 Um Bom Começo – Israel Pinheiro

 

JORNAL ESPECIAL DA APUB, Um Bom Começo 

 

Prof. Israel de Oliveira Pinheiro, Presidente da APUB

 

O Prof. Cláudio Lira em o “Jornal da APUB, um mal começo”, nesta lista põe por terra todo o esforço feito pela APUB para encaminhar um bom roteiro para o debate que prepara o plebiscito da entidade para 16 e 17 deste mes. 

Fala do Texto do presidente do Proifes, mas não fala que ele responde a outro texto do prof. Nelson Dagoberto da Universidade Federal de Sergipe, um andino de quatro costados. O texto do prof. Gil não foi “encomendado”. Estavam os dois na rede. O de Gil é maior do que o de Dagoberto. Podia ser o contrário. O que importa aqui é o debate de idéias por dois lídimos representantes dos dois lados da contenda. Daí o prof. Lira descamba pelos desvãos da má política, fazendo comparações inadequadas. Colocar Andes e Proifes na vala comum do autoritarismo e de outros defeitos do mal sindicalismo é dizer que a trajetória de ambos é igual. E isto, em sã consciência, sabemos que não é. Vê o professor planos malévolos nos proifianos, pelo fato de 10 dos 15 artigos do jornal especial pertencerem às nossas hostes. Vá se queixar aos seus confrades da Andes que não apareceram com mais artigos. Adiamos duas vezes o prazo  de entrega, já por cuidadosa e agora vã precaução. Não vamos fazer um congresso de professores para resolver o assunto porque esta não é uma demanda dos nossos filiados. O plebiscito, uma vez aprovado em Assembléia (04/09/08), encaminhamos devidamente. E sabemos do apreço que tem o professor da FACED e seus correligionários da oposição pelo cumprimento das decisões de Assembléias. 

Com este mesmo espírito, o prof. Menandro vai desancar o prof. Gil Vicente, Presidente do Proifes, chamando-o maldosamente, de Bill, só porque o professor junto a outros e alunos que na UFSCAR desenvolvem o projeto “elaboração de ferramentas que possibilitem a realização de estudos para a reestruturação dos cargos e carreiras no serviço público federal”. Todo e qualquer professor na UFSCAR e podem participar deste projeto, desde que se habilite para o cargo. O professor Gil Vicente não pode, pelo visto. 

 Se o fizer é maracutaia. Há aqui um deslocamento da política para o moral, para o moralismo, que é o recurso maniqueísta do bem e do mal. E à ademais confirmação de alguma coisa que valha a pena só há vencidos. Não há vencedores. Não há projeto de nenhuma natureza visto aqui. É como se diz no popular: “deste mato não sai coelhos”.

Anúncios

Uma resposta to “ Um Bom Começo – Israel Pinheiro”

  1. Menandro Ramos Says:

    O Prof. Gil Vicente pode, Sr. Presidente!

    Ele pode tudo. Tanto pode que está com a corda toda. O Sr. concorda?

    Entretanto, se ele deve assumir o que está assumindo é que são outros quinhentos.

    Nos últimos tempos, Professor, ouvi que algumas pessoas também acham muito natural que os parlamentares levem esposas, filhos, sogras, papagaios para conhecerem esse mundão de meu Deus. E tudo com o dinheiro público. Só faltam dizer, alfineta o Saci:

    – Tem tanta coisa bela para ver por aí, que é até um pecado não prevaricar…

    Mas há muitos, felizmente, que ainda acham que o decoro e a ética precisam ser regados e cultivados permanentemente em qualquer país do mundo, independente de ter ou não legislação disciplinadora. Principalmente quando se está à frente de certos cargos. Nobless oblige, dizia-se nos tempos da nobreza. Quando as questões ligadas à Res Pública passam a assumir o centro das atenções, certamente, outros limites começam a ser erigidos, para que a respeitabilidade da República possa se consolidar.

    Pelo visto, vão-se configurando dois blocos de entendimentos. O velho dilema: ser ou não ser.

    Confesso-lhe, professor, que certos raciocínios ainda me chocam…

    Se isso é considerado “moralismo”, paciência!…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: