• O Saci supera Pelé

 

Prof. Menandro Ramos
FACED/UFBA

Antes que o leitor imagine o trêfego Saci também batendo um bolão, vamos esclarecer o título. É que hoje, nove de abril, portanto, faltando um dia para um mês, desde o seu lançamento “oficial”, o Blog do Saci-Pererê já passa da marca de mil visitas.

Gaiato como ele é, hoje me chegou batendo os dois dedos no peito, como se fosse um timbaleiro e, no deboche, foi logo cantarolando uma musiquinha infame:

– Superei Pelé, ie-ie-ié, o super-rei Pelé, ie-ie-ié, mas não dei no pé!

Diante do meu ar incrédulo, foi logo para o computador e me mostrou os dados estatísticos do blog. De fato, vi com os meus próprios olhos a confirmação do que ele havia dito. De fato, fazia sentido o que dizia, pois o craque Edson Arantes do Nascimento fizera a rede balançar apenas mil vezes, pelo menos oficialmente. Levando em conta que dificilmente ele jogava pelada com rede, em Três Corações, sua cidade natal, então, o moleque estava correto. Havia superado a marca do Rei. E na rede também, ainda que virtual… Afinal, tudo é net!

Fiz um ar meio indiferente para não botar muita pilha no moleque, mas no fundo estava estupefato. É de invocar esse negócio de internet. Uma loucura. Em que situação teríamos esse mesmo número no suporte papel, ou no impresso tradicional? Inevitavelmente, pensei nos cinco ou dez leitores que o Brás Cubas de Machado de Assis havia vaticinado ter acesso às suas memórias póstumas e errara feio… Coisa de doido mesmo!

Para ele não ficar muito convencido ou metido, e para ser justo também, tratei de dividir  – merecidamente – o mérito com os outros autores.

– Também pudera – ponderei – o texto do Prof. Altino sobre a bandeira política que vem orientando os trabalhadores organizados está muito concorrido, sem falar na reflexão que o Prof. Francisco Santana faz sobre a Universidade Nova. Há pouco minutos mesmo, li um texto, recentemente publicado, mas que ele o escreveu em dezembro de 2006, intitulado “Provincianismo aculturado”. É como se o tivesse escrito hoje!

O pândego parece que não ficou nem um pouquinho enciumado. Pelo contrário. Com um sorriso que ia de orelha a orelha, rodopiou e deu um grito estridente e cadenciado, como que a imitar o Pica-Pau, personagem de desenho animado exibido durante décadas pelas TVs do mundo…

Para que não conhece ainda os referidos textos, eis abaixo os endereços dos mesmos.

O texto do Prof. Altino sobre a bandeira dos trabalhadores:

https://osaciperere.wordpress.com/autores-diversos/neopeleguismo-na-apub-ba-altino-bonfim/

O texto do Prof. Francisco Santana sobre a Universidade Nova:

https://osaciperere.wordpress.com/autores-diversos/a-roupa-nova-do-rei-thor/

E mais o texto desse mesmo autor, intitulado “Provincianismo aculturado”:

https://osaciperere.wordpress.com/autores-diversos/provincianismo-aculturado-francisco-santana/

Pena que o traquinas não dá bola para comemorar aniversário. Para ele tanto faz 30 dias como vinte e nove ou trinta e um; da mesma forma que trezentos e sessenta e cinco dias ou trezentos e sessenta e quatro…

– Fazer o que?

Ainda assim eu assovio baixinho:

Parabéns pra você,
Nesta data querida,
Muitas felicidades,
Muitos anos de vida.

 

 

 

Viva o Saci! Vivaaaa!!!

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: