– Eleições da UFBA: Debate Virtual

O Saci achou que o vídeo oficial da campanha para reitor e vice da UFBA, do quadriênio 2010-2014, disponibilizado no famoso repositório de imagens em movimento, podia dar boas dicas sobre o que pensa cada candidato… Ademais, quem quiser fazer algum comentário é só digitar e enviar. E o Debate Virtual fica assegurado sem censura.

Uma observação: quem entende, minimamente, de manipulação de vídeos do You Tube, sabe que é possível escolher a imagem para constar como miniatura da “vitrine”  do trabalho videográfica. Pedimos desculpas aos demais candidatos por constar apenas uma imagem (de um total de seis candidatos para reitor e vice). Infelizmente não temos como evitar essa “proteção” a uma das candidaturas, uma vez que as imagens disponibilizadas não são da nossa autoria. Assim, a responsabilidade de proteger esse ou aquele candidato não é nossa…

6 Respostas to “– Eleições da UFBA: Debate Virtual”

  1. osaciperere Says:

    Senhores e Senhora Candidata,

    Sobre a sua fala de abertura (iniciada a 1:43min no vídeo acima), Prof. Roberto Paulo, “Nós entedemos que todas as iniciativas bem sucedidas, elas têm que ser reforçadas…”, para iniciar o debate online, vou lhe fazer uma provocação, que, aliás, pode também ser respondida pelos demais candidatos:

    – “Bem sucedida” de que ponto de vista, Prof. Roberto Paulo? Do ponto de vista do governo Lula e do capital financeiro ou da perspectiva do trabalho e do segmento desfavorecido?

    Um das críticas que se faz ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) – implantado a ferro, a fogo e a rolo compressor nos Conselhos Universitários pelo país afora -, é exatamente a de surrupiar a autonomia da Universidade Pública e a de desobrigar, aos poucos, o Estado de financiá-la…

    Será que o Senhor e os demais cadidatos, que ainda não se pronunciaram, podem falar claramente se advogam ou não o Reuni e a Universidade Nova?

    Para alguns eleitores, esses são os pontos fundamentais na hora de decidir em quem votar ou, até mesmo, em anular o voto.

    Mui respeitosamente,
    Saci-Pererê

  2. Lúcia Fernandes Lobato Says:

    Socorrooooooooooooooooooooo
    São todos iguais! Cada vez mais reafirmo minha campanha de voto nulo! Lúcia

  3. Daniel Marques da Silva Says:

    Meus caros Saci e Menandro,
    acho melhor esquecermos o debate virtual e nos mobilizarmos para assistitr aos debates presenciais. Creio que deveríamos aproveitar este tempo de campanha eleitoral – bem curtinho, né? – para discutirmos a Universidade que queremos.
    Mas gostaria de falar uma outra coisa: esta edição do vídeo das chapas candidatas, com trilha sonora que parece música do “Guerra nas Estrelas” me fez devaniar… Estamos escolhendo quem será o próximo cavaleiro Jedi ou o próximo Imperador? Aliás, quem seria o Imperador e quem seria o Darth Vader? E, afinal de contas, quem está, na atual administração e/ou na próxima, no “lado negro da Força”?
    Apesar de também militar pela cultura brasileira como vocês não resisti às comparações possíveis…
    Forte abraço,
    Daniel

  4. Daniel Marques da Silva Says:

    Ainda sobre o vídeo e a trilha…
    Terminar com Buena Vista Social Clube quer dizer mesmo o que?
    Gostaria também de saber por que a imagem que fica na tela é de um dos candidatos e não, por exemplo, do palácio da reitoria, ou do retrato do prof. Edgar Santos, ou da platéia que estava no debate?
    Termino mais uma vez lamentando o tempo curtíssimo em que está se dando este processo eleitoral e externando ainda outra dúvida: a quem interessa esta pressa?
    Abraços,
    Daniel

  5. osaciperere Says:

    Prezado Daniel,

    O Debate Virtual é apenas uma das possibilidades! Não é para substituir o presencial, não, rapaz! Vixe, Maria! Será que deixei a entender isso?

    Também fica zunindo no meu ouvido a pergunta que você fez:

    – A quem interessa essa pressa toda?

    Quanto à imagem da tela, eu já me desculpei, acima, por ser obrigado a colocá-la, uma vez que a edição do vídeo não é da minha autoria. A ontensiva presença da mesma só tem duas explicações: ou foi fruto do acaso ou, quem a colocou, sabia por que a colocava!

    Ou será que na UFBA tem mais algum bobinho, além deste que lhe escreve?

    Grande abraço,
    Saci

  6. Altino Bomfim Says:

    DO DESERTO AO ALERTA VERMELHO
    Altino Bomfim
    Ah! Eleições para direção da UFBA. Por que tanta preocupação com esse cargo administrativo além do salário, o poder e o status que confere? A UFBA não está azeitada, funcionando normalmente? Não está gerindo os programas do governo federal eficazmente? Não captou granas e está construindo? Existem problemas além de alguns pontuais como os de infra-estrutura, administrativos?
    Os que fazem a instituição, a chamada comunidade universitária, não estão felizes e satisfeitos? Os alunos não estão tendo ensino de altíssima qualidade, sendo formados como cidadãos para atuarem na sociedade? os professores não contam com excelentes estruturas e condições de trabalho igualmente os funcionários, altamente qualificados? Não contam com carreira sólida, respeitada e salários decentes?
    Pô! De que reclamam? Que querem? Não se está a exigir demais dos candidatos? Querem que tirem leite de pedra? O que mais podem propor além do continuismo?
    Em tempos do ecoportunismo nada melhor que analogias ecológicas. O DESERTO de idéias e projetos que grassa na UFBA tem vinculações com as crises ética, moral, política, econômica, cultural e ambiental que atingem a sociedade, com a ação agressiva e dialética do governo Lula cooptando e criminalizando os trabalhadores e os movimentos sociais agravada, internamente, pela estratégia de despolitização e desmobilização da categoria docente promovida há anos pela ação deliberada do grupo dirigente da APUB (pasmem, dirigida por cientista político). Ou se esqueceram que a direção da APUB integra, é unha e carne, do grupo dirigente da UFBA?
    Crédito para o grupo, conseguiu: a chamada oposição não lançou candidato e, portanto, não tem palanque para fazer o contraponto mostrando seus projetos. Para esse grupo comprometido com uma universidade autônoma, democrática, crítica, de qualidade resta a infinita preocupação e alerta vermelho. A despolitização e alienação galopante entre professores e estudantes na UFBA dá margem à promoção e/ou intensificação de políticas e processos anti-democráticos contrários, exatamente, a esses princípios.
    Mas, princípios, ora, filigranas de fundamentalistas!!!
    Para fazer o contraste. De um lado, pode-se pensar se não está a se a exigir demais. Todo candidato tem de ter programa e projetos? Se tem aspectos mais simples, específicos, por que tratar da totalidade sócio-econômica, política, cultural e ambiental que envolve a UFBA e a relaciona com a sociedade? De outro, candidaturas monocórdias, sem programas e compromissos aprofundam a alienação reforçando o preocupante viés político de sinalizar para a comunidade que está tudo bem, que se deve continuar a tocar o barco do jeito que está e que só existem questões pontuais. Quando no poder podem fazer tudo dado que não se compromissaram com nada. Com esse véu obscurece-se a realidade e empurra-se para debaixo do tapete questões expressivas como a qualidade do ensino e a fundamental formação de cidadãos, sujeitos críticos e históricos (que se está a formar?), a efetiva autonomia universitária, o desenvolvimento da pesquisa e extensão não empresarial, de interesse da maioria da sociedade, as condições de trabalho e salário, reformas diversas como a extinção dos departamentos, a ESTATUINTE entre outros candentes temas.
    Enfim, a redução da gestão universitária à administrar o reuni, à problemas infra-estruturais e administrativos, à manutenção da expansão sem qualidade e integrar-se despolitizada e ideologicamente com a sociedade, são pontos de um não debate martekeiteado, para extraterrestres, mas que cumpre funções políticas domesticadoras bem delineadas para o qual os membros da comunidade da UFBA devem despertar ou, pelo menos, começarem a se grilar pelo que está por vir!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: