 Os 40 anos da FACED/UFBA

 

De: Taffarel [mailto:taffarel@ufba.br]
Enviada em: sábado, 17 de outubro de 2009 06:20
Para: menandro@ufba.br
Cc: faced_congregacao_ufba; faced-l@listas.ufba.br
Assunto: AINDA EM TEMPOS DE AGRADECER

 Prezados Colegas

 Bom dia

 De pleno acordo com o professor Menandro, no que diz respeito a EMANCIPAÇÃO HUMANA, nos cabe ainda agradecer a presença da Professora Dora Leal nos festejos de comemoração dos 40 anos da FACED/UFBA. Agradecer a presença da professora Mary Arapiraca que durante oito anos exerceu o cargo de vice-diretora da FACED e, também, o depoimento encaminhado pelo professor Nelson Pretto, que mesmo ausente, cumprindo compromissos fora do Estado, nos enviou um depoimento.

 Agradecer também a presença de representantes dos SEM – SEM TERRA, SEM TETO, SEM EMPREGO.

 

Atenciosamente

Celi Taffarel
Diretora

————————–

Celi, professores, servidores e estudantes

 considerando que a comemoração dos 40 anos de uma Instituição pública de ensino num país que é campeão (campeão em desigualdades, campeão em indíces de violência, campeão em números de analfabetos…) deve ser enaltecida e comemorada faço coro com todos que participaram e se manifestaram pelo aniversário da FACED. Na linha de raciocínio do amigo Menandro, que saibamos que o muito que já foi feito é pouco, muito pouco perto da necessidade de garantir a todos os Brasileiros o acesso a Universidade Pública, Gratuíta, de qualidade para todos e socialmente referenciada.

 A FACED é grande pelo já feito, mas é incomensurável pelo que ainda tem por fazer.

  Cláudio Lira

 —– Original Message —–

From: Menandro Ramos
To: ‘Taffarel’ ; ‘faced_congregacao_ufba’
Cc: docentes-l@listas.ufba.br ; debates-l@listas.ufba.br ; faced-l@listas.ufba.br ; apubdebates-l@listas.ufba.br
Sent: Thursday, October 15, 2009 11:27 PM
Subject: [Faced-l] RES: PARABENS FACED AGRADECIMENTOS
 

Prezada Celi, demais colegas da FACED, Servidores Técnico-Administrativos e Discentes,

Parabéns para todos nós. Talvez o nosso desafio maior seja o de ir além da Educação para a Cidadania, que nos faz acomodar docemente na aceitação do mundo capitalista como sendo o único possível.

Quantos dos nosso queridos e bons professores nos ensinaram que o nosso maior desafio é “humanizar” o referido modo de produção? E quantos, de boa-fé, ainda repetem a velha ladainha? (Odiá-los por isso? Jamais! Apenas compreender seus limites históricos).

Se aceitarmos o referido construto da “humanização” como sendo verdadeiro, estaremos sonegando às gerações futuras a continuação da vida no planeta. Gota a gota.

Faço votos que a FACED e a UFBA saibam barrar os ilusórios movimentos de crescimento que querem nos fazer ingerir… em pílulas coloridas de retórica chinfrim, desmantelada facilmente pelo confronto com a realidade.

Sem desprezar conquistas como a da “Cidadania” – ainda que parcialmente conquistada –  o que precisamos fixar é o horizonte da emancipação humana.  Se não for essa a nossa bússola, talvez não nos restará mais nada senão a barbárie.

Por uma Educação emancipadora!

Atenciosamente,

Menandro Ramos
Prof. do Deptº de Educação II
FACED/UFBA – Nas comemorações dos 40 anos

____________

De: faced-l-bounces@listas.ufba.br [mailto:faced-l-bounces@listas.ufba.br] Em nome de Taffarel
Enviada em: quinta-feira, 15 de outubro de 2009 20:13
Para: faced_congregacao_ufba
Cc: faced-l@listas.ufba.br
Assunto: [Faced-l] PARABENS FACED AGRADECIMENTOS

 Prezados Colegas

 Boa Noite

 Estamos encerrando as solenidades de comemoração dos 40 anos da FACED/UFBA neste dia 15 de outubro de 2009, Dia do Professor.

O dia foi brilhante, gratificante, não somente porque hoje é o “Dia do Professor” e temos muito que conquistar, mas, porque, reunimos pessoas que construíram ao longo da história, a FACED/UFBA; retomamos reflexões profundas sobre “quem educa os educadores”, realizamos balanços, avaliações sobre o contexto histórico do regime militar e o contexto desafiador da implementação das destrutivas políticas neoliberais na educação  e,  principalmente, porque homenageamos os que nos antecederam.

Pessoas que deixaram um legado de lutas, de conquistas e de derrotas, nos demonstrando que a luta pela educação pública, laica, de qualidade, socialmente referenciada para todos, deve continuar e tem que ser para vencer.

Nossos agradecimentos aos ex-diretores, ex- vice-diretores, diretores pró-tempore, decanos, presentes, professoras Leda, Therezinha, Maria Anália, Alda Muniz, Jandira Leite, Dilza Atta,  Menandro, Hermes, Edivaldo Boaventura;

Aos servidores técnico-administrativos em serviço e os aposentados presentes;

Aos trabalhadores terceirizados presentes;  

Aos estudantes presentes;

Aos professores presentes

Nossos agradecimentos a Comissão organizadora, professoras Sara Dick, Lucia Rocha Franca, Inês Marques, Evanice Santos.

Agradecimentos a Administração Central da UFBA que prestigiou o evento nas presenças do professor Dr. Naomar Moneteiro e dos Pró-reitores Maerbal, (Graduação), Nadia (Planejamento), Alamo (Assistência estudantil).

A FESTA DOS 40 ANOS DA FACED/UFBA foi maravilhosa….Parabéns aos que tornaram possível este momento histórico, mesmo que a situação seja “vulcanica”, mesmo que estejamos no “centro da tempestade”, no “olho do furacão”.

Atenciosamente

Celi Taffarel
Diretora FACED/UFBA

Prudente Neto
Vice-Diretor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: