 A Neverland da APUB

 

Cláudio Lira (FACED/UFBA)

Sou contra a compra da casa. Considero um desvio das funções e ou atribuições de um sindicato que se quer sindicato. Além de considerar uma afronta, um acinte a categoria.

A impressão que dá é que na UFBA tudo, absolutamente tudo vai as mil maravilhas. Não há, portanto, nenhuma necessidade que justifique utilizar o dinheiro do filiado em questões, digamos, mais ligadas ao universo sindical (vejam que eu não estou nem falando de luta), como por exemplo a organização de um seminário de peso sobre a crise atual, ou sobre os rumos da esquerda, ou sobre representação sindical em fim temas que no seio de um bom evento ajudem a ampliar a consciência política do filiado. Utilizar o dinheiro do filiado para, por exemplo investir pesado no processo de escolha dos representantes por unidade e de encontros regulares destes alimentando de informações a Direção e o conjunto da categoria. Quem sabe uma biblioteca sindical? Não nada disso é necessário… as coisas na UFBA estão TODAS as mil maravilhas. Logo, uma casa de praia com quatro quartos a beira da praia para descansos regulares e umas festinhas maneiras (churrasquinho e pagode – ou quem sabe um arroxa de primeira) são uma boa pedida… já que agente não luta mesmo, né? Melhor descansar.

Talvez com o dinheirinho que sobrar pudéssemos pensar em colocar umas mesas de dominó e baralho lá na sede e, ali no terraço fazer um campo de bocha? Se sobrar um pouco pra uns oito frigobar e um som pancadão agente possa até pensar numas happy hour e umas festinhas daqueles que só quem tá com a vida ganha sabe dá e só quem não nada a reclamar sabe curtir.

Nossa, fico tinindo de alegria ao ver tamanha sintonia com a realidade.  Se tão reclamando que os 4 quartos são insuficientes para a categoria, basta dizer que lá – na casa de praia – vai ter mais gente que  nas assembléias, pois como diz a diretoria: “assembléia não é missa!” e, ao fim e ao cabo, se depois de tudo ainda ser feliz, fica o consolo de que servirá como espaço para a diretoria descansar um pouco, após uma estafante jornada em defesa da categoria com esta agenda tão assoberbada tratando de questões mais gerais (a crise, a política sindical, a questão da universidade depois que o Haddad disse sobre o fim do dinheiro do REUNI, Haiti, Honduras e o pré-sal), questões mais locais (assassinato de dirigentes sindicais, o pré-sal, a falta de mais de 50 mil professores no estado, a questão da carreira e dos salários) e questões mais internas (estatuinte – eu falei estatuinte? – orçamento, segurança, representação de docentes que não ouve os docentes e mesmo assim se posiciona e vota nas reuniões – eita essa tem que ser discutida na casa de praia, lá sim encontraremos uma solução! – eleição para reitor – será que vai ter demanda dos docentes? ou com está tudo as mil maravilhas, tanto faz?) nossa só de pensar dá uma canseira imagina quem tá lá, no front, na batalha, organizando e dirigindo. Sim, ainda tem o saci, a cuca, o curupira e o boitatá que são problemas, também concretos a preocupar a direção sindical…

Fica aqui a sugestão de um concurso para dar um nome ao lugar que seja posto no portão de entrada. Algo sugestivo e que represente a relação da direção com seus filiados tipo neverland, Liliput, ou outros mais adequados.

Anúncios

2 Respostas to “ A Neverland da APUB”

  1. Maslowa Freitas Says:

    Oi, Mena e Cláudio!

    Voces são uns primores para críticas politicamente consubstanciadas e irônicamente divertidas, ao mesmo tempo. Parabéns!

    Saudações,

    Maslowa

  2. ledalucia da rocha silva-Educação do campo Says:

    “o que grito nos liberta o que calo nos tortura.” Fantastico Claudio Lira sua postura,não dá pra ficar em cima do muro,o anúncio a denucia ,infelismente são atos para poucos,cada vez mais raro pessoas eticas e comprometidas com a camisa que veste,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: