesmo, apesar de ter, também, suas broncas. Parece que o tinhoso do Saci leu meus pensamentos. Foi logo se oferecendo:

– Se quiser, eu desinstalo pra você.

Agradeci-lhe o oferecimento meio sem jeito. Ele sabia me deixar pisando em ovos. Disse-lhe que queria manter em dia a “minha forma mental”, pois de uns tempos para cá, tudo o que eu queria resolver, pedia help para os meus filhos, o que me tornava muito dependente deles. O antivírus vencia a validade e olhe eu ligando para eles; a hélice do cooler partira e eu pedia socorro novamente. Um horror! Até um simples HD denotado eu não sabia mais recuperar. Onde já se viu isso? Acho que, mesmo dos filhos, não podemos abusar.

O moleque do Saci sabia que aquele arrodeio todo era para não aceitar os seus préstimos. Ouvi quando respirou fundo. Daquela vez, sua estratégia de me envolver falhara. Eu já estava escaldado de sua generosidade. Não teve como eu não me recordar do notebook do BI. Daqui para frente, vou sempre me lembrar da expressão estratégia de envolvimento. Sempre!

Não quis mais alimentar papo com o pestinha, entretanto, por um átimo, ainda esbocei perguntar, a mim mesmo, onde ele aprendera o prestigioso ofício de helpdesk. Tive meus pensamentos interrompidos.

– Cê hoje não pra brincadeira, hem Pró? Insistiu ele irritantemente

– Não mesmo não! do contra, respondi-lhe secamente. virado no capeta.

Sei que fui grosso, mas, às vezes, o moleque merece um tranco. Assim, ele já sabia que eu não estava para conversinha fiada.

Ainda tentou me bajular dizendo que eu merecia ser tratado com respeito pelo presidente do meu sindicato e, cínico como sabe ser nessas horas, chegou até a ensaiar um tratado de boas maneiras:

– Acho que uma ofensa pessoal numa lista de discussão denuncia, simplesmente, que perdemos a palavra elegante. Isso significa que la parola, como a chamava il grande Giovanni Boccaccio, simplesmente, nos deixou, escafedeu-se, foi para longe, muito longe. Restou apenas, ao nosso repertório cultural, o lúmpen semântico e léxico, o rebotalho de uma língua, a escória, a ralé da comunicação humana. Após o sujo linguajar, só restam os punhos e a clava…

– Chega, chega, chispa daqui, seu tapeador! Meu ouvido não é …

Por incrível que pareça, ele acabava me influenciando, mesmo quando dizia maluquices ou fazia gozação. Eu não queria perder a elegância também, se é que tinha alguma… Pensando nisso, acalmei-me. Agradeci-lhe pela manifestação de solidariedade. Disse-lhe que responderia de forma cortês ao presidente do meu sindicato, mas que, ainda assim, não deixaria de lhe dar uma resposta. Eu conhecia bem o fôlego da sua insistência e, de uma maneira polida, garanti-lhe que acataria a sugestão do título que me dera para o texto.

Cheio de dedos, dei voltas para dizer-lhe que precisava de concentração. Tinha que escrever, urgentemente, um projeto para submetê-lo à aprovação do meu Departamento. Disse-lhe, ainda, que tão logo pudesse, estaria postando um texto-resposta para as minhas listas costumeiras de discussão. Ele ainda tentou me dizer que os moderadores que me censuravam, dessa vez, não poderiam barrar o meu texto, pois eu tinha o direito de resposta assegurado por lei etc e tal. Polidamente, para não render mais conversa, concordei com ele.

Concentrei-me na desinstalação do maldito programa. Caso não obtivesse êxito, teria que negociar com o meu vizinho mal-humorado o empréstimo do seu notebook. Sei que ele talvez fizesse cara feia, mas, ao menos, tinha que tentar. No último caso, teria que recorrer aos meus filhos… Relpidesqui, oh maigodi! Como odeio essa palavra!…

 

CAPÍTULO VII – O SEGREDO DO UNIVERSO

Quando o pilintra (sempre achei que era uma corruptela mais bonita do que pilantra) do Saci viu que de mim não arrancava mais um único fonema, anunciou que ia “se mandar” pelo mundo afora. Antes de zarpar, porém, ainda tentou me comover com um pungente queixume.

– Já que não quer mais a minha interlocução, vou adiantar meu expediente. Ainda tenho um montão de coisas para resolver por aí…

Continuei com os olhos cravados no monitor, mas de esguelha vi o torvelinho rubro-negro dirigir-se para o vão da janela e desaparecer como que por mágica. O breve silvo denunciava a incrível velocidade que o tinhoso conseguira imprimir. O som desaparecia em fade-out, como no cinema. Nenhuma turbina da ciência “mais de ponta” conseguia reproduzir, nem de longe, tamanha proeza. Um desafio para os mais eminentes teóricos da física. Brincando, brincando, sua velocidade atravessa, tranquilamente, o limiar dos trezentos mil quilômetros por segundo.  Ali na bucha. Todas as vezes que isso acontecia, e não foram poucas, eu notava que a luz parecia ficar um tanto tênue, “empalidecida” de repente. Coisas da metafísica. Ou seria de Física Quântica? Os céticos farão beicinhos se souberem disso. Fazer o quê? É o que venho testemunhando desde que o Saci se aproximou de mim. Só relato isso porque eu próprio vi, e não porque me contaram…

Enquanto prosseguia o meu penoso ofício de desinstalar o maldito software, seguindo os preceitos do DIYDo It Yourself (faça você mesmo), como dizem os patrícios de Barak Obama, agora sem-teto, depois da queda do muro de Wall Street –, fiquei conjuminando algumas coisas que o Saci me dissera e, sobretudo, na sua insistência para que eu respondesse com veemência a mensagem que o presidente do meu sindicado havia postado na lista. Hum, ali tinha coisa! Com certeza! E eu tinha que investigar o que era. Ele fora igualmente contundente quando recebi, no ano passado, um petardo por parte da outra (da outra?) diretoria – de saudosíssima memória – da Apub. Só que, daquela vez, resisti e não dei bolas para os insultos sofridos.

– Que bobagem, argumentei na época.  – Aquilo era só diferença de pontos de vista. E depois, eles também eram tão festivos!…

Mas ele me atanazou bonitinho o tempo todo. Não foi por falta de insistência do calhorda que não paguei com igual moeda ou com o mesmo petardo. Até de frouxo me chamou.  Agora ele batia na mesma tecla, dizendo que eu não devia deixar aquele ultraje passar em branco; que eu tinha que responder ao presidente Isolpi (era assim que ele chamava o insigne professor). Resisti. Pensei, pensei e pensei. Ali tinha coisa!

Conclui que quilo não podia ser resolvido com emoção mal-entendida, mas com raciocínios bem elaborados, sem desprezar, naturalmente, a velha e boa intuição. Eu sentia uma angústia me corroer as entranhas.  Era como se tivesse na minha caixinha de intuir, um negócio engasgado, mas que não sabia bem o que era. Eu queria dar uma resposta ao presidente, mas ao mesmo tempo não queria. Pode uma doideira dessa?

Tomei a decisão de não me precipitar, de olhar tudo como um verdadeiro cientista ou até mesmo como um investigador criminal. Acho que era por ali mesmo, sem pestanejar. Aquilo acabava sendo como o trabalho de um detetive. Era praticamente a mesma coisa um cientista e um detetive.

Na minha adolescência, quando mergulhava nos romances de Agatha Christie ou nas aventuras das espiãs Modesty Blaise e Brigitte Montfort, de Peter O’Donnel e de Lou Carrigan respectivamente, achava que um dia também eu seria um escritor de histórias de espionagem. Pouco depois, quando conheci as investigações cerebrais de Sherlock Holmes, decidi que seria um detetive. Mas o mundo dá muitas voltas e acabei não sendo nem uma coisa, nem outra. E agora, vislumbrando a possibilidade de desvendar algo muito sério, meu coração transbordou de júbilo. Era a possibilidade de um sonho juvenil se materializar: eu professor fulano de tal, investigador por um dia!

Pensando dessa forma, senti-me um grande detetive, jurado e sacramentado. Achei-me o próprio personagem de Sir Arthur Conan Doyle. Num esforço razoavelmente grande, tentei lembrar-me dos procedimentos iniciais adotados por qualquer profissional do ramo.  As perguntinhas básicas saltaram-me à mente: quem matou fulano, quando desapareceu beltrano ou como morreu sicrano? Só que aí tinha um pequeno problema. Lembrei-me que não existia nenhum cadáver. Isso era elementar.

Interiormente sorri com a minha esperteza. Aquilo era algo claro e facilmente demonstrável. Ninguém havia morrido. Mas aí bateu-me um desânimo. Senti-me quase morto para ter o que investigar. O negócio pareceu-me muito mais complicado do que sugeria inicialmente. Eu intuía que tinha que começar por saber elaborar perguntas. O diabo era que elas me fugiam ariscas. Eu não estava sabendo fisgá-las. E as ditas cujas desfilavam pelo meu cérebro aturdido, me dando vertigem. Não me lembro de ter lido nada, durante toda a minha vida, sobre “como fazer perguntas”. Mas ali estava o segredo do universo: saber perguntar. Muitas vezes, a pergunta é mais importante do que a resposta. Só então dei-me conta da complexidade do tema. Não bastava colocar uma interrogação no final da frase. Até porque, cada língua tem o seu jeito de indagar sobre as coisas, os fatos e os feitos. O espanhol, por exemplo, pergunta com dois sinais de interrogação. Um antes (e de cabeça para baixo!) e outro depois. Senti que aquilo era pura piração e que eu já não estava mais juntando coisa com coisa. Como que pretendendo me prevenir de um surto logorreico, ou até de coisa pior, indaguei-me com veemência:

– Sim, mas, e daí?

– Daí, nada, pensei. Provavelmente, o que eu não estou conseguindo é fazer uma boa pergunta. Só isso.

 

CAPÍTULO VIII – CONFESSO QUE BEBI

Senti que estava dando voltas e chegando sempre ao mesmo lugar. O que fazer? Fiquei uns vinte minutos de olhos fechados. Em vão, procurei concentrar-me em algo. Tudo estava muito disperso. As palavras e as coisas se confundiam. A res e o semeion estavam totalmente amalgamados, numa justaposição estonteante. Mais uma vez lembrei-me do Saci. Ele me dissera que, de uma forma elegante, o Prof. Isolpi havia me chamado de esquizofrênico. De fato, isso até que fazia sentido, pois, com todas as letras escreveu que o meu limite entre o real e o imaginário era muito tênue, muito indefinido.

Pensando bem, se a interpretação do Saci estiver correta, acho que foi muita delicadeza da parte desse renomado cientista político em prestar-me tal esclarecimento e, sobretudo, preocupar-se com a minha saúde mental.  Contudo, sinceramente, não consigo enxergar nenhum mal no que ele disse. Pelo contrário, não acho que a sua observação tenha sido uma ofensa. Às vezes, eu sinto isso mesmo que ele descreveu. É como se a realidade fosse uma ópera-bufa composta por um demiurgo debochado e cruel, cujo limiar não consigo distinguir. É como se o real e a fantasia, ou, no limite, o delírio dos insanos, pactuassem morbidamente uma alternância de estados. O que vem a ser mesmo o real, e o que é que designamos de fantasioso? Como distinguir o fato concreto do imaginário?

Nos últimos tempos, tenho me perguntado se é fato concreto ou produto do imaginário a criação, às escuras, de um sindicato chapa-branca, o PROIFES, em exatos 15 minutos de duração, num galpão da CUT, com a participação de apenas 115 presentes e 485 votos por procuração, cuja Assembléia referendária foi truculentamente protegida por seguranças particulares, para impedir que mais de 200 docentes do ensino superior tivessem acesso ao recinto.

A cabeça nesse momento dá um nó. Acho que só um cérebro seriamente afetado pode acreditar que um sindicado combativo tenha sido rachado pelas hostes de um presidente, ex-sindicalista, com o propósito de enfraquecer o movimento docente; que um sindicato nacional teve seu registro sindical cassado pelo Ministério do Trabalho por se manter crítico e independente do governo. E o pior: que alguns professores deram e continuam dando suporte a um despautério de tamanha magnitude. Docentes maduros, experientes, com capacidade de exercer a crítica. Certamente li mal ou pensei que li essa notícia em algum lugar. Por certo, meu cérebro sombrio, qual um caleidoscópio léxico, juntou palavras a esmo, alterou sentidos e adulterou grafias com o único propósito de produzir uma fantasiosa Matrix de extravagante teoria conspiratória.

Tudo é muito confuso para mim. Agora mesmo me pergunto, em oposição à farsa que a minha mente criou sobre essa entidade quimérica chamada de PROLULA (professores lulistas) ou PROIFES – sei lá! -, se não existiu uma outra que nasceu após ampla consulta às bases, em Assembléias locais, e da realização de um grande Congresso nacional, com as bandeiras da antiga Associação: autonomia e independência sindical. Será que é delírio ou é fato que, o referido sindicato, o ANDES-SN, tenha surgido de uma longa luta dos professores universitários, de um enfretamento à ditadura militar e de sua proibição de organização sindical no setor público de mobilizações nacionais da categoria? É fruto do imaginário ou é realidade que, desde sua criação como associação em 1981, contou com a participação efetiva da APUB? É fruto do imaginário ou realidade que a categoria, num bloco coeso e solidário, um dia lutou – e continua lutando – por melhores condições de trabalho, salários dignos e, sobretudo, por um projeto de educação superior pública gratuita, de qualidade, laica e socialmente referenciado?

Por incrível que pareça, só em fazer essas indagações, eu senti um enorme alívio, como se tivesse tirado um peso da minha cabeça, ainda que tudo fosse pura viagem.

Já mais animado, pensei também na possibilidade de não ser nada de delírio ou de qualquer outra psicopatia, mas de algo provocado pela ingestão excessiva de bebida alcoólica. Tentei recuperar a memória de quando isso acontecera pela última vez. Vasculhei todo o espaço etílico trilhado e quase ia sentenciar que havia décadas não tomava uma boa carraspana quando, de repente, a imagem de bandeiras vermelhas tremulando me veio à mente. Fora lá no Largo do Rio Vermelho, para comemorar a vitória de um trabalhador que chegava à presidência e prometia construir, com o povo, um Brasil diferente. Nunca eu podia imaginar que, um dia, ele fosse se aliar aos banqueiros e se render ao capital financeiro. Eu era todo esperança e queria comemorar. Naquela noite, confesso que bebi. Muito, muito mesmo.

Talvez o que eu estava sentindo, quase oito anos depois, fosse ainda reflexo daquela encharcada e alegre celebração. Vá saber lá como é que a cabeça da gente funciona!…

CAPÍTULO IX – AB ABSURDO

Acordei com a TV ligada e o sol batendo no meu rosto. Estava tão cansado que nem o maldito plim-plim me afetara o sono. Simplesmente, desmaiei na cama. Agora, sentia-me novinho em folha, totalmente recuperado. Imediatamente o petardo do Prof. Isolpi me veio à mente. Para decidir se deveria ou não lhe dar uma resposta, eu precisava me debruçar diante da objetividade do real. A coisa me pareceu muito simples. Eu já tinha convicção absoluta de onde deveria começar, o que já era um bom começo. O campo de investigação teria que ser a própria missiva eletrônica do presidente da APUB. Letra por letra, linha por linha, parágrafo por parágrafo. Montei meu plano. Nada de lupa, nada de fio de cabelo ou de resíduos orgânicos, nada de mordomo e nada de estricnina. E, sobretudo, nada de Watson. Eu próprio teria que soltar o foguete e recolher a vara. Cartesianamente, teria que duvidar de tudo. Principalmente se a solução me parecesse moleza demais. Talvez fosse interessante pensar como os matemáticos, num teorema ab absurdo. Hum, talvez fosse isso… Talvez, não, tinha que ser isso! Ou seja, eu deveria partir do absurdo, usando o método de demonstração para provar a validade de uma proposição, por meio do confronto com uma impossibilidade.  Sim, era por aí.

Comecei a pensar no improvável. Aventei logo a possibilidade de eu estar louco. Descartei a idéia, pois aquilo era algo perfeitamente admissível. Tanto eu quanto o missivista, humanos que éramos, estávamos sujeitos às variações cerebrais. Tinha que ser algo impossível e inimaginável. Pensei, matutei, marquei o piso de tanto caminhar em círculos.

Para não abusar do leitor, vou saltar essa parte em que passei todo o final de semana absorto, “emimesmado“, sem saber por que a idéia de responder ao Prof. Isolpi me causava tanto desconforto. E, ainda assim, o Saci havia insistido tanto e torrado a minha paciência… Vou encurtar a história. Na manhã da segunda-feira, por acaso, ou, diriam amigos pesquisadores, por serendipidade, uma luzinha fulgurou na minha mente, ao reler pela tricentésima vez o referido texto isolpiensi. Um pequeno detalhe chamou-me a atenção. Na frase “Agora o que foi mesmo que a (sic) Andes” (…) havia algo que não coadunava com a história e a bagagem do ilustrado professor. Depois, fui elencando outros atentados que o texto cometia contra o bom senso, contra a lógica e até mesmo contra a ética, só para falar de alguns…. Mas o que escancarava o embuste, na sua forma mais grosseira, era a maneira como o artigo que antecedia o acrônimo ANDES fora grafado: o artigo feminino ocupava, equivocadamente, o lugar do artigo masculino. O sábio professor sabia, melhor do que ninguém, que desde o ano de 1988 a Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior – ANDES transformou-se, por decisão democrática de seus associados, em Sindicato Nacional, tornando-se o ANDES-SN, representante legítimo dos docentes de todas as instituições brasileiras de ensino superior. Sem falar que, melhor do que ninguém, o Prof. Isopi conhecia a história gloriosa de resistência e autonomia dos docentes das IFES…

– Na mosca! Diria Arquimedes se tivesse nascido no Brasil. Ali estava o xis do problema, devidamente equacionado e resolvido. E a resposta já saltava aos olhos. Mesmo míopes como os meus. Se aquilo era, aparentemente, mais do que improvável, então era aquilo mesmo que eu procurava. A charada estava matada: ab absurdo. Elementar, meu caro Saci. Desta vez, te peguei!…

 

CAPÍTULO X – TROCANDO EM MIÚDOS

Complicada a conclusão, caro leitor, com tantas premissas obtusas? Eu explico. É até muito simples. Só requer um pouco de atenção.

Pense bem, acompanhe o meu raciocínio: como poderia o renomado Prof. Isolpi ser responsável por aquele texto, como já vimos, eivado de equívocos e maledicências? Como um experiente pesquisador, tarimbado que é nas exigências acadêmicas e científicas quanto às citações e fidelidade à fonte, além do mais, ocupando a presidência de um sindicato de docentes, poderia cometer deslizes tão elementares? Estava na cara o propósito danoso do texto. Queria, simplesmente, jogar-me contra os colegas da UFBA, como se eu tivesse me auto-investido de juiz para decidir quem entrava, ou não, no reino da virtude. Aquilo seria um golpe muito baixo para um respeitável cientista político desferir. Com certeza, absoluta, o Prof. Isopi não escrevera aquele texto.

Aí tudo ficou muito claro para mim e a fazer sentido. As peças começavam a se encaixar. Lembrei-me da insistência do velhaco do Saci para formatar o meu computador e de “otras cositas más” que, na hora, não tinha dado importância. Na ocasião, fiquei meio intrigado, mas não cheguei a comentar nada com ele. Só registrei na minha cachola.

Desde a minha infância, em Riacho de Santana e Caetité, através de primos, de amigos ou de pessoas mais idosas, eu já sabia que o Saci aprontava “sem ter nem pra que”. Gratuitamente. Só por pura molequeira mesmo. Sabia de sua fama de dar fim nas “marcas” que colocávamos nos caminhos para não nos perdermos. Em muitas ocasiões vivenciei isso. Às vezes, adentrávamos por mata fechada para pegar ovos de anum, tendo antes o cuidado de marcar as pequenas trilhas, por onde passávamos, com galhos ou forquilhas de gravetos, ou mesmo de amarrar palhas de ouricuri nos troncos dos pequenos arbustos, como uma espécie de Fio de Ariadne sertanejo. Quando acontecia o moleque estripulento aparecer no pedaço, era um deus-nos-acuda. Cansamos de entrar em desespero vendo a noite chegar e sem acertar o caminho de volta. Sacávamos logo que ali tinha o dedo do moleque travesso. Ele, simplesmente, retirava todas as marcações que havíamos feito. Não foi uma nem duas vezes que ficamos no mato, perdidos sem cachorro, por vontade do patife. Havia até aqueles mais chegados a crendices demoníacas que diziam ser obra do “Romãozinho” ou do “Pé-de-Garrafa”, por termos desobedecido nossos pais ou coisa semelhante, mas a voz geral era a de que aquilo não passava de arte do safado trocista.

O próprio Monteiro Lobato, nas palavras de um dos seus personagens, o Tio Barnabé, descreveu as traquinagens do Saci. Em livro homônimo, elencou algumas delas como azedar o leite, fazer o dedal de costura cair nos buracos, botar mosca na sopa, queimar o feijão que está no fogo, gorar os ovos das ninhadas e por aí vai. Só que tem um detalhe: na época em que viveu o autor de Reinações de Narizinho, o Saci ainda morava nas matas fechadas e nas florestas deste imenso e cobiçado Brasil (os estranjas que o digam). Mas, de lá para cá, os moradores do campo foram se deslocando para as cidades, além das nossas florestas e matas ficarem cada vez mais minguadas. E foi exatamente numa dessas levas de emigração, acompanhando um bando de andorinhas, que o irrequieto Saci assentou praça pelas matas do entorno de Salvador. Logo no início, ficou entre o Parque de São Bartolomeu, a Estrada Velha do Aeroporto e o Alto do Cachoeirinha, no Cabula VI. Cada dia, ele se acoitava num desses lugares. Mais tarde, estabeleceu-se no Parque de Pituaçu.  Nos últimos tempos, decidiu ocupar o bosquete do Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia. Por sinal, uma área federal!… Dali para o CPD da UFBA foi um pulo…

Vez ou outra, ele se esconde no bambuzal da Faculdade de Educação, no Vale do Canela. Dali para a sede da APUB, na João das Botas, é meio rodopio. Ou até menos.

Meu primeiro contato com ele, assim cara a cara, foi num final de tarde, no Lab I da FACED/UFBA. Eu desligava os computadores do laboratório de informática, após aula de uma das disciplinas que leciono. Como o ar condicionado havia pifado, algum aluno teve a iniciativa de abrir uma das janelas, que dá para os fundos da Faculdade, exatamente onde fica o bambuzal. Ao sair apressado, esqueceu de fechá-la. Com o problema da insegurança dos campi da UFBA, mal escurece e o pessoal já fica alvoroçado para dá no pé, que ninguém é bobo.

Pois foi pela janela aberta que o Saci entrou sem-cerimônia, de gorro vermelho e tudo. De repente me aparece aquela figura incomum, de olhar vivaz e curioso. Nem é preciso dizer que tomei o maior susto. Simplesmente foi entrando sem pedir licença. Ainda por cima, impressionou-me a cara-de-pau da figura com aquele cachimbo no canto da boca, soltando baforadas asfixiantes, como se tivesse na casa da sogra. Passado o espanto, logo atinei de quem se tratava.

Talvez, pelo fato de ouvir falar dele durante toda a minha infância e de conhecê-lo através de ilustrações de livros e impressos que tivera contato, achei até natural que ele ali estivesse. Tratei-o com a maior naturalidade, como se fôssemos amigos de longa data. E, de uma certa forma, éramos mesmo.

Daí para frente, eu sempre demonstrei uma grande admiração por ele, pela sua coragem, pela sua inteligência. Sobretudo pelo seu espírito indômito. Talvez isso o tenha deixado muito à vontade na minha presença. Talvez até demais. Para falar a verdade, o livro “O Saci”, de Monteiro Lobato, foi o meu primeiro portal, por assim dizer, para o mundo das letras. E olhe que já são quase cinquenta anos. É isso mesmo: praticamente cinco séculos com a figura do moleque arteiro me rondando. Nunca lhe revelei isso. Certamente ia ficar todo convencido, achando que é o meu mentor intelectual. Confesso que tenho um certo carinho pelo cafajeste, mas, às vezes ele abusa. De uns tempos para cá, então, suas visitas são frequentes e nos horários mais inconvenientes. E o pior é que, do bambuzal da FACED para o Jardim da Piedade é um pinote.

Você leitor perspicaz, certamente já percebeu onde quero chegar com todo esse volteio. É isso mesmo, é essa a banda larga por onde o cybersaci vem trafegando: Mata do campus de Ondina/CPD da UFBA – Bambuzal da FACED – Mangueiras do estacionamento da APUB – Árvores da Praça da Piedade. Daí para a banda estreita do AP em que eu me escondo, é o tempo de um suspiro…

O que significa dizer que ele, de mansinho, foi se aproximando dos computadores desses citados locais, sacando suas fragilidades, principalmente seus antivírus vencidos, bisbilhotando os escritos neles contidos, testemunhando dowloads, uploads, pageups, pagedowns, memorizando senhas e logins e daí para a molecagem não precisou de muita coisa.

Ufa! Quanta baboseira para dizer as coisas mais simples do mundo: não tem censura na lista da UFBA nem na da APUB; o Prof. Isolpi não é autor do texto maledicente a meu respeito; idem para o petardo que recebi da outra diretoria (outra?) – na verdade, ninguém escreveu nada, a não ser o Saci; cada texto barrado pelo moderador, tem a “moderação” exclusiva do moleque safado; até as letras trocadas e os conceitos truncados não podem ser atribuídos a ninguém senão ao pestinha digital.

Ufa, a justiça foi feita, ainda a tempo, ao colendo professor! De qualquer forma, podemos dizer que temos algo em comum: ambos pagamos mico para o maldito Saci… Há quem diga, entretanto, que esse do Prof. Isolpi foi um verdadeiro King Kong.

Bem, pessoalmente, eu discordo. Mico é mico. Mas é uma questão de ponto de vista. É o que penso, SMJ (salvo melhor juízo).

Só espero não ser taxada de autoritário por isso.

CAPÍTULO XI – A LUTA CONTINUA, COMPANHEIRO!

Foi-se o verão. O dia já ensaia, sanguinolento, o seu primeiro alumiar. Ainda com roupa de dormir e mal-acordado, ponho-me a cismar. Cá com o meu velcro (meu pijama não tem botões), fico propenso a levantar outra lebre: não seria o infame do Sacia o magnífico autor do projeto infalível da Univelsidade Noiva, inspilando-se no conhecido pelsonagem de Maulício de Souza?  Sei não… Essa infalibilidade!… Até porque, da APUB para o Palácio da Reitoria é quase a distância de um tapa. Sem falar na possibilidade de o safado ter escavado um túnel entre aqueles… sítios geográficos. Ou seria, quem sabe, um backbone entre os dois pontos virtuais, construído por ele mesmo, com os restos de fibra ótica esquecidos pelos campi? De tanto bisbilhotar, know-how é o que não lhe falta.

Assim ou assado, não é novidade se ele trouxer mais problemas para o combativo presidente da APUB. Ainda ontem conferi uma mensagem aflita de um professor, postada na debates-l@listas.ufba.br. Parece que o biltre já aplicou um golpe baixo no seu contracheque (abro aspas):

“ATENÇÃO!!! Golpe no Contracheque.

 Até o contracheque de janeiro 2009, nós recebíamos GAE e GTMS (Bruto: R$5.403,62). No contracheque de fevereiro o Governo trocou GAE e GTMS  por RT e GEMAS (Bruto: 4.531,56). No meu caso, Prof. José Roque Mota Carvalho, perdi com a troca R$872,05 (Bruto). O suposto aumento em vencimento básico e anuênio teve pouca valia, ou seja, não estamos sabendo negociar com o Governo. Sugestão: na próxima negociação colocar a ASSUFBA no lugar da APUB. Os servidores técnicos-administrativos estão levando todas, só perdem em números de festas. vem aí: APUB-páscoa; APUB-Corpus Christi; APUB-Santo Antônio; APUB-São João, etc., etc.

Prof. José Roque Mota Carvalho
dqoiqufba. sex 6/3/2009 15:23″
(fecho aspas).

Agora sou todo dúvidas. Seria mesmo Prof. Roque o autor do texto acima, ou o Saci já está rondando também pelas bandas do Instituto de Química? Coisa de louco. Vou avisar ao Prof. Dirceu para não descuidar com a segurança da sua unidade. Nunca se sabe o que o pilantra pode aprontar…

E pelo visto a sacizada não vai parar por aí. Se por um lado, o ilustre Prof. Isolpi recita, com todas as letras (mas sem os números), odes sobre os feitos e conquistas do sindicato chapa-branca (se é que ele faz isso mesmo), por outro, a manchete do Jornal A Tarde deixa os trabalhadores do Estado brasileiro, incluindo-se os docentes das IFES, com uma pulga atrás do hollerith, depois de uma declaração do presidente Lula:

 “Crise pode adiar reajuste do funcionalismo”.

Será que aí também tem o dedo do pilantra? Nesse andar da aeronave, o presidente Israel vai ter que pedir ajuda aos mísseis do país homônimo para se livrar dos traques do traquino do Saci. Traquinagem é com ele mesmo.

Ô pestinha traquinas!

Anúncios

132 Respostas to “• Israel lança míssil e erra o alvo”

  1. O Saci é o Saci! « Blog do Saci-Pererê Says:

    […] Israel Pinheiro, colendo presidente da APUB, chegou até sugerir um surto de esquizofrenia (confira AQUI) deste que vos […]

  2. Spanish John Says:

    hiya

    great forum lots of lovely people just what i need

    hopefully this is just what im looking for looks like i have a lot to read.

  3. sonneandgone Says:

    Fantastic blog I enjoyed reading your info

  4. Anitra Bundette Says:

    The most difficult thing is to find a blog with unique and fresh content but i think you offer something different. Bravo.

  5. nail fungus treatment Says:

    I’m impressed, I have to say. Actually hardly ever do I encounter a weblog that’s both educative and entertaining, and let me tell you, you could have hit the nail on the head. Your thought is excellent; the problem is something that not enough people are talking intelligently about. I’m very pleased that I stumbled throughout this in my search for something regarding this.

  6. osaciperere Says:

    Coincidentemente, este post é o campeão em receber mensagens em inglês. Quase nehuma deixo passar, pois não sei o que os autores pretendem. Umas são exageradamente elogiosas, outras chegam anunciando algum produto. Dessa vez encontrei três delas com e-mails diferentes, mas com o mesmo IP (Internet Protocol), ou seja, o número da “carteira de identidade” da máquina que a enviou. Pensei como o humorista da TV: por que não divulgá-lo? Por que divulgá-lo! E aí, “divulguei-lo-o”: 173.234.248.211

    O detalhe é que o espaço de tempo entre uma e outra não é muito pequeno: Enviado em 10/02/2011 à 1:51 am – Enviado em 10/02/2011 às 2:46 am – Enviado em 10/02/2011 às 5:18 am

    Pelo visto, ficaram a madrucada toda tentando um contato comigo.

    A dúvida: Isso é bom ou é ruim?

    Hum! Parece que tenho que reforçar meus backup!…

    ——————-

    wedigporn.com/
    Bocek@gmail.com

    173.234.248.211

    Enviado em 10/02/2011 às 5:18 am
    Oh my goodness! a tremendous article dude. Thank you However I am experiencing issue with ur rss . Don’t know why Unable to subscribe to it. Is there anybody getting identical rss downside? Anyone who is aware of kindly respond. Thnkx

    ————————

    snake game
    Enviado em 10/02/2011 às 2:46 am
    onlinesnakegame.com/
    Waas@gmail.com

    173.234.248.211
    ————————

    barbie games
    coolflashgames.org/
    Efurd@gmail.com
    Enviado em 10/02/2011 às 1:51 am

    173.234.248.211
    Would you be inquisitive about exchanging hyperlinks?

  7. Cecília de Paula Says:

    Então o Saci tá internacional! Penso eu que possa ser responsabiliade do míssil que foi lançado. Quem sabe ele foi visto nas alturas…
    Ou do proprio Israel, quem sabe…
    Mas, o melhor mesmo, são os nomes, ou codnomes , da serpente e da Barbie… O veneno e a doçura, o que há de pior e de melhor na façanha da vida ocidental…
    Ainda bem que o Israel errou o alvo e o Saci publicou a matéria…

  8. osaciperere Says:

    Angold escreveu:
    —————-

    Porn
    wedigporn.com/
    Angold@gmail.com
    173.234.226.189
    Enviado em 10/02/2011 às 1:37 pm

    It’s hard to search out knowledgeable individuals on this subject, however you sound like you already know what you’re talking about! Thanks

  9. poker Says:

    Oh my goodness! a tremendous article dude. Thanks However I am experiencing concern with ur rss . Don’t know why Unable to subscribe to it. Is there anyone getting similar rss drawback? Anybody who is aware of kindly respond. Thnkx

  10. Poker Says:

    It’s laborious to seek out educated individuals on this topic, but you sound like you know what you’re speaking about! Thanks

  11. Immigration Solicitors Says:

    I appreciate, cause I found just what I was looking for. You’ve ended my 4 day long hunt! God Bless you man. Have a great day. Bye

    —————–
    Immigration Solicitors
    thoughts.com/immigrationsolicitorsinessex/immigra…
    Rueter301@gmail.co.uk
    64.120.45.213

  12. Alveo Says:

    I just book marked your blog on Digg and StumbleUpon.I enjoy reading your commentaries.

    ——————–

    Alveo
    alveo.gallery.net.pl/
    Alsip50@gmail.com
    173.234.47.158

  13. Forex C. I. Says:

    Your blog is so informative keep up the good work!!!!. What made you think about such a topic. Its funny I am not the only one that feels that way about it. Keep it up! Amazing A lot more Additional.

    ————
    Vanderkooi@gmail.com
    108.62.162.35

  14. sterownik Y17DT Says:

    I’m impressed, I need to say. Actually rarely do I encounter a weblog that’s both educative and entertaining, and let me let you know, you’ve hit the nail on the head. Your idea is excellent; the issue is something that not enough persons are speaking intelligently about. I am very completely satisfied that I stumbled across this in my search for one thing referring to this.

    ———————
    8287Umanzor@yahoo.com
    173.234.159.153

  15. Rhonda Kjellsen Says:

    Hey there! I know this is kind of off topic but I was wondering which blog platform are you using for this website? I’m getting fed up of WordPress because I’ve had issues with hackers and I’m looking at alternatives for another platform. I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

    ——————–
    Rhonda Kjellsen
    Goosen196@gmail.com
    108.62.163.204

  16. Boyce Bailer Says:

    I’d need to verify with you here. Which isn’t one thing I often do! I take pleasure in studying a submit that can make folks think. Also, thanks for permitting me to remark!

    —————————
    Boyce Bailer
    Much763@gmail.com
    108.62.163.204

  17. Cecil Contreas Says:

    Does your site have a contact page? I’m having problems locating it but, I’d like to send you an email. I’ve got some creative ideas for your blog you might be interested in hearing. Either way, great site and I look forward to seeing it improve over time.

    ————-
    il Contreas
    Aamodt440@gmail.com
    108.62.163.204

  18. Tawanda Castille Says:

    I wanted to mention your blog is very good. I perpetually like to hear anything new regarding this because I actually have the similar blog in my Country on this subject thus this help´s me a lot. I did a pursuit on the matter and observed a glorious style of blogs however nothing like this.Thanks for sharing most within your blog.

    ———————-
    Tawanda Castille
    Horbert11@gmail.com
    108.62.163.204

  19. Jackie Skalka Says:

    I’m impressed, I have to say. Actually rarely do I encounter a weblog that’s both educative and entertaining, and let me tell you, you may have hit the nail on the head. Your idea is excellent; the difficulty is something that not sufficient persons are talking intelligently about. I am very joyful that I stumbled across this in my search for something referring to this.

    ———————–
    Jackie Skalka
    Pahmeier722@gmail.com
    108.62.163.204

  20. video poker gratuit Says:

    Thank you for the great tip, showing maturity in your response. I thought I would leave my first comment Enjoymy casino blogs (baccarra, poker, roulette, jackpot)

    ——————

    video poker gratuit
    Brawley@gmail.com
    173.234.89.249

  21. Lesli Green Says:

    I’m really loving the theme/design of your site. Do you ever run into any browser compatibility issues? A small number of my blog readers have complained about my site not working correctly in Explorer but looks great in Opera. Do you have any ideas to help fix this issue?
    ——————–
    Lesli Green
    Fujimura808@gmail.com
    108.62.163.204

  22. Karty Kredytowe Says:

    I just book marked your blog on Digg and StumbleUpon.I enjoy reading your commentaries.
    —————–
    Karty Kredytowe
    Hinderliter140@gmail.com
    69.147.248.55

  23. Sean Nabor Says:

    Hello! thank you for the superb blog. stay the best!

    ——————–

    Sean Nabor
    Hoste188@gmail.com
    108.62.163.204

  24. Stacy Luoto Says:

    Hmm it looks like your website ate my first comment (it was extremely long) so I guess I’ll just sum it up what I had written and say, I’m thoroughly enjoying your blog. I too am an aspiring blog blogger but I’m still new to everything. Do you have any tips and hints for beginner blog writers? I’d really appreciate it.

    ——————–
    Stacy Luoto
    grKhuu453@gmail.com
    108.62.163.204

  25. Collene Stasulis Says:

    This really answered my drawback, thank you!

    ——————–
    Collene Stasulis
    Lugg82@gmail.com
    108.62.163.204

  26. Dean Sanchirico Says:

    There are some fascinating time limits in this article but I don’t know if I see all of them middle to heart. There is some validity however I will take hold opinion until I look into it further. Good article , thanks and we would like extra! Added to FeedBurner as effectively

    ——————–
    Dean Sanchirico
    Szatkowski451@gmail.com
    108.62.163.204

  27. Dwain Giraldo Says:

    A well written post, I simply given this onto a colleague who was doing somewhat analysis on that. And he in truth purchased me breakfast as a result of I discovered it for him .. therefore let me reword that: Thankx for the treat! however yeah Thnx for spending the time to talk concerning this, I feel strongly regarding it and enjoy reading additional on this subject. If doable, as you become expertise, would you mind updating your blog with additional info? it is very helpful on behalf of me. two thumb up for this blog!

    ——————–
    Dwain Giraldo
    Finister52@gmail.com
    64.120.40.91

  28. Tia Garlett Says:

    Have you ever thought about adding a little bit more than just your articles? I mean, what you say is important and all. Nevertheless think of if you added some great images or video clips to give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with images and video clips, this site could definitely be one of the best in its field. Awesome blog!
    ——————–
    Tia Garlett
    Krzewinski676@gmail.com
    108.62.163.205

  29. Rodzaje Karmy Dla Psow Says:

    I would like to thnkx for the efforts you have put in writing this web site. I’m hoping the same high-grade website post from you in the upcoming as well. Actually your creative writing abilities has inspired me to get my own blog now. Really the blogging is spreading its wings quickly. Your write up is a great example of it.

    ——————–
    Rodzaje Karmy Dla Psow
    alino@hotmail.com
    187.72.224.193

  30. Joselyn Suganuma Says:

    Thank you for another fantastic blog. Where else may one get that kind of information written in such an ideal way? I actually have a presentation that i am presently performing on, and that i have been probing for such information instead.

    ———————
    Joselyn Suganuma
    Mccomsey655@gmail.com
    108.62.163.204

  31. Alveo Akuna Says:

    Very Interesting Information! Thank You For Thi Blog!

    ——————–
    Alveo Akuna
    Minish233@gmail.com
    173.208.70.174

  32. Danna Mokbel Says:

    Wonderful blog! Do you have any tips for aspiring writers? I’m planning to start my own website soon but I’m a little lost on everything. Would you propose starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many choices out there that I’m completely confused .. Any suggestions? Appreciate it!

    ——————–
    Danna Mokbel
    Slackman260@gmail.com
    108.62.161.253

  33. Desmond Boissonneault Says:

    I randomly browse blogs on the web, and that i discover your article to be terribly informational. I have already bookmark it on my browser, so as that I can view your blog publish another time later. Additionally, i’m wondering whether or not or not your weblog is open for link exchange, as i actually wish to trade links with you. I don’t normally do that, but I hope that we’ll have a mutual hyperlink exchange. Let me know and have a perfect day!
    ——————–
    Desmond Boissonneault
    Uhlig848@gmail.com
    108.62.163.204

  34. Marion Balley Says:

    I seriously enjoy what you post right here. Extremely insightful and intelligent. One concern though. I’m running Firefox with Debian and parts of your current page layout pieces are a little wonky. I realize it’s not a normal set up. But it’s something to hold in the mind. I wish that it will probably help and keep the finest quality writing.

    ——————–
    Marion Balley
    Capdeville4729@yahoo.com
    108.62.225.89

  35. Wczasy Says:

    I just book marked your blog on Digg and StumbleUpon.I enjoy reading your commentaries.

    ——————–
    Wczasy
    Burditt473@gmail.com
    173.208.70.174

  36. Ryan Peppers Says:

    loved ur blog keep up the good work!

    ——————–
    Ryan Peppers
    aaaa.com/
    190.1.137.130

  37. Chas Mayes Says:

    I was wondering if you ever considered changing the structure of your blog? Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having 1 or 2 images. Maybe you could space it out better?

    ——————–
    Chas Mayes
    Rivara964@gmail.com
    108.62.163.204

  38. Dallas Van Says:

    Hey! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would be ok. I’m absolutely enjoying your blog and look forward to new posts.

    ——————–

    Dallas Van
    Holecek899@gmail.com
    108.62.163.204

  39. Keeley Ziak Says:

    Hmm is anyone else having problems with the images on this blog loading? I’m trying to find out if its a problem on my end or if it’s the blog. Any suggestions would be greatly appreciated.

    ——————–

    Keeley Ziak
    Karnes73@gmail.com
    108.62.163.204

  40. sterownik abs gsm Says:

    Hmm it seems like your site ate my first comment (it was extremely long) so I guess I’ll just sum it up what I submitted and say, I’m thoroughly enjoying your blog. I too am an aspiring blog writer but I’m still new to the whole thing. Do you have any helpful hints for inexperienced blog writers? I’d certainly appreciate it.

    ———————-

    sterownik abs gsm
    Inscho700@gmail.com
    108.62.152.206

  41. Whitney Afton Says:

    I just book marked your blog on Digg and StumbleUpon.I enjoy reading your commentaries.

    ——————–
    Whitney Afton
    Plourde19@gmail.com
    69.147.248.55

  42. Diety Says:

    I just book marked your blog on Digg and StumbleUpon.I enjoy reading your commentaries.
    ——————–

    Diety
    Konieczny99@gmail.com
    173.208.70.174

  43. Kelley Doolan Says:

    Wow that was unusual. I just wrote an very long comment but after I clicked submit my comment didn’t show up. Grrrr… well I’m not writing all that over again. Anyways, just wanted to say great blog!

    ——————–
    Kelley Doolan
    Vanisouvong553@gmail.com
    108.62.163.204

  44. Han Khoo Says:

    I just actually enjoy what we should submit right here. Rather new not to mention wise. A single concern though. I’m running Firefox with the help of Debian not to mention components with the existing structure products would be a bit wonky. I just know it’s not really usual developed. But it’s an issue towards hold in the mind. I just wish that going barefoot will probably guidance not to mention keep the finest good penning.

    ——————–
    Han Khoo
    Tachauer224@hotmail.com
    108.62.226.80

  45. Lizabeth Slomer Says:

    Hello! thank you for the great writing vogue. Keep it up!

    ——————–

    Lizabeth Slomer
    Kum431@gmail.com
    108.62.163.204

  46. an Says:

    With reference to the other hand, this level of detail need not be pretty easily used in the yellow bing sites. Really the other than spot whilst be in possession of a total legend of a cell phone unknown caller is by with a remarkable swap mobile phone lookup company.

    ——————–

    an
    108.62.212.113

  47. classic car auction Says:

    I just sent this post to a bunch of my friends as I agree with most of what you’re saying here and the way you’ve presented it is awesome.

    ——————–

    classic car auction
    Yellen299@gmail.com
    69.147.248.55

  48. Jason Ziska Says:

    Perfect web page, honestly post.

    ——————–

    Weissert331@gmail.com
    64.250.109.157

  49. Shirely Turley Says:

    I have learn some excellent stuff here. Certainly value bookmarking for revisiting. I wonder how much attempt you set to make this kind of wonderful informative site.

    ——————–
    Mitten8188@yahoo.com
    69.162.160.195

  50. Bethanie Holdsworth Says:

    You made some first rate points there. I appeared on the internet for the issue and located most people will go together with with your website.

    ——————–
    Bethanie Holdsworth
    Barrick102@gmail.com
    64.250.109.157

  51. pozycjonowanie stron internetowych Says:

    Relatively decent put up. We really located your current web page along with needed for you to express that will We have extremely loved checking your current web log along with threads. However I’ll always be checking your current supply along with My spouse and i desire for you to read through your current web log yet again.

    ——————–

    pozycjonowanie stron internetowych
    Dunckel1174@hotmail.com
    173.234.133.173

  52. bielizna Says:

    Quite great article. I actually basically became aware of ones blog site in addition to desired to help say of which I’ve really liked studying ones webpage in addition to posts. Nonetheless I’ll possibly be following ones give in addition to When i wish to help browse ones webpage once again.

    ——————–

    Racer1550@hotmail.com
    173.234.133.173

  53. Vicky Gadomski Says:

    Hello! many thanks for the fantastic blog. keep the best!

    ——————–
    Golie38@gmail.com
    188.164.5.144

  54. Kenton Delpozo Says:

    After proofread a couple of of the blogposts upon your internet place today, as a consequence i truly equivalent your magnificence of blogging. i bookmarked it toward my favorites scenario roll as a result determination be checking support soon. pls check my internet situate since hollow and permit me understand your thought.

    ——————–

    Kenton Delpozo
    Noller20@gmail.com
    205.204.71.131

  55. Trevor Unterreiner Says:

    Just curious, what wordpress theme are you using as it looks cool?

    ——————–

    Trevor Unterreiner
    Thielemann945@gmail.com
    188.164.13.32

  56. Loan Livigni Says:

    Hi there, It’s posts like this that keep me coming back and checking this site regularly, thanks for the info! Best wishes, Loan Livigni

    ——————–

    Loan Livigni
    Torigian@gmail.com
    174.140.167.84

  57. Leandra Corping Says:

    Advantageously, the article is really the greatest on this notable topic. I slot in along with your conclusions and can thirstily expect to your upcoming updates. simply saying thanks will not just be adequate, for the tremendous lucidity in your writing. i will instantly grab your rss feed to remain abreast of any updates. Gratifying work and far success in your business efforts!

    ——————–

    Leandra Corping
    Callender13@gmail.com
    205.204.71.131

  58. best coffee makers Says:

    Great blog! Do you have any suggestions for aspiring writers? I’m planning to start my own site soon but I’m a little lost on everything. Would you recommend starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many choices out there that I’m totally confused .. Any recommendations? Cheers!

    ——————–

    best coffee makers
    Valdiviezo@gmail.com
    173.234.133.99

  59. Maxwell Kiah Says:

    Howdy! Do you know if they make any plugins to protect against hackers? I’m kinda paranoid about losing everything I’ve worked hard on. Any suggestions?

    ——————–

    Maxwell Kiah
    Stenger661@gmail.com
    188.164.12.98

  60. Merle Roden Says:

    First off I want to say wonderful blog! I had a quick question that I’d like to ask if you do not mind. I was interested to find out how you center yourself and clear your mind prior to writing. I’ve had a hard time clearing my mind in getting my thoughts out there. I truly do take pleasure in writing however it just seems like the first 10 to 15 minutes are generally lost simply just trying to figure out how to begin. Any ideas or hints? Appreciate it!

    ——————–

    Merle Roden
    Mcneme716@gmail.com
    188.164.13.32

  61. Bethanie Hashmi Says:

    This is the suitable blog for anybody who desires to search out out about this topic. You understand a lot its virtually exhausting to argue with you (not that I actually would want…HaHa). You positively put a new spin on a topic thats been written about for years. Nice stuff, just great!

    ——————–

    thanie Hashmi
    Demoranville719@gmail.com
    188.164.13.32

  62. Instructions to Build a Windmill Says:

    With the gift of listening comes the gift of healing

    ———————–

    Instructions to Build a Windmill
    Optowider@ymail.com
    89.78.179.244

  63. regeneracja sterowników Y17DT Says:

    Hey! This is my first visit to your blog! We are a collection of volunteers and starting a new project in a community in the same niche. Your blog provided us useful information to work on. You have done a outstanding job!
    ————————————

    Kafel602@gmail.com
    109.230.220.215

  64. portable generators Says:

    Hello there not to mention salut my best various other tumblr, i needs to point out I really like this web site, I’ve truly A person about machines with respect to home and office.

    ——————

    Sapardanis@yahoo.co.uk
    173.234.49.101

  65. talalay latex Says:

    Hi, my name is Thomas Jepsen, I’m 19 and studying B.S. in Digital Communications and Media at New York University. I came by your blog and found it to be really interesting.I must confess – I came by your blog hoping to get a link back from your site to my own. I have set up a website in order to pay my tuition fees. It’s about talalay latex along with other things such as wool mattresses, cot mattresses etc. If you would be so kind and accept this comment, it would really make my day. You can visit my website at […] If you need to contact me, you can do so through facebook […] or in an email to thomas.jepsen@buytalalaylatex.com. I hope we can come to some agreement. Have a good day. Best regards, Thomas.

    ——————–

    talalay latex
    thomas.jepsen@buytalalaylatex.com
    108.62.40.182

  66. gaz obezwładniający Says:

    Pretty good post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have really enjoyed reading your blog and posts. Anyway I’ll be subscribing your feed and I hope to read your blog again.

    ——————–

    gaz obezwładniający
    Sou3837@hotmail.com

  67. Karine Vorwaller Says:

    Wonderful blog! I found it while browsing on Yahoo News. Do you have any suggestions on how to get listed in Yahoo News? I’ve been trying for a while but I never seem to get there! Thank you

    ——————–

    Karine Vorwaller
    9843Ok@gmail.com
    173.234.238.99

  68. Karen Ahner Says:

    Hmm. I see precisely what you mean. Hey, would you happen to have an RSS feed? Im trying to subscribe so I can get updates. Let me know.

    ——————–

    Karen Ahner
    Robert.S.Bishop@google.com
    184.82.196.249

  69. Kasey Apolo Says:

    Lovely just what I was looking for. Thanks to the author for taking his clock time on this one.

    ——————–

    Kasey Apolo
    Hlavka8805@gmail.com
    108.62.181.67

  70. kissy kissy gowns Says:

    Today, while I was at work, my sister stole my iPad and tested to see if it can survive a 30 foot drop, just so she can be a youtube sensation. My iPad is now broken and she has 83 views. I know this is completely off topic but I had to share it with someone!

    ——————–

    kissy kissy gowns
    Morasca189@gmail.com
    173.234.211.123

  71. free sample wedding invitations Says:

    Awesome Post. I add this Blog to my bookmarks.

    ——————–

    free sample wedding invitations
    read-write-here.com/Art/379686/185/Test-Wedding-I…
    173.234.210.145

  72. eqsnbdqt Says:

    npowohbaphee

    ——————–

    eqsnbdqt
    mnucpl@xklggx.com
    79.171.10.12

  73. gazy pieprzowe Says:

    Quite good article. I basically stumbled upon your webpage and desired to mention that I have definitely liked studying your blog and blogposts. Anyway I’ll be following your feed and I hope to read your blog again.

    ——————–

    gazy pieprzowe
    Bruss1121@theaustralian.com
    173.234.166.202

  74. save my marriage Says:

    Good – I should definitely pronounce, impressed with your site.I had no trouble navigating through all the tabs as well as related info ended up being truly easy to do to access.I recently found what I hoped for before you know it at all.Quite unusual.Is likely to appreciate it for those who add forums or something, web site theme .a tones way for your customer to communicate.Nice task

    ——————–

    save my marriage
    Hogle@gmail.com
    173.208.46.223

  75. gaz pieprzowy Says:

    Relatively fine put up. I actually really came across ones own weblog and even needed to help you express which will I’ve extremely loved checking ones own web site and even threads. Anyhow I’ll end up checking ones own rss feed and even As i expect to help you examine ones own web site all over again.

    ——————–

    gaz pieprzowy
    Reigle3164@theaustralian.com
    173.234.11.211

  76. bezdech Says:

    Extremely good content. I basically stumbled upon an individual’s webpage together with desired that will express the fact that I have extremely liked looking through an individual’s blog site together with threads. Anyway I’ll get following an individual’s provide for together with That i intend that will read an individual’s blog site for a second time.

    ——————–

    bezdech
    porozmawiaj.com.pl/bezdech
    173.208.19.184

  77. Ima Why Says:

    Dead composed content, Really enjoyed looking at.

    ——————–

    Ima Why
    Martorello6506@gmail.com
    108.62.17.27

  78. Lynn Bien Says:

    Wow that was odd. I just wrote an incredibly long comment but after I clicked submit my comment didn’t appear. Grrrr… well I’m not writing all that over again. Anyways, just wanted to say great blog!

    ————————

    Lynn Bien
    9442Gattis@gmail.com
    173.0.60.13

  79. Serena Mcbean Says:

    This actually answered my problem, thank you!

    ———————-

    Serena Mcbean
    200.148.135.11

  80. Luther Jappa Says:

    It’s like your story study my thoughts! You seem to learn much on this, as if you had written the book inside as well. It looks like that you may do with many fakes drive an automobile the content home a tiny bit, and yet besides that, this is often wonderful webpage. An excellent read through. Ill unquestionably return

    ——————–

    Luther Jappa
    Cosselman16107@gmail.com
    173.0.61.117

  81. 3644904 Says:

    3644904 beers on the wall.

    ———————-

    3644904
    3644904@3644904.com
    108.62.17.3

  82. hydrangea pruning Says:

    Thank you for the good writeup. It in truth was a entertainment account it. Glance advanced to far introduced agreeable from you! However, how can we keep in touch?

    ——————–

    hydrangea pruning
    thehobohb@aol.com
    173.234.122.80

  83. mmorts Says:

    I am glad you wrote this great article and shared it here. You made great and poignant points that I can agree with and understand. I will certainly do a link to

    https://osaciperere.wordpress.com/%E2%99%A6%E2%99%A6%E2%99%A6-2-%E2%99%A6%E2%99%A6%E2%99%A6/o-saci-cia/israel-lanca-missil-e-erra-o-alvo/

    on my site.

    ——————–

    mmorts
    Eberl402@gmail.com
    108.62.57.218

  84. Chantell Callanan Says:

    Incredible! Your blog has a bunch viewers. How did you get all of these people to see your blog I’m very jealous! I’m still studying all about article writing on the web. I’m going to look around on your blog to get a better idea how to achieve success. Thanks for the help!

    ————————-

    Chantell Callanan
    Viles25@gmail.com
    111.100.156.169

  85. fhgTPa Says:

    TrtErki

    —-
    fhgTPa
    forsjd@lgitlt.com
    91.214.45.52

  86. elementy kute Says:

    Interesting information, I will be recommending

    ——————–

    elementy kute
    expo13@wp.pl
    188.165.244.133

  87. gazy pieprzowe Says:

    It’s an important pity you actually don’t have a very good donate link! I’d most likely donate to this spectacular web site! As i presume at this point i’ll be happy with book-marking and even placing ones own Rss feed to help you a Google and yahoo credit account. As i start looking forwards to help you innovative posts and will eventually publish it website through a Facebook . com group: )

    ——————–
    gazy pieprzowe
    Olkowski9285@theaustralian.com
    173.234.11.211

  88. Nia Dreps Says:

    I do like the way you have framed this particular problem plus it really does present me a lot of fodder for consideration. On the other hand, coming from what I have personally seen, I only wish when the actual feedback pile on that individuals keep on issue and don’t start upon a tirade involving some other news of the day. Still, thank you for this exceptional piece and while I do not necessarily concur with the idea in totality, I regard the viewpoint.
    ——————————–
    Nia Dreps
    Surls2780@gmail.com
    173.0.60.13

  89. Corrina Sebestyen Says:

    Nice post. I understand some thing tougher on various blogs everyday.

    ——————————–
    Corrina Sebestyen
    Breehl@ymail.com
    108.62.58.249

  90. bielizna Says:

    It’s a new pity you actually don’t have a very give money switch! I’d surely give money for this superb web page! My spouse and i suppose that at this point i’ll be satisfied with book-marking along with placing your current Feed for you to our Yahoo and google bill. My spouse and i search forth for you to unique changes all of which will show this specific web log using our Zynga team: )

    ——————–

    bielizna
    Corter7995@theaustralian.com
    64.120.117.159

  91. online strategy games Says:

    I have done extensive research on this subject, and agree completely with the way this was written. I only wish I had the eloquence to put it into quality writing. I will certainly do a link to https://osaciperere.wordpress.com/%E2%99%A6%E2%99%A6%E2%99%A6-2-%E2%99%A6%E2%99%A6%E2%99%A6/o-saci-cia/israel-lanca-missil-e-erra-o-alvo/ on my site.

    ——————-

    online strategy games
    Oddo@hotmail.com
    108.62.41.28

  92. Pablo Galey Says:

    I’m curious to find out what blog platform you happen to be utilizing? I’m having some minor security problems with my latest blog and I would like to find something more safeguarded. Do you have any suggestions?

    ———-

    Pablo Galey
    Farina23869@gmail.com
    173.0.54.254

  93. www.Allegro.pl Says:

    Can I just say what a aid to search out somebody who really knows what theyre talking about on the internet. You positively know how one can convey an issue to light and make it important. Extra folks need to learn this and perceive this aspect of the story. I cant consider youre no more fashionable since you undoubtedly have the gift.

    ———-

    alegroaukcje@aol.com
    173.234.210.32

  94. Rolf Stouffer Says:

    Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wanted to say that I’ve really enjoyed browsing your blog posts. In any case I will be subscribing to your rss feed and I hope you write again very soon!

    ———-

    Rolf Stouffer
    208.177.72.208

  95. webcamgirl worden Says:

    My brother recommended I might like this website. He was totally right. This post actually made my day. You can not imagine simply how much time I had spent for this info! Thanks!

    ———-

    Guimares@gmail.com
    212.187.118.217

  96. podejmę pracę Says:

    It’s a fabulous pity you actually don’t enjoy a donate link! I’d most likely donate to this exceptional site! Document presume in the meantime i’ll are satisfied with book-marking and additionally putting any Rss feed to make sure you great Google and bing membership. Document check forwards to make sure you new posts all of which publish this approach site by means of great Youtube group: )

    ———–

    podejmę pracę
    Arjona5602@theaustralian.com
    173.234.159.165

  97. Santos Duprat Says:

    Howdy! This post could not be written any better! Reading through this post reminds me of my good old room mate! He always kept chatting about this. I will forward this write-up to him. Fairly certain he will have a good read. Thank you for sharing!

    ———–

    Santos Duprat
    208.115.206.123

  98. bielizna Says:

    It’s any shame you don’t use a give money press button! I’d definitely give money for this unpaid webpage! My partner and i think at the moment i’ll be satisfied bookmarking and also using the Feed to be able to my own Yahoo consideration. My partner and i seem ahead to be able to innovative messages and definately will promote this kind of blog page together with my own Fb team: )

    ———-

    bielizna
    Sherry8753@theaustralian.com
    173.208.50.232

  99. Essential oil diffuser Says:

    Your place is normally valueble in my opinion. I am grateful!¡­

    ———-

    Essential oil diffuser
    rongqiutech.com
    Hiscox@yahoo.com
    64.120.34.11

  100. Myrna Gries Says:

    Hello my family member! I want to say that this post is amazing, great written and come with almost all significant infos. I would like to see more posts like this.

    ———-
    Myrna Gries
    Flournoy9365@yahoo.com
    201.245.110.138

  101. elementy kute Says:

    Very interesting article.
    ———-

    elementy kute
    czyszczenie-zbiron532@gmail.com
    173.234.48.29

  102. elementy kute Says:

    Useful information. There are many similar blogs but tutja I found what I was looking for. Thank you.

    ———-

    elementy kute
    zbiron53y2@gmail.com
    173.208.94.57

  103. Andrew Pelt Says:

    Hey there, You have done a great job. I’ll certainly digg it and personally recommend to my friends. I’m confident they’ll be benefited from this website.

    ———-

    Andrew Pelt
    Laborin1@gmail.com
    23.19.34.206

  104. elementy kute Says:

    Interesting conversation on the blog:) And I see that the blog was recognized

    ———-

    elementy kute
    czyszczenie-zbiron532@gmail.com
    173.208.94.57

  105. liposukcja Says:

    It’s a fabulous pity you actually don’t enjoy a donate switch! I’d most likely donate to this exceptional blog! Document suppose that right now i’ll settle for book-marking and additionally attaching any Rss feed to make sure you great Google and bing membership. Document check forth to make sure you new posts all of which show this approach site by means of great Youtube group: )

  106. laryngologia Says:

    It’s the pity you actually don’t possess a donate switch! I’d most likely donate to this superior site! We suppose that for now i’ll are satisfied with book-marking as well as adding your own Rss feed in order to my personal Search engines accounts. We appear forth in order to recent posts and can show this particular web page along with my personal Myspace group: )

    ———-
    laryngologia

    Yerty2339@theaustralian.com
    173.234.133.165

  107. Valorie Beal Says:

    I have been reading out many of your stories and it’s pretty good stuff. I will surely bookmark your site.

    ———-

    Valorie Beal
    83172Cerda@hotmail.com
    204.45.44.7

  108. seo writer Says:

    Good day! I know this is kinda off topic but I was wondering which blog platform are you using for this site? I’m getting fed up of WordPress because I’ve had problems with hackers and I’m looking at options for another platform. I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

    ———-

    seo writer
    Strout1517@gmail.com
    94.63.63.10

  109. Vince Sugai Says:

    “”I commonly see unexceptional views on the subject but yours it’s written in a pretty unusual fashion””

    ———-

    Vince Sugai
    Reuschel@gmail.com
    204.45.44.21

  110. wholesale Basil Essential Oil Says:

    Awesome document! I¡¯ll rss fix nowadays wth the little feedreader software application!¡­

    ———-

    Fragale@yahoo.com
    108.62.58.238

  111. fukts video Says:

    I’ve been wanting to start my own blog for sometime, like you. Do you have any advice on how to get setup (hosting, domains, blogging software etc?)

    🙂

    ———-

    fukts video
    Longs39@gmail.com
    173.208.41.173

  112. wholesale Ginger Essential Oil Says:

    I undoubtedly did not know that. Learnt some thing new today! Thanks for that.

    ———-

    Hanshaw@yahoo.com
    108.62.40.68

  113. Christena Bathe Says:

    I have to express my appreciation to this writer just for bailing me out of this type of issue. Just after scouting throughout the internet and seeing concepts which are not pleasant, I assumed my life was over. Living without the presence of answers to the problems you’ve solved by means of this guideline is a serious case, as well as the kind which might have badly damaged my career if I had not noticed the blog. That ability and kindness in playing with all the things was valuable. I don’t know what I would’ve done if I had not encountered such a step like this. I can also at this time look forward to my future. Thanks a lot very much for your reliable and sensible help. I won’t hesitate to endorse your web blog to anyone who should have guidelines about this issue.

    ———-

    Christena Bathe
    26599Licursi@hotmail.com
    94.60.177.177

  114. elementy kute Says:

    On your blog, I found what I was looking for. Thank you and invite on my page.

    ———-

    elementy kute
    czyszczenie-zbironrs32@gmail.com
    173.208.94.57

  115. Chamomile Essential Oil wholesalers Says:

    What a great story. I am trully glad. Keep writing amigo

    ———-

    Passeri@yahoo.com
    108.62.58.153

  116. Attorney in Phoenix Says:

    Thanks for another informative website. Where else may just I am getting that kind of info written in such an ideal means? I have a project that I’m just now running on, and I have been at the look out for such info.

    ———————–

    Attorney in Phoenix
    emory-hupe746@hotmail.com
    173.0.48.149

  117. free laptop Says:

    Wow, I’m impressed by the caliber of attentiveness on the website. There is a load of amazing resources here. I know I will check out this site again.

    ———————–

    free laptop
    Catinuyella12@gmail.com
    50.131.152.133

  118. 247 plumber fullerton Says:

    Outstanding info once again. Thanks a lot;)

    ———–

    247 plumber fullerton
    108.62.147.196

  119. Hermina Bagen Says:

    Interesting and really rattling true. Bookmarked.

    ——————-

    Hermina Bagen
    Devor@gmail.com
    173.208.44.248

  120. here Says:

    Your blog titled “Israel lança mí­ssil e erra o alvo Blog do Saci-Pererê” has put an end to my search. Thanks for good presentation of the matter.

    ———————-

    here
    Trojahn@gmail.com
    173.208.125.147

  121. garmin nuvi 255w Says:

    I agree with your • Israel lança míssil e erra o alvo Blog do Saci-Pererê, fantastic post.

    ———-

    garmin nuvi 255w
    108.62.162.182

  122. invest liberty reserve Says:

    I agree with your • Israel lança míssil e erra o alvo Blog do Saci-Pererê, good post.

    ——————————-

    Nash3698@yahoo.co.uk
    108.62.224.76

  123. elementy kute Says:

    Thank you for useful information. Waiting for new posts.

    ———————
    elementy kute
    exhibition-234@gmail.com
    173.234.52.21

  124. elementy kute Says:

    Thank you for useful information. Waiting for new posts.

  125. getting the ex back Says:

    Magnificent website. Plenty of helpful info here. I’m sending it to some friends ans additionally sharing in delicious. And of course, thanks on your effort!

    ——————-

    getting the ex back
    Urquidi56932@hotmail.com
    94.63.4.202

  126. Stop A Panic Attack Before It Happens Says:

    Definitely believe that which you stated. Your favorite justification seemed to be on the web the easiest thing to be aware of. I say to you, I definitely get annoyed while people consider worries that they just don’t know about. You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without having side effect , people could take a signal. Will likely be back to get more. Thanks

    Stop A Panic Attack Before It Happens
    Dangel44@rocketmail.com
    119.246.40.5

  127. Christopher Says:

    This is the cool and awesome read. The blog is written in such a way that it’s so easily readable and understand. I AM a fan of your web site. Many thanks for sharing this information.
    ——————–
    Christopher
    baseball@gmail.com
    117.2.63.204

  128. free miami ink tattoo designs Says:

    some genuinely wonderful content on this web site , regards for contribution.

    —————–

    Dela28032@gmail.com
    114.127.246.100

  129. Lydia Says:

    Excellent web site. Lots of helpful information here. I’m sending it to a few pals ans additionally sharing in delicious. And naturally, thank you on your sweat!

    ———————————

    Lydia
    Parco5@gmail.com
    94.63.0.220

  130. american poker 2 novoline Says:

    I was suggested this web site by my cousin. I am not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my difficulty. You’re wonderful! Thanks!

    ——————

    Ciminera30402@gmail.com
    93.182.147.37

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: