 Alegorias e aleivosias – Marco Tomasoni

Prezados e prezadas,


É sempre muito estranho, é sempre bom estranhar, quando a fala vem no sentido de aparar. Aparar arestas e reprimir idéias.

Muitas “verdades” são ditadas em longos Page down´s, nelas tenta-se desqualificar as pessoas em nome de uma simetria ética, que diz aceitar a assimetria política. Realmente é cansativo ver o rumo desta prosa sem verso algum.

Penso que achincalhar os colegas cujas idéias não condizem com o pensamento único hoje em voga na universidade, não é rumo certo, pois cai no mesmo maniqueísmo que supostamente se querem suprimir.

Um sistema de qualificação verdadeiramente inclusivo deve olhar para os pilares que geram as distorções que todos queremos combater, concordamos que devemos aprender com os erros e deles erguermos novas ações, mas não podemos virar as costas aos graves problemas estruturais da educação brasileira, que não serão corrigidos com a inserção pelo alto, mas essa conversa já rendeu muito, e é murro em ponta de faca.

O grau de entropia atingido pela economia mundial (não somente ela) mostra que o almejado movimento perpétuo de acumulação e crescimento não é possível. Não é possível, por uma infinidade de motivos de ordem concreta. Assim como na área econômica, a inflexão necessária na educação, requer essencialmente medidas estruturantes de base e quem conhece minimamente o andar do ensino médio e fundamental (por dentro) sabe que as estatísticas não refletem a realidade (a entropia tambem atua aqui).

A alegoria do Saci, assim como outras críticas que são feitas neste espaço de debates, não podem ser tratadas com respostas que desqualificam os indivíduos. Se não se tem inteligência emocional o suficiente para estar em determinados cargos, é melhor sair deles.

Quem quiser coloque o chapéu.
Att. Marco Antonio Tomasoni
Dept° Geografia-IGEO – UFBA

Publicado em: apubdebates-l@listas.ufba.br
Enviada em:
quinta-feira, 12 de março de 2009 17:37h
Autor: tomasoni@ufba.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: