– Eleições UFBA: O Debate nas Polêmicas

Disputa cerrada para reitor e vice da UFBA, na concepção do meu amigo Saci: faixas afixadas na FACED, parecendo até as campanhas presidenciais norte-americanas... (Clique na foto para ampliá-la).

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

Eu havia me esquecido totalmente do “Debate com os Candidatos”, que o Prof. Nelson Pretto e seus alunos da disciplina Polêmicas Contemporâneas haviam oganizado para acontecer na FACED. Simplesmente, apaguei. Dormi feito uma pedra, mas do quarto, às vezes, ouvia vozes ilustres que me eram familiares, com se estivessem na minha própria sala, me honrando com suas respeitáveis presenças. Não sei o por quê disso, mas quando se está sonolento, não é possível raciocinar absolutamente nada.

Só agora, às 04:30 da manhã, já em pé,  consigo entender o ocorrido. O pestinha do meu amigo Saci conseguiu, de onde moro, sentado na minha cadeira giratória, na maior mordomia, ouvir o Debate pela Rádio FACED. E o pior: como o meu e-mail estava aberto, enviou perguntas para os candidatos, através do Prof. Nelson Pretto, como se fosse eu.

De quebra, me deixou uma pesquisa que fizera, sem explicitar a metodologia adotada, sobre o resultado das eleições para reitor e vice da UFBA, com a recomendação de eu publicar o resultado da mesma no seu blog. Uma maluquice, diga-se de passagem:

1º lugarCHAPA 4, com 69% dos votos válidos
2º lugar CHAPA 1, com 16% dos votos válidos
3º lugarCHAPA 2, com 14% dos votos válidos
4º lugar CHAPA 3, com 1% dos votos válidos

Para que não diga que estou seguindo a cartilha da diretoria da APUB, censurando indevidamente as mensagens, resolvi publicar o que ele me deixou, ainda que sem entender bulhufas de nada.

Para me deixar mais confuso, o meu amigo endiabrado ainda fez um breve comentário sobre a atuação de cada candidato no Debate:

Profa. Dora Rosa (CHAPA 3) – considerou as nossas perguntas importantes e disse que não seguirá todos os passos do atual reitor. Apenas alguns. Garantiu que, se eleita, não exercerá a censura. A resposta que deu sobre a desvinculação da APUB do ANDES-SN não ficou clara.

Prof. Roberto Paulo (CHAPA 2) – disse, em outras palavras, que manterá o que for positivo na gestão atual (Por acaso, o Reuni e a Uninova são positivos?). Posicionou-se contra a censura das listas e outras formas de censura. Afirmou ter votado pela permanência da APUB ao ANDES-SN. Mostrou-se inseguro, pois ponderou, logo após, que não sabe se votou certo (Numa guerra ou na vida, a insegurança pode trazer sérios transtornos…).

Prof. Anísio Teixeira (CHAPA 1) – citou João Augusto e Whiteread mais uma vez, reafirmou que a censura é uma calça velha azul e desbotada e pediu para se reservar ao direito de não reconhecer que a água é transparente. Se eleito reitor, será o melhor cordelista que a Bahia já deu e quiçá o Brasil!!!

***

Sinceramente, leitor(a), fiquei baratinado. Principalmente depois de ter confrontado os resultados da pesquisa do Saci com  os números que um professor do Paraná me enviou por e-mail:

[…] Sofia, a minha fiel siamesa, depois de ler os e-mails sobre as eleições na UFBA, arriscou um palpite: Naomara (sic) – 34%, outro 1 – 33%, outro 2 – 33%. Ganha a Naomara (sic).

***

Bom, a essa altura da partida, o certo é votar no dia 4 ou 5 de maio próximo e esperar a bagaceira.

E que a sorte nos proteja!…

SAIBA MAIS SOBRE:
www.polemicas.ufba.br
www.radio.faced.ufba.br

Anúncios

4 Respostas to “– Eleições UFBA: O Debate nas Polêmicas”

  1. Menandro Ramos Says:

    As perguntas enviadas, por e-mail, ao Prof. Nelson Pretto, para repassá-las aos candidatos foram:

    ——————–

    Aos Ilustríssimos Candidatos:

    CHAPA 1 – OUSAR COM OS PÉS NO CHÃO
    João Augusto Rocha e Ademário Spínola
    CHAPA 2 – UFBA: MUDAR E AVANÇAR
    Roberto Paulo e Modesto Jacobino
    CHAPA 3 – CONSOLIDAR E INOVAR
    Dora Leal Rosa e Luiz Rogério

    Após dificuldades pessoais para participar, dos debates já realizados com os candidatos a reitor e vice, nas eleições da UFBA, e temendo a impossibilidade de participar de outros futuros, venho a público indagar aos ilustres pleiteantes:

    1) Caso sejam eleitos – reitor e vice -, seguirão as trilhas da atual administração central da UFBA, ou investirão na abertura de caminhos próprios?

    2) O que pensa cada candidato sobre a censura de listas de discussão, a exemplo do que vem ocorrendo com a lista “apubdebates-l”, da APUB, que sistematicamente vem “moderando” as mensagens de algum teor mais crítico à administração atual do Sindicato dos Professores Universitários da Bahia, bem como críticas à atrual administração da UFBA e ao governo do presidente Lula?

    3) O que pensam os candidatos sobre a saída da APUB do ANDES-SN?

  2. Cecília de Paula Says:

    Olá Menandro,

    Fiquei aqui pensando, depois de ouvir o final do debate pela rádio FAED (valeu Nelson, Valeu Sérgio!!!…), pois temos muitos bichanos para enfrentar e a juba do Leão já se aproxima…

    E então, fiquei pensando quais seriam as respostas do Saci… Será que teremos ele também no próximo debate anunciado? Gostaria de ouvir também o candidato da chapa 4. Não só para garantir o direito a expressão de todos, mas também por necessidade política. Quanto ao debate de ontem, infelizmente ouvi somente o final e fiquei perplexa com uma resposta…

    Assim, resolvi partilhar a perplexidade, quase um paradoxo:
    Como assim, caro candidato da chapa 1? A censura já terminou? Na época remota da didatura militar???? Ou o bloqueio, se formos pensar em outras formas de linguagem, para dizer a mesma coisa.

    O que estamos vivendo na APUB e, quiçá na UFBA, em pleno século XXI, principalmente na nossa seção sindical, que deveria ser uma seção sindical autônoma e democrática, não existe? É apenas um delírio????

    E a carta de intenções do atual presidente da APUB decretando normas para utilização da pagina, ou, em bom portugues, decretando a censura com todas as letras e com todo o espírito dos idos anos 1968, instituindo a censura e formas de repressão e silenciamento dos sindicalizados em uma lista de debates, usando e abusando da censura, é mera imaginação????

    Ora, ora, carambola!!!!

    Eu, preocupada com o Leão de lá comecei a ficar preocupada com certos Leopardos de cá… Ai, ai…

    Também fiquei na dúvida quanto à resposta da candidata, embora a dica de fortalecer nosso sindicato tenha me remetido a nossa luta pelo ANDES-SN. Se for, melhor. Mas vale sim, maiores esclarecimentos.

    Resta esperar o próximo debate não so para ouvir o pleito dos candidatos, tirar as dúvidas que permaneceram, além, é claro, de poder ouvir o candidato da chapa 4…
    Estou ansiosa!
    Bj

  3. Menandro Ramos Says:

    Oi Cecília,

    Tentei, há pouco, falar com o Saci sobre a possibilidade de ouvi-lo. Ele me olhou com expressão de peixe morto, e se mandou pelos céus do Vale dos Barris, não sem antes deixar a sala empesteada com uma baforada fedorenta do seu maldito pito.

    Se eu o conheço bem, o finório está querendo resolver alguma pendência. Ele é de matutar horas e horas e depois agir, ou mesmo o contrário: agir, por instinto, e depois refletir… sobre a besteira que fez! Mas sempre está refletindo sobre sua prática anterior, para tirar algum substrato reflexivo que o norteie numa ação futura. Tudo isso compõe o que eu chamo de “práxis sacizesca”…

    Refletindo o porquê de ele não me ter respondido sobre a possibilidade de ouvi-lo apresentar sua “plataforma de campanha”, concluo agora que talvez tenha sido por achar que a faixa que providenciou já sintetiza bem o que pensa sobre como deve ser a Universidade Pública: autônoma e democrática. A autonomia implica em caminhar pelas próprias pernas, ainda que financiada pelo Estado. Mas implica também em reconhecer que é financiada pelos recursos públicos, ou de toda população e, por isso mesmo, tem responsabilidades sociais. A mesma autonomia aponta para a necessidade de rechaçar sempre e com vigor as investidas do capital financeiro – daqui ou de além mar – disposto, permanentemente, a introduzir no seu seio um administrador colonial ou capatazes para definhá-la ou cooptá-la, emoldurando suas frontes (ou outras partes do corpo) intere$$eiras com suntuosas coroas de louro… E por aí vai.

    Se não fosse minha aula, logo mais, que me exige algumas providências, poderia discorrer longamente sobre os desdobramentos dos conceitos “autonomia” e “democracia” que o meu amigo Saci elegeu para marcar sua posição em favor da Universidade Pública…

    Fica para uma próxima oportunidade a continuação desse papo, mas espie a síntese gráfica que ele traça para um reitor bacana e antenado com esferas outras além da universidade, que certamente reflete um pouco a sua visão de mundo. Clique AQUI para vê-la.

    Bj.

  4. Menandro Ramos Says:

    Um erro imperdoável: onde se lê Prof. Anísio Teixeira, leia-se João Augusto Rocha, candidato da Chapa 1, para reitor da UFBA.

    Feita a correção, uma mera indagação, sem maiores consequências e segundas intenções. O estúpido erro teria a sua gênese no fato de o candidato citar sobejamente o memorável educational designer caetitense – se assim posso nomeá-lo -, ou pela influência midiática do filme sobre a vida caridosa do mediúnico Chico Xavier, que avoca o tema sobre vidas passadas para as ecléticas rodas de conversa e escrita?

    Como não podia deixar de ser, ao tecer tais considerações, e lembrar do horror de cópias não autorizadas que são comercializados por preços módicos na Piedade e adjacências, o pândego escrachado de gorro vermelho e pito foi logo metendo sua colher:

    – Chefia! Tive pensando… Se é possívle mesmo alguém que já morreu se comunicar com um vivo, não seria então…

    – Pode parar, Saci! Pode parar! – cortei-o implacavelmente como o presidente da APUB costuma fazer com os textos dos seus críticos – por hora, já chega de me desculpar pelas suas peraltices. Deus é mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: