– O financiamento da campanha para reitor

.

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

Ainda bem que no Brasil não tem dessas coisas. Só em pensar na CIA, FBI, KGB, KKK, Máfia, Cosa Nostra, Bratva, Yakuza, ou nomes do naipe, me arrepio todo.

O gringo que me contou o que socializo agora,  – a rogo do meu amigo de gorro vermelho e cachimbo -, logo, logo estará me chamando de louco, mas eu não conto o nome dele nem sob tortura. Espero que nunca me façam uma maldade dessa, se o principal, que é a data, eu não estou citando…

O causo verídico, aconteceu em Ghotam City – apesar de verdadeiro – ,  há muitas e muitas luas, em plena campanha para reitor e vice na Big University de outrora.

Dan Brown havia parado o seu veículo próximo das colunas da Big House. A poucos passos dali, ele comprava, sempre que podia,  deliciosa popcorner para seu caçulinha baby blond.

Do seu veículo estacionado, mesmo no lusco-fusco, ainda divisou a esguia e misteriosa figura  de rosto equino, que se esgueirava para os subterrâneos do palácio mafnificente. Os pesados volumes que carregava  nos braços sugeriam material de campanha. E não deu outra: era o que se supunha mesmo.

Como soubera? Ah! É para isso que serve a capacidade humana de inferir e de juntar as peças…

***

Já serenados os ânimos da campanha, e empossado o Magnífico, meses depois, na suntuosa fachada do Carnegie Hall, não muito distante do palácio magnificente, lá estava exposto, no grande painel,  o fruto da sensível parceria. O outrora corpo estranhao da Big University agora era seu parceiro de fé e de cifras.

A piedosa máxima franciscana sofrera uma astuciosa e mundana atualização, ainda que mantendo sua configuração inicial básica:

– É dando que se recebe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: