12/05/11 – Manifesto dos técnicos do SIBI/UFBA

REITORA ELEITA DEMOCRATICAMENTE DESRESPEITA VONTADE DA COMUNIDADE DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFBA

 

 

Nós, Técnico-administrativos lotados no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia – SIBI/UFBA, manifestamos publicamente o nosso veemente repúdio à maneira pouco respeitosa com a qual fomos tratados pela Administração Central dessa Universidade, que simplesmente resolveu ignorar a consulta realizada pelo nosso segmento, realizada no dia 18 de novembro de 2010, nomeando a professora Marilene Lôbo Abreu Barbosa, do Instituto de Ciência da Informação – ICI, para assumir o cargo de Superintendente do SIBI/UFBA. O resultado da consulta foi comunicado pessoalmente à Magnífica Reitora, Professora Dora Leal Rosa em audiência concedida a uma comissão formada por bibliotecárias do SIBI/UFBA. Durante a audiência, a referida Comissão levou à Reitora o nome da candidata mais votada, a bibliotecária  Sueli Sacramento Montenegro, que obteve 79 votos de um total de 113 votos computados, entre bibliotecários e demais técnico-administrativos votantes, de forma paritária. Na oportunidade, nosso segmento solicitou à Reitora que considerasse a vontade manifestada pela categoria através da consulta na nomeação do novo Superintendente, mas nos foi solicitado que aguardássemos. Contudo, a resposta nunca foi dada e agora fomos surpreendidos por essa nomeação que não corresponde aos anseios do nosso segmento, pois a consulta que realizamos foi pautada no modelo de escolha da gestão anterior e no próprio método que propiciou a condução da Professora Dora Leal Rosa ao cargo de Reitora dessa Universidade, sabendo que apesar não ser esse um instrumento oficial para a escolha dos nossos dirigentes, já se constitui em uma tradição democrática na instituição, que vem sendo respeitada pelo Governo Federal, no caso da escolha do Reitor e pela própria Administração Central da UFBA, para a escolha de dirigentes de Unidades e do próprio Sistema de Bibliotecas, cuja indicação foi acatada na gestão anterior pelo então Reitor, Professor Naomar Almeida Filho.

Nossa posição, portanto, é de indignação diante da atitude desrespeitosa e antidemocrática assumida por quem foi conduzida ao cargo de Reitora através de um processo coerente com as tradições democráticas da instituição e tendo sido apoiada por várias categorias, entre elas a dos Bibliotecários, que acreditaram nos compromissos firmados durante a campanha.  Isso significa um retrocesso na história da nossa Universidade e, a despeito de outros Órgãos, onde as nomeações foram baseadas nas consultas, fica a pergunta: por que com o SIBI está sendo diferente?

Salvador, 12 de maio de 2011.

Anúncios

Uma resposta to “12/05/11 – Manifesto dos técnicos do SIBI/UFBA”

  1. Menandro Ramos Says:

    Recebi por e-mail:

    —————————-

    Caro Prof. Menandro,

    Estou encaminhando em anexo uma nota de repúdio feita pelos bibliotecários contra a reitora, por seu descompromisso com nossa categoria, uma vez que, ainda em campanha, ela havia nos assegurado que respeitaria a indicação de um bibliotecário escolhido via sufrágio democrático para a direção do Sistema de Bibliotecas. Além disso, a Assufba se recusa a veicular a nota, mostrando, assim como a APUB recentemente, todo o seu peleguismo e subserviência para com a administração central da Ufba. Espero que sirva para fomentar as saudáveis peraltices do nosso Saci.

    Saudações,

    Bibliotecário – UFBA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: