 O Clube de Narciso

 

Na verdade, Professor Rubens, o bom do meu “narciso” – que está longe de ser o mais inflado da UFBA – é que aceita críticas. E como aceita!

Não vou usar mais o que suponho ser a “lógica” da natureza, ou seja, a de produzir muitos frutos para umas poucas sementes germinarem.

Exceto esta mensagem, doravante, só postarei para a lista “debates-l” e para a “apub-l”, ainda que esta última continue censurando as mensagens dos que não bajulam “As Luzes” e, também, a atual diretoria desse nosso depauperado sindicato…

Não é preciso ter o olhar “semiótico” para perceber a razão pela qual a corda rompe sempre do lado mais fraco. Ainda não li uma única ponderação sequer sobre o fato de o moderador liberar cerca de 30 mensagens de uma só vez. Quem observar a data da postagem, certamente, vai constatar que as mensagens foram enviadas em tempos diferentes, de até dias… 

Não quero fazer acusações levianas sem comprovação e prefiro insistir na tese do conflito técnico no servidor de rede.

Quanto a ser tolerante, professor, alguns conseguem ser mais do que outros. Quando tenho tempo, leio também “A Voz da UFBA”, “A Voz da APUB” e outras tantas vozes, ainda que considere em muitas das informações um alto grau de fantasmagoria. Posso até fazer ponderações críticas sobre as mesmas, mas nunca fiz alarde ou campanha para calá-las. Ou não faria sentido atrair raios e quebrar tanta lança pela construção de uma universidade realmente democrática.

Aproveito o ensejo para – modestamente – saudar os sócios desse belo e invisível club de Narciso, aflorado pelo seu instigante título do campo do  ASSUNTO: “O abuso narcísico e a falta de consciência no uso das listas“.

Atenciosamente,
Menandro

————————-

Citando Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva rubensri@ufba.br:

Re: [Faced-l] [Debates-l] O abuso narcísico e a falta de consciência no uso das listas
————————-

Na verdade, prof. Menandro, o senhor enviou as suas 30 mensagens   para cinco listas da UFBA de uma só vez. Isso quer dizer que para   quem  assina as cinco listas (como é meu caso) suas 30 mensagens   acabaram  por se converter em 150 mensagens. Um absurdo inaceitável.

Rubens Silva
ICI-UFBA

Citando Menandro Ramos menandro@ufba.br:

————————-

De: Dilton Oliveira de Araújo [mailto:diaraujo59@gmail.com]
Enviada em: sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 11:30
Para: Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva
Cc: menandro@ufba.br; apubdebates-l@listas.ufba.br; debates-l@listas.ufba.br; docentes-l@listas.ufba.br; todos-l@listas.ufba.br; faced-l@listas.ufba.br
Assunto: Re: [Debates-l] O abuso narcísico e a falta de consciência no uso das listas

 “falou e disse”!!!!!!!
Dilton
História

————————-

Car@,

Da minha parte, peço desculpas pela enxurrada de mensagens liberadas de uma só vez. Foram cerca de 30 mensagens:

https://osaciperere.wordpress.com/%e2%99%a6%e2%99%a6%e2%99%a6-4-%e2%99%a6%e2%
99%a6%e2%99%a6/mensagens/a-bomba-cibernetica-na-lista-da-ufba/

Atenciosamente,
Menandro Ramos

Anúncios

9 Respostas to “ O Clube de Narciso”

  1. Menandro Ramos Says:

    Recebi por e-mail:
    ————–

    Colegas:

    Em 23 de janeiro de 2010 enviei e-mail para a debates da APUB e a mensagem foi censurada até a presente data. Por isso mesmo estou repetindo o seu teor. Trata-se de um pedido público à direção da APUB e sugestão de procedimentos quanto a “abusos” dos meios de comunicação. É um pedido de manutenção de receber correspondência eletrônica através da lista da APUB.

    Como esse e-mail continua censurado estou enviando o seu teor pelo debates lista da UFBA.

    ——————–
    Prezado presidente da APUB,

    O senhor presidente da APUB e as suas “regras” estão ferindo o meu direito que eu e todos têm de receber comunicado dos colegas em termos de debates sejam eles de qualquer teor e posicionamento. Solicito que V.Sa. mantenha esse direito.

    É preciso que os colegas que atualmente ocupam a diretoria da APUB tenham em mente que a extinção dos direitos individuais em nome da coletividade ou de um bem maior sempre,friso: sempre tem resultado em totalitarismo.

    V. Sa. como presidente duma entidade é presidente de toda ela quer os que tenham votado na chapa de V.Sa. quer tenham votado em outra chapa, quer que tenham votado nulo quer dos que não votaram. Assim sendo, V.Sa. tem por obrigação assumida tácita e voluntariamente de zelar por todos!

    Há outros mecanismos que V.Sa. pode empregar tais como colocar regras na lista para não circular na lista determinados e-mails para aqueles que assim solicitaram. Se A não quer receber email de B colocar uma regra para o email vindo de A não chegue a B.

    Com relação aos seus argumentos de que estão afugentando parte dos seus eleitores, que está havendo abusos existem mecanismos legais para julgamento de tais atitudes. Se há uma linguagem inadequada há uma quebra de decoro, se há tipo de atitudes perniciosas elas devem ser julgadas por um conselho de ética ou algo similar: nunca, nunca mesmo, por um censor, como V.Sa. vem publicamente confessando que faz. Quem comete atos abusivos deve responder por eles, nunca pessoas como eu que querem receber as criticas e discussões dos colegas podem deixar de ter esse direito caso persista a censura.

    Espero que V.Sa. e demais membros da direção da APUB reconsiderem as decisões tomadas de censura sob qualquer forma de pretexto.

    Atenciosamente,

    Roberto Bastos Guimarães
    associado da APUB
    ——————
    —–Mensagem original—–
    De: roberto [mailto:rbg@ufba.br]
    Enviada em: sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 11:29
    Para: ‘waldojsf@ufba.br’;
    ‘debates-l@listas.ufba.br’
    Assunto: RES: [Debates-l] A nova logomarca da APUB

  2. Liberdade é tema da Aula Inaugural da UFBA « Blog do Saci-Pererê Says:

    […] Eu estava lendo justamente sobre a censura de uma mensagem do Prof. Roberto Guimarães (leia), pelo moderador da lista de discussão “apub-l”, desde janeiro, quando me chega o Saci […]

  3. Menandro Ramos Says:

    Recebi por e-mail:
    ————–

    Prezados colegas,

    Não conheço pessoalmente o Prof. Menandro, apenas através de suas mensagens e blog do personagem que ele criou. Algumas eu leio quando me interessam e estou com tempo, outras deleto. Nunca troquei e-mails pessoais com ele, apoiando-o ou não. Mas como professor de uma universidade pública e democrática me sinto no dever de vir a público defender o seu direito de externar suas opiniões em uma lista de debates.

    É de se estranhar que exatamente as mensagens postadas por ele em datas diferentes tenham aparecido repetidas de uma única vez. Exatamente esse professor que vem fazendo críticas à atual administração da apub é o único a enfrentar esse problema. Não precisa ser nenhum especialista em análise do discurso, comunicação, publicidade ou semiótica para se perceber as intenções subliminares de tal ação, cujo efeito já aparece na reação de um outro colega.

    Já estão mais do que comprovadas as diversas tentativas de censura declaradas ou implícitas do moderador desta lista àqueles que se posicionam de maneira diferente do modo de pensar/agir da atual administração do nosso sindicato (que é de todos os seus associados, independentemente da posição política de cada um), da nossa universidade ou até mesmo do governo Lula.

    Portanto, acredito que o envio da mensagem a mais de uma lista tenha tido por intenção burlar essa censura, pois muitas vezes mensagens de teor crítico ao nosso sindicato ou à administração do atual reitorado não são liberadas, ou quando por pressão são liberadas, isso acontece muito tempo depois, quando já perderam a sua razão de ser. Digo isso porque eu mesmo, que não sou filiado a facção A ou B, já tive mensagens censuradas diversas vezes aqui, apenas por questionar fatos e atitudes da reitoria e da apub.

    Além disso, as tentativas de burlar o posicionamento crítico do referido professor através da sua voz (diretamente ou através de seu personagem) vêm sendo repetidas em diversas atitudes de censura e controle disfarçadas com o nome de “moderação”: primeiro alegaram problemas técnicos para a censura a determinadas mensagens na antiga lista apubdebates; depois, quando questionados, mudaram a lista apubdebates para debates, alegando-se os tais problemas e não ser a primeira o espaço para determinados tipos de debates; em seguida, vieram as absurdas normas de postagem de mensagens, proibindo anexos e coisas semelhantes. Agora aparece este outro tipo de censura subliminar.

    Portanto, colegas, creio que a inconveniência de ter tido sua caixa postal invadida com diversas mensagens da mesma pessoa de uma só vez merece o repúdio não de quem as enviou, mas de quem está usando de artifícios para tentar burlar a voz crítica de um colega.

    Todos que vivemos os tempos de ditadura neste país sabemos dos perigos da censura e do controle da informação. Não vamos deixar que tal estado de coisas se repita exatamente no espaço onde o pensamento crítico DEVE vigorar. Senão, a universidade não tem mais a sua razão de existir. E isso vai de encontro ao tema que será defendido na nossa aula-magna: liberdade.

    Abraço a todos,

    Décio Torres Cruz
    Instituto de Letras
    Departamento de Letras Germânicas

    ——————–
    —–Mensagem original—–
    De: Décio Torres [mailto:deciotc@ufba.br]
    Enviada em: sábado, 27 de fevereiro de 2010 10:41
    Para: menandro@ufba.br; Rubens RibeiroGonçalvesda Silva; debates-l@listas.ufba.br
    Assunto: O direito à liberdade e ao pensamento crítico

  4. Menandro Ramos Says:

    Grato aos Dialogantes!

    Aos que me permitem esclarecer situações obscuras e aos que têm sede de liberdade e de justiça.

    Obrigado a todos.

  5. Menandro Ramos Says:

    Recebi por e-mail:
    ——————–

    Menandro,

    Por essa e por outras vc é ótimo!

    Abraços

    Ligia
    ——————–
    Ligia Vargas
    Date: Fri, 26 Feb 2010 10:50:36 -0300
    From: menandro@ufba.br
    To: rubensri@ufba.br
    CC: docentes-l@listas.ufba.br; todos-l@listas.ufba.br;
    debates-l@listas.ufba.br; faced-l@listas.ufba.br;
    apubdebates-l@listas.ufba.br
    Subject: Re: [Faced-l] [Debates-l] O abuso narcísico e a falta de
    consciência no uso das listas

  6. Menandro Ramos Says:

    Recebi por e-mail:

    —————
    Waldomiro,

    Eu resolvi este problema de poluição virtual deletando automaticamente mensagens oriundas de endereços dos quais só recebia lixo. É simples, não precisa se afastar da lista nem se irritar com bobagens oriundas de pessoas que não tem o que fazer, a não ser incomodar os outros.

    Abraços
    Asher
    —————

    —–Mensagem original—–
    De: debates-l-bounces@listas.ufba.br
    [mailto:debates-l-bounces@listas.ufba.br] Em nome de waldojsf@ufba.br
    Enviada em: quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 13:40
    Para: debates-l@listas.ufba.br
    Assunto: Re: [Debates-l] A nova logomarca da APUB

  7. Cecília de Paula Says:

    Oi Menandro,
    Diferente do professor Rubens, apesar de fazer parte destas listas, continuo sem receber os e-mails delas e, como você, sem conseguir postar um, sequer.

  8. Menandro Ramos Says:

    Recebi por e-mail:—————

    Menandro,
    O quão bonito és! Inteligente e artístico. A argumentação foi de gênio. Que
    orgulho.
    B
    MI
    P.S.: você receberá um monte de mensagens minhas estava fora do ar.
    —————
    —–Mensagem original—–
    De: Maria Inês Marques [mailto:imarques@ufba.br]
    Enviada em: sexta-feira, 5 de março de 2010 20:47
    Para: menandro@ufba.br
    Assunto: Re: [Faced-l][Debates-l] O abuso narcísico e a falta de consciência no uso das listas

  9. Menandro Ramos Says:

    —–Mensagem original—–

    Recebi por e-mail:
    ————-
    Prezados Senhores,

    Acabo de receber cerca de 30 mensagens postadas pelo Prof. Menandro Ramos. Sou plenamente favorável à liberdade de exrepssão, sobretudo no nosso meio acadêmico, porém acho isso um abuso do espaço público que esta lista representa. Muitas das mensagens, inclusive, não se destinam ao debate aberto e democrático, mas são apenas postagens irônicas que não me dizem respeito.

    Solicito que o moderador estabeleça algum critério para as próximas postagens evitando esta situação desconfortável. Antes que eu seja vitima de alguma ironia, não estou pedindo que o Prof. seja censurado, mas que existam algum critério para o uso desse espaço.

    Atenciosamente,

    Waldomiro Silva Filho
    Dep. de Filosofia
    ————-
    De: debates-l-bounces@listas.ufba.br
    [mailto:debates-l-bounces@listas.ufba.br] Em nome de waldojsf@ufba.br Enviada em: quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 13:40
    Para: debates-l@listas.ufba.br
    Assunto: Re: [Debates-l] A nova logomarca da APUB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: