– LEMARX apoia greve da UFBA

 

Todo apoio à greve nacional dos professores! Viva a greve dos professores da UFBA!

Unidade na luta entre professores, estudantes e funcionários!

Em defesa da universidade pública!

O Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas (LEMARX/FACED/UFBA) vem, através da presente nota, manifestar o apoio deste coletivo à greve nacional dos professores das IFES, decretada em 17 de maio de 2012 e, em particular, à decisão dos professores da UFBA, na última assembleia da categoria de 29 de maio, de aderir ao movimento nacional. A greve dos professores ocorre no contexto de crise mundial do capitalismo e de profundos ataques dos governos aos trabalhadores em todo o mundo, destruindo conquistas e direitos, cortando verbas do orçamento público destinadas à educação, saúde e moradia, sacrificando os salários dos trabalhadores e suas famílias, subvencionando os capitalistas em crise, enfim, reprimindo as manifestações, paralisações e greves.

No Brasil, a situação não é diferente. Foram inúmeras as medidas tomadas pelos sucessivos governos contra o conjunto dos assalariados, juventude, camponeses, professores e demais servidores públicos. No campo da educação, o que se tem visto é o avanço da mercantilização do ensino através de subvenções aos capitalistas, que exploram a educação como mercadoria. Avança o controle do capital internacional e nacional sobre a educação. A política de expansão de vagas nas universidades públicas não foi acompanhada pelo aumento dos recursos e pela melhoria das condições de vida, trabalho e estudo de professores, funcionários e estudantes. Além disso, o governo federal aprovou recentemente a Previdência Privada dos servidores.

A greve nacional dos professores é, portanto, uma resposta a essas medidas e, ao mesmo tempo, uma defesa da educação pública. Por todos esses motivos, o LEMARX apóia a adesão à greve e se coloca no campo da luta pela universidade pública, contra a mercantilização do ensino. Durante a greve, o LEMARX manterá uma programação para estudantes, professores e funcionários, debatendo a conjuntura internacional e nacional e o contexto da luta de classes na atualidade. Participaremos também das atividades da greve.

 

————————

Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, Vale do Canela – Salvador – BA Faculdade de Educação – UFBA, CEP: 40.110-904 Telefones: (071) 3283-7249 – Correio eletrônico: lemarx@ufba.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: