• Paciência com a censura

 

 

 

 

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

 

Prezad@ Colega
Está acontecendo a eleição para a escolha da nova diretoria da Apub, biênio 2008-2010. Hoje é o segundo e último dia de votação. Faça uma forcinha e vote. É importante a sua participação.

Pessoalmente estou apoiando a CHAPA 2. É a chapa da resistência, que se coloca contra o sindicato chapa branca e em favor do ANDES-SN. A CHAPA 2  defende com unhas e dentes a Universidade Pública.

O pensamento neoliberal tem avançado a passos largos. Seus frutos, os monstrengos da Universidade Nova e do Reuni estão em plena sintonia com o neopelego Proifes. Ou o contrário… O Proifes Sindicato é que segue a reboque, cuja data de criação é, salvo engano, 6 de setembro, um passo atrás da data da nossa Independência política… Sintomático, não?

O espírito festivo da atual Apub indicia o quanto nosso sindicato perdeu a combatividade.

Não podemos permitir que os projetos pessoais de alguns dirigentes ponham a pique o esforço dos trabalhadores que lutam por uma sociedade justa e com oportunidades para todos. Essa luta será mais árdua com a Universidade Pública debilitada e indiferente.

Há meses tenho meus textos censurados pelo moderador da apub-l, sob as mais pueris desculpas e alegações: que fugi do tema, que o documento ficou desconfigurado etc. Não ligo. Tenho outros canais … Vi queixas indignadas da colega Maria Inês Marque, Francisco Santana, entre outros, que sofreram na pele a tesourada infame. Mas sou paciente. A cada corte, aproveito para renovar a denúncia e fazer o registro para as gerações vindouras. É triste constatar o retrocesso pelo qual passamos, mas é fato.

Recentemente tive um texto brecado. As interrogações desconfiguradas ocuparam o lugar dos hífens. Que culpa tive? Pois bem, recebi uma zelosa mensagem me comunicando o que já eu sabia, e me pedindo para enviar outro texto. Ora, levando em consideração que a publicação não é imediata, se eu fosse malicioso, poderia até imaginar uma manobra para retardar a publicação do referido texto, exatamente para após o resultado da eleição… Prefiro não acreditar nisso. Seria torpe demais! Ainda assim, faço o registro do o corrido.

(Por descarrego de consciência, ao lado de outros endereços, envio também esta mensagem para a lista da Apub. Rogando ao moderador, data venia, o relaxamento dos truncamentos gráficos e ortográficos).

Sindicato é pra lutar!

Um abraço,

Menandro Ramos

————————
OBS.: Tive que assumir sozinho a presente mensagem. O maldito saci, cá não apareceu. Logo hoje que eu precisava tanto dele…

É demais pra mim! Paciência com o saci, paciência com a censura… ARG!!!

Publicado originalmente em 27/11/2008

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: