 A diretoria ensimesmada da APUB – Cláudio Lira

 
 
O Saci, coitado, quase sumiu no seu próprio gorro...

O Saci, coitado, quase sumiu no seu próprio gorro...

 
Prezado Professor Cláudio,

O pilantra do Saci chegou no AP onde moro, hoje cedo, me pedindo para assinar em baixo da sua mensagem. Sabendo das suas peraltices, já fui dizendo um não. Redondinho. Para reforçar meu argumento, disse-lhe que só professor podia se manifestar. Precisava ver a cara do moleque. Afundou-se todo no gorro vermelho. De longe, eu só via a fumacinha do seu pito.

Agora, com mais tempo, pude ler sua mensagem. Compreendi a zanga do Saci. Mas como ele já se mandou, faço dele os meus garranchos. Com umas letronas deeeste tamanho!…

Quanto ao “Só no vamos a la playa!!! “, se o senhor quis dizer “Só nós vamos a la playa!!! “, e, no caso, se não se importa, vá o senhor só, meu Caro. Bom proveito. Do jeito que são obstinados para ações desse quilate, já não mais me surpreende se eles levarem a ideia da little house a plebiscito. Como a recente armação, que ocorreu nos dias 16 e 17 de junho,  neste ano. Ou o senhor já se esqueceu dela?

Saudações insurgentes…

Menandro Ramos

————————————————-

De: Cláudio Lira [mailto:claudio_lira@hotmail.com]

Enviada em: domingo, 25 de outubro de 2009 14:38

Para: Prof. J. Tavares-Neto; APUB; menandro@ufba.br;

affarel@ufba.br; robertocolavol-pe@yahoo.com.br

Cc: apub-l@listas.ufba.br; clira@ufba.br

Assunto: Seminário e Novo sindicato

Seminário e Novo Sindicato

Interessante a postura da Diretoria da APUB.

Mudanças de enorme monta estão por vir e organiza um seminário demonstrando a sua total falta de intenção de dialogar com quem quer que seja. A lista de convidados inclui tão somente membros da Diretoria. Ridículo. Se era para ser assim melhor chamar uma reunião ampliada de diretoria! Se se quer mesmo fazer um seminário com debate amplo necessário se faz convidar pessoas que possam apresentar diferentes concepções de sindicato para além desta versão “a praiera” que a diretoria da APUB se vale. Importante também fazer um balanço que indique as tendências internacionais e nacionais da atuação de um sindicato classista. A atual diretoria da APUB é tão “emsimesmada” que torna-se uma aberração do ponto de vista da solidariedade de classe. Recentemente o Governo Mexicano fechou a companhia de Luz e demitiu de uma única pancada 40 mil trabalhadores. Nossa diretoria? Só no vamos a la playa!!!

 No item estatuto então? Seguem um modelito em voga. Nada de debates amplos, com agenda, incentivo a participação, e assembléias para análise e decisão. Congresso dos docentes da UFBA? Nem pensar. A ordem é nomear os amigos, encomendar o modelito, fingir que vai acatar sugestões e descer o tacão no associado. Até porque, sei de lá de onde vem esse hábito de querer discutir normatização (estatuto/regimento) sem antes demarcar a concepção.

 Enquanto isto na sala de justiça, nem uma palavra sobre estatuinte – que o mínimo que uma diretoria que cheirasse a decência faria era consultar os seus filiados – e sobre aquela história de Regime de tra-balho/Carreira docente, então?

 Por essas e outras que sigo dizendo que esta diretoria está jogando várias pás de cal no Movimento Docente da UFBA; que há muito de-monstra ter perdido completamente o senso de realidade; Que se tornou profundamente autoritária e não consegue mais ouvir sua base (sim, continuo dizendo que mesmo quem não votou nesta diretoria constitui a base sindical da APUB); Não demonstra sensibilidade política para nada que acometa a classe trabalhadora, em qualquer âmbito – internacional, nacional, regional ou local; Não tem disposição para debater apenas para ser ouvida; Há muito, muito tempo não joga um papel importante no processo de politização da categoria como outrora.

 Um passo depois do outro rumo ao nada! Podia até se chamar dire-ção “Metrô de salvador”.

 Por estas e outras que venho sugerindo aos professores da UFBA que necessitamos resgatar nosso legítimo direito de nos reunir, discutir (sim discutir com dignidade) colocar na mesa as melhores alternativas, decidir e agir. E isto não é possível com esta diretoria nem com diretorias como esta.

 Cláudio Lira

(FACED/UFBA)

Anúncios

Uma resposta to “ A diretoria ensimesmada da APUB – Cláudio Lira”

  1. Cecília de Paula Says:

    Estas mudanças, como outras foram feitas assim, num susto, com autoritarismos e cheia de truques.
    O problema é que nós temos que nos mobilizar para não deixar que continue acontecendo estes (des) mandos aqui na UFBA.

    Acho que deve ser tal qual gripe suína. Pegou na reitoria, logo passou para a APUB… Asim, de vez… sem nem piscar.

    Lá, muda-se o estatuto conforme o Rei(tor) quer…
    Cá, na APUB, muda-se tudo, conforme o Isolpi deseja…

    Nós, os professores, que deveríamos participar destes movimentos que apontam uma situação preocupante para o trabalho docente e para o movimento sindical, temos que nos mobilizar para participar de ambos de forma ativa, com mobilizações, debates, com reuniões abertas, assembéias, defesas de posições, entre outros, estamos meio que parados a ver os navios passarem, mesmo sem estar na casa da praia, a tal casa em que eles vão.

    E, se continuarmos dependendo desta atual diretoria sindical, continuaremos assim…
    Por outro lado, Claudio e colegas, nós da CONLUTAS e do ANDES estamos realizando reuniões, debates, seminários e palestras durante estes meses e tem sido muito importante estes momentos para a nossa reflexão e mobilização. Em um destes movimentos, muito interessante e criativo, o Saci teve participação fundamental, a exposição na FACED. Fica aqui o convite para os próximos.
    Temos que ampliar estas ações e reivindicar que a APUB também as promova.

    Talvez o Saci, com suas traquinagens possa nos ajudar a fazer a APUB mudar para melhor. Quem sabe, até a UFBA, quem sabe…

    Mas certamente não será só ele. Temos que nos mobilizar e conseguir uma unidade na luta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: