– O voto para a SBPC Regional Bahia

O Blog do Saci-Pererê, mais do que abraçar uma vocação para dar publicidade às Polêmicas Contemporâneas, quer,  sobretudo, assegurar o espaço para o debate. Diferente do entendimento da atual diretoria da APUB (e da anterior), que preferiu usar instrumentos duvidosos para não assegurar a palavra aos adversários políticos.  Para lembrar aos mais esquecidos, recentemente, a atual diretoriada APUB por “prudência”, “cautela”, medo ou seja qual for o motivo, extinguiu de forma antidemocrática a lista de discussão “apub-l”.

Não nos furtamos às discussões, sejam elas mornas ou acaloradas. Assim, achamos oportuno disponibilizar dois e-mails enviados para a lista.  Sendo que um deles faz referência explícita a este Blog, ou ao seu estripulento presidente. A condicionalidade do voto deve ser sempre ressaltada.

——————————————–

Caro Professor,

Há muito que as Universidades deixram de emanar saberes em política.

Lembro-me do circo da SBPC nos anos 80, ali na Baixada de Ondina.

Hoje, tenho que queimar os livros de um dos seus pensadores que pediu-me para esquecer os seus ensinamentos. Melhor cheirar cavalos, por exemplo. Ou nao ter passado na academia (Pena, mas letra é minúscula mesmo) para fazer umas das melhores gestoes públicas do planeta. Quica a história nao escreva um novo modelo social-capitalista ou capitalista-social.

Voto em V. Sª, desde que prometa:

1 – Demonstar que é uma pessoa simpática aos seus súditos e votantes

2 – Que nao crie nenhum Instituto Laranja, tem isso? E apodere-se de nomes em Tupi, sem saber o seu real significado, a ex. do nome da nossa BTS e destine para seus pares elevadas somas de recursos:

3 – Que nao tente manipular a FAPESBA, formando um cartel – tem isso?, de ämiguinhos¨do bolso.

4 – Que, ao realizar uma reuniao da Regional, náo atue como Censor. Mesmo que esteja em outro campus, náo permitindo a participacao de seus possíveis algozes.

5 – Que nunca gaste o dinheiro de seus projetos em reunióes, petit comitée, na bucólica ilha de Itaparica, aos finais de semana. Olhe, eu moro lá!

6 – Que tenha propostas inclusivas. Aliás, do tipo Tabuleiro de Acarajé.

7 – E, se for para FAPESB, acabe com os grupelhos de pseudos cientistas que andam por lá!

Voto, sim. Desde que V. Sª ensine a academia a voltar a ensinar a fazer política, mesmo no comando de seus principais pensadores.

Ai que saudade que tenho/ Das noites de Sao Joao e, também, dos Velhos tempos de autrora.

Prof. Everaldo Queiroz

Aposentado (Olhe, eu moro em Itaparica, viu!)

Vou mandar para o Saci, também. O movimento literário internáutico mais positivo das últimas 3 décadas!
——————————-

Salvador, 13 de maio de 2011.

Colegas da UFBA e sócias(os) da SBPC – Região Bahia

Peço licença para enviar esse email a todos uma vez que não temos especificamente uma lista de email de associados da SBPC Regional Bahia.

Este email é um convite para fortalecermos a Secretaria Regional da Bahia da nossa SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Os desafios postos pela contemporaneidade são enormes, tanto para o planeta como para o Brasil e a Bahia.
A comunidade científica baiana não pode ficar à margem destas lutas políticas e acadêmicas e, nesse sentido, estamos colocando nossos nomes para mais uma etapa da nossa SBPC-Bahia.
É bom lembrar que estivemos envolvidos desde o inicio do movimento de implantação das Secretarias Regionais da SBPC por sempre acreditarmos ser essa é a única forma de, efetivamente, descentralizar a gestão desta histórica e importante sociedade científica.
Abrigamos aqui na Bahia históricas reuniões anuais e regionais, essas últimas importante ação descentralizadora e mobilizadora implementada pela SBPC nos últimos anos.
Nesse sentido, nos colocamos à disposição para estar à frente da Secretaria Regional Bahia durante os próximos dois anos, junto com você, e, nesse sentido, temos como primeiro compromisso público buscar ampliar o número de associados ativos de maneira a podermos ter uma SBPC-Bahia efetivamente representativa.
São nossos desejos iniciais e que estão servindo de mola propulsora de nossa candidatura:

1. Ampliação do número de sócios efetivos e ativos com o compromisso de, já na próxima eleição para Secretaria Regional, termos na chapa colegas professores das demais universidades Federais, Estaduais e outros institutos de pesquisa para além da UFBA.
2. Acompanhar de forma intensa e ativista as (ausentes!) políticas de C&T em nosso Estado
3. Fazer-se representar juntos ao governo Estadual em todos os fóruns e órgãos que tratam da Ciência, da Tecnologia, da Inovação e da Educação
4. Fortalecer as atividades de divulgação científica já em curso em nosso Estado e buscar a consolidação de um política de divulgação científica para a Bahia
5. Contribuir com a construção de um Plano estadual de Informação Científica para a Bahia
6. Lutar para o aumento dos investimentos públicos em C&T manifestando-se sempre contrariamente à cortes e contingenciamentos de recursos para C&T e Educação.
7. Contribuir, de todas as formas possíveis, para que as políticas de C&T na Bahia tenham forte articulação com as políticas públicas de Educação, Cultura, Esporte, Saúde, Indústria, dentre outras áreas.

Temos certeza de que muitos outros pontos já mereceriam estar aqui destacados. No entanto, não pretendemos transformar esse email em uma ampla “plataforma” elaborada apenas por nós três. Precisamos, intensificando o uso dos recursos de TI hoje disponíveis, construir um plano de trabalho detalhado com a participação de todos.
Esperamos contar com o seu voto e, caso eleitos, precisamos contar com sue pleno e efetivo envolvimento de fazer a SBPC uma entidade atuante em sua Instituição, na Bahia e no Brasil.

Se o colega estiver em dia e em condições de votar deve ter recebido um email da comissão eleitoral indicando os procedimentos. Caso não esteja, o site da SBPC é http://www.sbpcnet.org.br e nele é possível fazer a sua associação à entidade.

Aqui um link direto para o formulário de associação: http://www.sbpcnet.org.br/socios/servicos/cadastro.asp

Como não temos a relação de sócios, por favor, faça circular este email pelas suas listas e Instituição. Muitíssimo grato e

Um forte abraço

Nelson De Luca Pretto – Faculdade de Educação da UFBA – nelson@pretto.infowww.pretto.info – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1504621070252946 – candidato à Secretário Regional
Alberto Brum Novaes – Instituto de Física da UFBA – albrum@ufba.br – Candidato à Secretário Adjunto
Edílson Fortuna de Moradillo – Instituto de Química da UFBA. – edilson@ufba.br – candidato à Tesoureiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: