– “SPC” coloca a APUB na parede

.

Para o Saci, a carta que a Prof. Celi Taffarel, da FACED/UFBA encaminhou à diretoria da APUB coloca a entidade sindical na parede, pois, no verão passado (e nas outras estações), ela só cuidou de folguedos. A Sra. Professora Cobrando (SPC), conforme brinca, não faz outra coisa senão exigir os seus direitos de associada. Se a APUB irá responder publicamente às cobranças, são outros quinhentos, porquanto a entidade, nos últimos anos, se especializou em bancar o poste, em fingir que não é com ela quando inquirida criticamente pelos associados. Quem viver, rirá, quanto à elegância da resposta, segundo o Saci.

Confira a carta:

Carta aberta à APUB

Profa. Celi Taffarel
FACED/UFBA

Venho pela presente solicitar, o mais rápido possível, RESPOSTAS, por escrito, aos meus encaminhamentos do ano passado (2011), inclusive deliberados em Assembleia e, RESPOSTAS a novas indagações.

1. DEBATE SOBRE O HAITI. Campanha Haiti. Quero saber o que a direção da APUB fez em relação a deliberação da Assembleia da APUB, de realizar um debate, para avançarmos agora, para constituir um COMITE NA UFBA. BASTA DE MINUSTAH. Soberania ao Haiti. Retirada Imediata das tropas Brasileira. Nosso objetivo é realizar manifestações locais e participar das manifestações nacionais. DEFENDER O HAITI É DEFENDER NÓS MESMOS. Deliberação de Assembleia que não foi cumprida.

2. DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO. Apoio aos professores em Greve. Defesa do Piso Nacional. Pelos 10% do PIB para educação. Deliberação de Assembleia que não foi cumprida.

INDAGAÇÕES NOVAS

3. CAMPANHA SALARIAL UNIFICADA DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS (SPF´S): Marcha a Brasília dia 28 de março. Quais as atividades previstas para a mobilização da Campanha no interior da UFBA realizadas pela APUB? “Compromisso é para ser cumprido” é nossa palavra de ordem frente alerdeza do Governo Dilma em cumprir compromissos assumidos. Quais as articulações com a CUT que apóia a Marcha dos Servidores Públicos Federais a Brasília dia 28 de março a Brasília? Como está sendo conduzida a pauta com as REIVINDICAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS: Contra reformas que retire direitos; Política Salarial Permanente com reposição inflacionária; valorização do salário base e, incorporação das gratificações; Retirada de PLP´s, MP,s e decretos contrários aos interesses dos servidores públicos federais. Cumprimento por parte do governo de acordos e protocolos de intenções firmados. Paridade entre ativos, aposentados e pensionistas. Definição da data base como 1º de maio. Combater as mesas de Negociação/Enrolação Permanente, Rejeição do PL da Previdência Complementar. Estender a lei 12/227, que deu aumento para cinco categorias para todos os servidores. Exigir cumprimento de acordos, honrando acordo de aumento em três parcelas – 2012, 2013, 2014.

4. CONGRESSO DA CUT: Gostaria de saber da situação da APUB frente a CUT, principalmente em relação ao Congresso da CUT. Tenho teses, quero apresentá-las e defende-las na base do meu sindicato. Tenho reivindicações que gostaria de defender nacionalmente com os demais trabalhadores.

5. CAMPANHAS DO CNTE: Em defesa da Educação pública. Qual é a participação da APUB na mobilização nacional dos professores. O que foi que a APUB realizou nos dias 14, 15 e 16 de março, considerados dias nacionais de luta pela Educação?

Por fim, mas não menos importantes, solicito respostas aos seguintes pleitos:

6. RENOVAÇÃO DA ASSINATURA DE UM JORNAL DA IMPRENSA OPERÁRIA – O Jornal da Corrente O Trabalho. Sem resposta.

7. COMPRA DE EXEMPLAR DA REVISTA A VERDADE. Revista Teórica da IV Internacional. Sem resposta.

Como professora filiada a APUB, militante cultural, exijo da direção do Sindicato RESPOSTAS as indagações acima expostas e, principalmente que se cumpram deliberações de Assembleia.

 

4 Respostas to “– “SPC” coloca a APUB na parede”

  1. altino Says:

    bien!!
    a CELI, como sempre, clara e transparente, renova a pergunta que não quer calar: SINDICATO É PRA QUE?
    Energia nova na luta para termos um sindicato de professores na UFBA!!
    VIVAAAAAAAAAAAAAAAA!!
    altino

  2. altino Says:

    Ah!
    E como não temos sindicato sabemos das coisas pela imprensa.
    Leram a reportagem “SUCATEAMENTO DAS UNIDADES DA UFBA PREJUDICA O ENSINO”. Tá na pg A4 de A TARDE de sábado, dia 17/3.
    E depois desta matéria e da outra deste mes? Ficam todos calados e tudo como dantes?
    abraços,
    altino

  3. José Tavares-Neto Says:

    Prezada Profa. Celi,

    Se receber as respostas da APUB, peço divulgação das mesmas; todavia, não tenho esperança em razão dos antecedentes do ex-sindicato. Enquanto isso, ou até a próxima efeméride organizada pela APUB, continuaremos sem notícia sobre o aumento do nosso salário-base e ou dos seus penduricalhos.

    Saudações acadêmicas bicentenárias,

    J. Tavares-Neto
    FMB-UFBA

  4. osaciperere Says:

    Né mole não, ‘fessores!

    Em outros tempos, o silêncio deliberado da APUB seria motivo para o impeachment da sua diiretoria. Em tempos de desregulamentação e fastio democrático, entretanto, tudo vai sendo carnavalizado: do site da agremiação festiva ao espaço da UFBA transformado em “Camarote”.

    Como escreveu Jorge Amado, homenageado nas festas momescas pela APUB, Ásperos Tempos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: