 Os Retirantes da Lista

A recorrente frase "Vou, mas quero notícia" deixou o Saci deveras impressionado...

 

  

Prezado Prof. Francisco Santana,  

Fiquei pensando… A saída de alguns colegas da lista seria, por acaso, por concordarem apenas com as ideias do Prof. Rubens e não admitir qualquer linha de raciocínio diferente da que o Prezado Colega mencionado apresentou? Isso seria o pior dos mundos e o maior dos paradoxos…  

O Saci não perdeu a oportunidade para se manifestar em seu favor:  

– Nesse caso, como Voltaire, o Prof. Santana está, de forma veemente, defendo o direito de quem pensa diferente dele poder se manifestar também! Isso é admirável!!! Taí! Esse é um professor que não teme o diálogo!  

Prossegui pensando… Ou seria por algumas mensagens trazerem citações pouco recomendadas em ambientes mais pudicos? Se isso for verdade, os historiadores do futuros terão de armazenar, desde já, asteriscos ou estrelinhas (Ah! as estrelas!) para suas futuras pesquisas, pois vão precisar de muitas delas. Vide os registros imagéticos depositados no You Tube, sobre um “certo presidente”, filho, como nós, do Brasil, e suas falas pouco ortodoxas; vide alguns relatos de pessoas próximas desse “certo presidente”. Tenho lido muitos deles, que recebo por e-mail. Alguns são chocantes, como o último que recebi, publicado na Folha de São Paulo e assinado por César Benjamim… Como a personagem que faz a atriz Arlete Sales, num programa de humor, prefiro não comentar…  

O Saci mais uma vez deu pitaco:  

– Ô chefe! não acha muita coincidência, nessa lista de retirantes, não ter o nome de ninguém que faz oposição à atual diretoria da APUB? Será que isso não foi sugestão do presidente… 

– Que presidente, Saci? – interrompi-o bruscamente. Isso é a maior asneira. Imagine o ocupadíssimo Presidente da República…  

– Que presidente da República, chefe? Quem chamou ele aqui? Deixa pra lá chefia! – foi a vez dele me interromper – Hoje você está mais burrinho do que de costume!…  

Nem esperei o salafrário completar a frase. Dei-lhe um safanão tão grande,  mas tão grande, que o moleque foi se contorcendo todo para o lado da cúpula da Igreja da Piedade.  

Imagine, professor! Onde está o respeito? Me chamar de burrinho? Mesmo eu admitindo ter algumas dificuldades… Afinal, não sou nenhum Magnífico para saber tudo…  

Desisti de continuar pensando, professor… Ainda que uma pergunta tenha ficado sem resposta:  

Teria, num dos e-mail de uma colega, algo que poderia sugerir… Como dizer… De forma velada… Ai! Meu Deus!… Seria isso… De forma velada a censura???  

Saudações, 

Menandro Ramos  

———————————-  

De: debates-l-bounces@listas.ufba.br [mailto:debates-l-bounces@listas.ufba.br] Em nome de Menandro Ramos Enviada em: segunda-feira, 30 de novembro de 2009 23:17Para: ‘Francisco José Duarte de Santana’; ilkadb@ufba.br; apubemmovimento@yahoogrupos.com.brCc: debates-l@listas.ufba.br; ‘lista da faced’; colarquivo-l@listas.ufba.br; apubdebates-l@listas.ufba.br; ici-l@listas.ufba.br; apub-l@listas.ufba.br; cridi-l@listas.ufba.br; arquivologia-l@listas.ufba.br
Assunto: [Debates-l] RES: Esclarecimentos: Em defesa do Prof. Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva e da democracia———————————-

Concordo com o senhor, Prof. Santana.  

  

  

Parece que a discussão assusta. Ou seria intolerância para com as ideias do outro?  

Cada um tem o direito de permanecer na lista, ou de bater em retirada… Infelizmente, a fuga em nada vai beneficiar a categoria. Algumas pessoas ficarão bastante felizes com o estado de desmobilização do movimento docente. Se não fosse a heróica resistência de alguns valorosos colegas, talvez eu me inclinasse a concordar com alguns amigos pessimistas que insistem em dizer que a nossa geração está perdida…  

Talvez, num futuro não muito distante, as perdas ocasionadas pelas aposentadorias (entre outras) voltem a alimentar as boas discussões, equivocadamente postergadas…  

Atenciosamente, 

Menandro  

———————————– 

De: Francisco José Duarte de Santana [mailto:franssuzer@gmail.com]
Enviada em: segunda-feira, 30 de novembro de 2009 19:21
Para: ilkadb@ufba.br;

Há uma avalanche despropositada de mensagens pedindo exclusão da lista apubdebates que ela alusão de alguns se referirem a dois assuntos polêmicos e pelo fato de ter sido o Prof. Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva que os introduzio nesta lista (Por que Luiz Inácio desagrada Caetano Veloso?, por Marta Peres e Deu no the Economist), supõe-se logicamente que visam atingir o referido professor.

Ora o Prof. Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva tem o direito de sugerir para debate o tema que ele acha melhor.  

Se alguém tem outro tema que acha mais interessante, que o proponha: se de fato ele for mais interessante para os demais professores que os dois temas propostos pelo professor Rubens, esse tema ocupará o espaço naturalmente e democraticamente.  

Eu, por exemplo, desde outubro que tento colocar para discussão no apubdebates a discussão sobre as aposentadorias do professor universitário e os salários. Mas parece que não é um tema que os professores queiram discutir. Eu tenho que democraticamente aceitar.  

Se os temas propostos pelo Prof. Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva suscitam mais participação, eu me curvo e participo até porque não tenho preconceitos contra esses temas. E como o maior respeito que se deve ter a um intelectual é a crítica faço respeitosamente a minha.  

O professor Pedro Prata também lançou um tema de grande importância sobre o Plano saúde, mas parece que os professores também não têm interesse em discutir. Preferem lançar toda a energia sobre os temas sugeridos pelo Prof. Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva.  

Ese tipo de manifestação não atinge o Prof. Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva, só faz depor contra a personalidade e a inteligência de quem a faz.  

Personalidade, intolerante e narcisista. E falta de inteligência, pois a lista não pertence ao Prof. Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva, nem a mim, mas pertence a todos os professores inclusive aos que pedem desfiliação. Se quisessem protestar contra as arbitrariedades vindas do gestor da lista, como por exemplo, censura de suas mensagens ainda poderia ter sentido um pedido desses se devidamente explicada a razão.  

Portanto, minha total solidariedade ao Prof. Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva e a seu direito de colocar o tema que quiser para discutir e enquanto ele mantiver a discussão sobre seu último tema, eu participarei respondendo.  

Francisco Santana  

—————————- 

2009/11/30 <ilkadb@ufba.br> 

A diretoria da APUB e demais colegas que ainda acessam esta lista, Penso que é necessário um debate urgente sobre o papel das listas e os limites delas, assim como a busca de formas para mante-la viva e civilizada.  

A lista apub se tornou, para todos nós docentes, tudo o que uma lista de debates não deveria ser: um espaço dominado por poucos que a utilizam de forma autoritária, antidemocrática e não civilizada vide a mensagem a que muitos se referiram recentemente. Encaro a retirada de tantos como uma forma de protesto por esse estado de coisas. Como considero uma lista de debate uma espaço importantíssimo para discussão de temas pertinentes ao nosso meio e a nossa luta, lamento que esta esteja tendo esse fim. Mas, penso que deveríamos resistir e não permitir que poucos nos obriguem a abrir mão de um espaço que é nosso.  

abraço a todos,  

Ilka Bichara  

 

Uma resposta to “ Os Retirantes da Lista”

  1. osaciperere Says:

    A Pedido:

    1) http://quemtemmedodolula.wordpress.com/2009/11/27/lula-diz-que-artigo-de-cesar-benjamin-e-loucura/

    2) http://www.prosaepolitica.com.br/2009/12/02/artigo-do-prof-roberto-romano-sobre-as-revelacoes-de-cesar-benjamim/

    3) http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4126931-EI6578,00-Artigo+de+Cesar+Benjamin+na+Folha+de+S+Paulo.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: