 Bomba Cibernética na lista da UFBA?

 

O meu amigo Saci me recomendou que ficasse atento. Com um olho no padre e outro na missa. O que significava a retenção de cerca de trinta mensagens por algum período e a súbita liberação de todas elas ao mesmo tempo? Como o leitor receberia aquela enxurrada de mensagens? Com fleuma? Com tranquilidade?

Ele bem me alertou. Não deu outra coisa. Com razão, os participantes da lista ficaram amolados. Mas acho que o Saci está lendo demais sobre teoria da conspiração. Acho que foi pura coincidência.

De qualquer maneira, da minha parte, peço desculpas aos companheiros e companheiras da lista por esse desconforto.

Abaixo, registro a manifestação de descontentamento de um colega, e a minha resposta à sua mensagem:

 

—–Mensagem original—–

De: debates-l-bounces@listas.ufba.br [mailto:debates-l-bounces@listas.ufba.br] Em nome de waldojsf@ufba.br Enviada em: quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 13:40
Para:
debates-l@listas.ufba.br
Assunto: Re: [Debates-l] A nova logomarca da APUB

Prezados Senhores,

Acabo de receber cerca de 30 mensagens postadas pelo Prof. Menandro Ramos. Sou plenamente favorável à liberdade de exrepssão, sobretudo no nosso meio acadêmico, porém acho isso um abuso do espaço público que esta lista representa. Muitas das mensagens, inclusive, não se destinam ao debate aberto e democrático, mas são apenas postagens irônicas que não me dizem respeito.

Solicito que o moderador estabeleça algum critério para as próximas postagens evitando esta situação desconfortável. Antes que eu seja vitima de alguma ironia, não estou pedindo que o Prof. seja censurado, mas que existam algum critério para o uso desse espaço.

Atenciosamente,

Waldomiro Silva Filho
Dep. de Filosofia

————————–

Prezado Prof. Waldomiro e demais Colegas,

Também estranhei a liberação em bloco de mais de 30 mensagens! Por qualquer motivo que desconheço, os e-mails foram retidos e liberados de repente. Se eu fosse malicioso, pensaria até que foi algo deliberado (por exemplo, uma espécie de bomba cibernética)  para causar o desconforto a alguns leitores que não enxergam o meu amigo Saci com bons olhos, e provocar uma reação em cadeia… Como sou o fiel amigo do Saci, recairiam sobre os meus ombros todas as dores do mundo… Aí então….

Mas prefiro acreditar que houve alguma dificuldade na manutenção dos servidores de rede, embora saiba que o pessoal da atual diretoria da APUB usou, meses atrás, de um expediente semelhante, para me colocar de salto alto perante os colegas da “apub-l”, tentando me responsabilizar pelo desligamento em massa dos usuários daquela lista. Como não me deixei intimidar, eles, definitivamente, passaram a bloquear todas as minhas mensagens e o fazem até o presente momento. O Sr. acha isso correto, Prezado Colega?

Não duvido que as minhas mensagens desagradem – e muito – a colegas que apoiam certos projetos que eventualmente critico, quer acadêmicos, políticos, ou econômicos.

Desculpo-me, de toda forma, pelos eventuais transtornos ocasionados. Não tenho a intenção de amolar quem quer que seja, mas enquanto a liberdade de expressão for respeitada neste espaço, vou continuar me manifestando como ser político e membro desta Universidade, da qual, aliás, muito me orgulho de fazer parte, ao lado de excelentes companheiros de labuta. Apesar das mazelas, que não são poucas… Só espero que a saúde – tanto  física quanto mental -,  me permita continuar dizendo que a luta continua!

 Atenciosamente,
Menandro Ramos

——————

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: