 Apreensão e esperança

Original Message —–
From: Prof. José Tavares-Neto
To: menandro@ufba.br ; ‘joil’
Cc: apub@apub.org.br ; apubdebates-l@listas.ufba.br
Sent: Wednesday, October 21, 2009 4:42 PM
Subject: Re: [Apubdebates-l] RES: Novo Regime de Trabalho da Ufba

Prezado Prof. Menandro Ramos,

Quem conhece, como o Colega, a história da derrocada do ensino médio promovida pelos “pensadores” dos Governos do Golpe de 1964 deve melhor prever o grande desastre (ou como disse Luis XIV: “depois de mim o dilúvio”, “Après moi le délugue), especialmente contra o ensino superior público, gratuito e de QUALIDADE. Todavia, espero que as previsões estejam TODAS erradas, até para não ampliar o deleite dos empresários da Educação ou dos futuros empresários (agora, também chamados de empreendedores). No ensino médio, os resultados das reformas atabalhoadas dos anos 60 estão bem fundamentados em estudos acadêmicos ou técnicos (inclusive do IPEA), os quais têm em comum alguns indicadores de ruindade explícita.

O mesmo argumento de antanho, de expansão do ensino, mas SEM planejamento de qualidade (sobre quantidade, qualificação e aperfeiçoamento do corpo docente, carreira docente, infra-estrutura, etc., etc.), deve deixar os novos (ou futuros) empresários ou empreendedores com previsão de lucros muito acima das suas mais simplórias expectativas. Afinal, nos dias atuais reinam os neo-pensadores e esses usam e abusam, ao aumento dos SEUS capitais de credibilidade, de citações de textos dos grande Educadores brasileiros.

Não obstante, é ensinado no sertão que “a mentira tem perna curta” e a sua repetição, como “ensinou” um criminoso nazista, pode até ser transformada em “verdade”, porém de consequências imponderáveis no médio prazo, até pelo grande risco de acabar com as esperanças de milhões de crianças e de jovens brasileiros. Contudo, a vaidade humana não tem limites, especialmente se não houver pessoas, com a honestidade da criança, de informar à platéia: “O Rei está nu”. Felizmente, no atual contexto, é sempre bom reler o livro “O Homem Revoltado” (Record) de Albert Camus, porque esse ensinou que as pessoas só se revoltam quando têm a consciência da sua plena igualdade em relação aqueles que as oprimem de alguma forma ou maneira; e isso é o cerne de algo fundamental à sociedade brasileira: dignidade da pessoa.

Mesmo assim, a notícia abaixo da ANDIFES é ainda fonte de esperanças, porque a sua nova Diretoria tem dirigentes comprometidos com valores superiores e que respeitam, na plenitude, a autonomia universitária.

Saudações Acadêmicas Bicentenárias,

José Tavares-Neto

Faculdade de Medicina da Bahia (FMB)

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

________________________________________

 

Andifes elege nova diretoria

Por Ana Paula Vieira – Andifes

01 de junho de 2009 08:57

A Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) elegeu nova diretoria no último dia 28 de maio, na LXXIXª reunião ordinária do Conselho Pleno, realizada na sede da Associação, em Brasília. O presidente eleito é o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Alan Kardec Martins Barbiero. A primeira vice-presidente é a reitora Ana Dayse Rezende Dorea, tendo como suplente o reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Damião Duque de Farias, e o segundo vice-presidente é o diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) Flávio Antônio dos Santos, sendo o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Álvaro Prata o suplente.

Os candidatos à presidência foram os reitores Alan Barbiero (UFT), João Carlos Brahm Cousin, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e Naomar Almeida Filho, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Do total de 56 votos, 32 foram para o reitor Alan Barbiero, 15 para o reitor Naomar Almeida e oito para o reitor João Cousin.

Fonte: http://www.andifes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1720&Itemid=37

 ________________________________________

—– Original Message —–
From: Menandro Ramos
To: ‘Prof. J. Tavares-Neto’ ; ‘joil’
Cc: apub@apub.org.br ; apubdebates-l@listas.ufba.br
Sent: Wednesday, October 21, 2009 3:54 PM
Subject: [Apubdebates-l] RES: Novo Regime de Trabalho da Ufba

Prezado Professor Tavares,

Cada vez mais o projeto de neutrazilar a universidade brasileira vai se tornando exitoso.

Enquanto isso nossos dirigentes e representantes vão tomando brisas marinhas amenas…

Por eles, “la nave va” . Até quando suportaremos silenciosos e demasiadamente cordatos?

Sabe-se lá se ainda haverá tempo para uma reação à altura, quando sairmos da nossa incredulidade de um ataque orquestrado em doses homeopáticas.

Somadas as perdas que os trabalhadores vêm acumulando de FHC para cá, é um verdadeiro milagre brasileiro não estarmos andando de joelhos…

Saudações,

Menandro Ramos
FACED/UFBA

————————-

De: apubdebates-l-bounces@listas.ufba.br [mailto:apubdebates-l-bounces@listas.ufba.br] Em nome de Prof. J. Tavares-Neto
Enviada em: quarta-feira, 21 de outubro de 2009 14:16
Para: joil
Cc: apub@apub.org.br; apubdebates-l@listas.ufba.br
Assunto: Re: [Apubdebates-l] Novo Regime de Trabalho da Ufba

Aos Colegas,

Também, aguardo a discussão INDEPENDENTE, promovida pela APUB, sobre o Regime de Trabalho Docente na UFBA, bem como dos nossos Representantes Docentes/APUB no CONSUNI e CONSEPE sobre essa mesma dita proposta. Na minha modéstia avaliação, a proposta, como apresentada, será outro marco ao maior DESASTRE do ensino superior no Brasil.

Saudações Acadêmicas Bicentenárias,

José Tavares-Neto
Faculdade de Medicina da Bahia (FMB)
Universidade Federal da Bahia (UFBA)

———————————–

Em 21/10/2009 14:19, joil < joil@ufba.br > escreveu:

Colegas,

 Segue em anexo nova versão da Proposta de Resolução que regula o Regime de Trabalho Docente na UFBA a ser aprovada (?)no mês de outubro/2009 pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE).

Segue em anexo a Resolução do Regime de Trabalho Docente em vigor.

Diante do exposto, qual a leitura e manifestação dos colegas professores sobre tal tema?

 Atenciosamente,

Joil Celino
IGEO-UFBA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: