• Manifesto em defesa da APUB-SSIND e do ANDES-SN – Antônio Câmara e outros

 

 

Nós docentes que temporariamente exercemos o cargo de presidentes da APUB em três momentos distintos e enfrentamos com vigor os pacotes e as tentativas de desestruturação da Universidade Pública, gratuita laica, de qualidade e socialmente referenciada, entendemos que o ANDES Sindicato Nacional, do qual a APUB é entidade fundadora, além de  constituir-se no único sindicato nacional de uma categoria de trabalhadores, enfrentou governos ditatoriais e neoliberais e  mantendo-se sempre intransigente em defesa dos direitos dos docentes e  da Universidade pública.

          Também entendemos que hoje a classe  trabalhadora, após longos anos de ataque neoliberal, mergulhada em dificuldades devido à crise econômica internacional, tem uma nova chance de organizar-se e combater unificadamente a exploração do trabalho e da dignidade humana. Paradoxalmente, no Brasil um governo que se originou dos ranques da classe trabalhadora tem fomentado a dissensão e a destruição de organismos de luta sindical que resistiram às últimas reformas neoliberais (como a da previdência), dividindo sua base através da criação de organismos paralelos e dóceis à sua política.

          Por isso, na base do ANDES os partidários do PROIFES, identificados com o governo, impulsionam a criação de sindicatos locais, que possam atuar como correia de transmissão da política estatal. Comete-se um crime contra o movimento docente, força-se a organização docente a retroagir ao inicio da década de 1970, quando docentes isolados em Estados e Universidades não conseguiam unir forças contra o arbítrio. O ANDES-SN enquanto conjunto de nossas ações simboliza a luta contra o arbítrio, pela Universidade pública, por salários dignos.

          O ANDES-SN está sendo atacado por manter a autonomia, a democracia e a independência do corpo docente do ensino superior. Por isso conclamamos a todos os professores da UFBA, do IFET e da UFRB a votar a FAVOR do ANDES-SN, CONTRA A DESFILIACAO DA APUB do sindicato nacional. Contra o amesquinhamento da nossa entidade, que não deve se tornar uma entidade local, isolada, a serviço de reitorias e governos.

 Ex-Presidentes da APUB-SSIND

Eveline Correia Gonçalves (1989-2002)
Lucia Lobato (1992-1993)
Antônio da Silva Câmara (2002-2004)

Uma resposta to “• Manifesto em defesa da APUB-SSIND e do ANDES-SN – Antônio Câmara e outros”

  1. Maria Inês Marques Says:

    Companheiros,

    Muito me orgulhou ler o manifesto* dos ex-presidentes APUB, em defesa da permanência da entidade no Andes. Coloco-me junto aos combativos militantes presidentes, em defesa da Apub Seção Sindical do Andes-SN. Disponibilizo o texto a que me refiro, no fim desta mensagem, em que venho pedir seu voto e comparecimento às urnas nos dias 16 e 17 de junho. Teremos urnas nas unidades da UFBA, IFRB e IFBAHIA. Neste locais, não sabemos como tem sido a divulgação pela desfiliação, peço que membros da lista que tiverem acesso a docentes daquelas IES, que repassem a presente mensagem para que possam conhecer nossas posições.

    No histórico do plebiscito ANDES, está o fato da diretoria da Apub Seção Sindical do Andes-SN ter fundamentado sua proposição de desfiliação e criação de sindicato local, sob argumento de que o Andes não tinha o registro sindical, por isto PRECISAVAM desfiliar e criar um sindicato local.

    Há aproximadamente quinze dias, foi publicado em Diário Oficial o registro sindical do Andes-SN, concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A diretoria deveria ter chamado assembléia para desmanchar o plebiscito, no entanto, nos surpreendíamos com os descredenciamentos do plano de saúde e ouvíamos o silêncio da diretoria, que ninguém entendia… Conhecem a tática do bode na sala?
    Diante da realidade, o plebiscito não faz sentido.

    Pergunto: Para que votar, se não faz sentido?
    Respondo: Para dizer não ao autoritarismo e afirmar que Sindicato é universidade e sociedade, para reafirmar que sindicato é para lutar unir os decentes. Nestes longos anos de domínio do proifes ficamos afastados do conjunto de docentes do Brasil, fomos manobrados conforme as diretorias quiseram, sem participar das instâncias decisórias sem fazer o repasse de nossas contribuições que acabam servindo para fazer a política do proifes. Votar significa dirigir as nossas contribuições financeiras para nossa participação em situações de decisão, no sindicato.

    As questões para votação:

    Questão 1): A APUB deve desfiliar-se da ANDES?
    (X) NÃO

    Todos os argumentos acima justificam o nosso NÃO.

    Questão 2): (você) Apóia a transformação da APUB em Sindicato dos Professores das Instituições Federais da Ensino Superior da Bahia?
    (X) NÃO

    Pergunto: Para que dizer não à questão 2?

    Respondo: PELA LEGISLAÇÃO VIGENTE, NÃO PODERÁ HAVER OUTRO sindicato, porque existe um critério de julgamento que é a HISTÓRIA SINDICAL , O ANDES-SN É O PRIMEIRO e tem o registro.

    Votar neste plebiscito APARENTEMENTE sem sentido, significa recolocar a entidade inserida nas decisões do setor das IFES, onde estão os companheiros de categoria sob as mesmas bases legais lutando unificadamente com as entidades federais. POde significar também a transferência de todo partimõnio e referências que significa a Apub para terrenos muito movediços…

    Para reconquistarmos nosso direito de participar das instâncias do Andes, que o proifes nos subtraiu, diga NÂO à desfiliação. Se queremos voltar a participar da vida sindical, se vencemos estaremos de volta ao coletivo nacional.

    Convide uma amigo APOSENTADO para votar, UM COLEGA DE DEP, vamos encher as urnas de NÃO ao Proifes.

    Venha votar nesta terça e quarta (16 e 17 de junho) As urnas estarão localizadas nas unidades de ensino e na sede da UFBA das 8h às 17h.

    VOTE NÃO À DESFILIAÇÃO DO ANDES-SN E À CRIAÇÃO DE SINDICATO.
    SINDICATO É PARA LUTAR.

    MARIA INÊS MARQUES
    EX-DIRETORA APUB-SS (2002-2004)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: