– Notícias da Paralização do dia 19 de abril

Recebemos e temos o prazer de publicar os informes do coletivo APUB-LUTA, oposição sindical, referentes à Paralização dos docentes da UFBA no dia 19 de abril passado:

NOTA DA APUB- LUTA
oposição sindical

Na quinta-feira última, dia 19 de abril, realizamos uma paralisação dos trabalhos na Faculdade de Educação da UFBA que levou a suspensão de grande parte das atividades acadêmicas daquele dia.

Essa ação foi desencadeada a partir de uma reunião indicada por um coletivo local de professores, o qual já vinha se organizando, por se encontrarem insatisfeitos com o direcionamento das lutas trabalhistas e com o projeto de universidade que vem sendo implementados nas IFES brasileiras.

De lá ocorreram outras reuniões, principalmente com o objetivo de retomar a luta sindical na universidade, frente a um projeto privatista que vem sendo implementado pelas últimas gestões da reitoria, bem como frente a uma política extremamente arrefecedora das reivindicações da categoria, desenvolvida pelas últimas gestões de nosso sindicato APUB.

O dia 19 de abril, que também já havia sido indicado como dia de paralisação pelo ANDES-SN, foi uma oportunidade de mobilizar alguns novos professores frente a atual conjuntura e frente à necessidade de lutas por pautas unitárias, tais como a questão da carreira, a questão salarial e a questão das condições de trabalho cada vez mais precarizadas.

Assim, com um boneco na entrada da Faced, que representava, o professor produtivista e todas as mazelas decorrentes deste atual quadro, conseguimos fazer um piquete com apenas três professoras que mantiveram os portões do prédio fechados, ao mesmo tempo em que desenvolviam a tribuna livre para manifestações.

Não deixou de estar presente a truculência de uma professora que forçou a entrada e saiu, por duas ou três vezes, a fim de pegar seus alunos pelo braço para adentrar no prédio, dizendo que iria dar aula. A mesma teve tal atitude em especial tentando criar fatos visto que já foi presidente recente da Apub e apoia a atual direção de nosso sindicato, bem como todo o projeto privatista que vem sendo implementado nas IFES.

No decorrer das atividades programadas foram realizadas pela manhã um debate sobre a precarização do trabalho docente. A manhã também foi acompanhada por alguns ensaios teatrais e poesias problematizando a questão. Durante todo o dia, ficaram expostas cerca de sessenta charges do Saci-Pererê, personagem homônimo do Blog já conhecido dos professores da UFBA, ferrenho crítico da “unimercado brasileira” e do sindicalismo chapa-branca.

À tarde, realizamos um debate sobre o fundo de previdência, bem como um histórico das últimas greves e reinvindicações dos docentes das IFES. Neste caso foi constatado que na década de 1980 o movimento havia realizado 07 greves, na década de 1990 totalizado um número de 04 greves, e apenas 02 greves no início da década de 2000.

Ainda observamos que as exigências dos percentuais reivindicados de reposição salarial nesse período variava na casa mínima de 23,8% em 1982 até o percentual de 144,88% na greve de 1991.

Atualmente, observa-se um rebaixamento gigantesco nas reivindicações da categoria, que perpassa por essa dimensão e por diversas outras, frente a um acordo que exigiu apenas 4% de reposição salaria sobre o vencimento básico. O mesmo deveria ter sido cumprido na data de 31 de março, sendo que nada foi feito até o momento.

O saldo positivo da paralisação na FACED/UFBA, dessa quinta-feira, foi a participação mais de vinte docentes nas atividades do turno da tarde e na reunião realizada ao final do dia, que culminou com o encaminhamento de diversas propostas para a paralisação unificada do dia 25 de abril próximo, que serão organizadas pelo coletivo de professores numa nova reunião no dia 23 de abril.

Anúncios

2 Respostas to “– Notícias da Paralização do dia 19 de abril”

  1. osaciperere Says:

    É sempre bom lembrar que as Assembleias atuais da “APUB situação”, com todo o uso da máquina e recursos que não são repassados ao ANDES-SN, dificilmente contam com a participação de 3 dezenas de professores…

  2. altino Says:

    TODA ENERGIA PARA A PARALIZAÇÃO DO DIA 25 DE ABRIL!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: