• Questão de ética ou de ótica? – Dirceu Martins e outros

 

Prezados(as) Docentes,

 A Diretoria de uma Associação, Sindicato ou de qualquer outro Órgão deve promover e incentivar o debate sobre questões importantes da vida de seus associados e da própria Entidade.

O que não deveria ocorrer seria fazer propaganda a favor ou contra uma das propostas colocadas em um plebiscito.

 Enquanto pessoas físicas, membros da Entidade podem e devem defender suas propostas.

 Enquanto Diretoria, não. Já pensou se Lula fizesse campanha na sua reeleição, dizendo votem em Lula e assinasse um comunicado em nome da Presidência da República ou do Palácio do Planalto??

 Seria estranho, não?? Assim, a Diretoria da APUB não deveria “convocar os colegas, para dizer SIM às duas questões do plebiscito” como colocado na mensagem abaixo. Fica feio.

Agora, o professor Israel, a professora Beth, além dos demais, podem pedir votos ao sim no plebiscito, enquanto professores, não como Diretores da Entidade que promove o plebiscito.

Diante disso e por acreditar na força de um sindicato nacional para representar uma categoria que é nacional meu voto é para o NÃO e NÃO.

 Atenciosamente.

 Dirceu Martins.

 PS. Não vamos destruir o Sindicato que ajudamos a construir.

 

   ———————————————————–

 

No plebiscito meu voto é NÃO e NÃO

 Não posso conceber uma diretoria que ao invés de mobilizar a categoria fica organizando atividade de auto-destruição do sindicato. Não posso concordar com um bando de ufanistas que ao invés de tentar construir a unidade com base nas reivindicações. Isto é função de uma direção, posto que após o período eleitoral não se dirige/governa apenas para os que votaram na chapa.

 Esta diretoria não é a diretoria dos que nela votaram e dos que com ela concordam. Goste eu ou não – e eu não gosto nadinha – é a diretoria da APUB.

 Deveria envidar esforços para reunificar e não incentivar esta polarização.

Ainda mais utilizando de um profundo processo de aparelhamento para fazer valer sua posição.

  E a professora Elizabeth,  A greve é um instrumento legítimo de luta da classe trabalhadora contra os patrões. Podemos sim ter diferenças quanto ao uso em relação ao momento. Mas ser contra a greve é ser patronal até a alma. Sindicato é para lutar, é para organizar a categoria para lutar por seus direitos (e não para lutar em nome dela).

Desta forma, professora, não é a categoria que não quer “aquelas greves infinitas”. A categoria NUNCA gostou de fazer greve de nenhum tipo – nem as finitas, nem as que a senhora chamou de infinitas (SIC!) – ela sempre foi forçada pelas políticas nefastas de governos autoritários e/ou pseudo-democráticos.

 VOTE NÃO E VOTE NÃO.

 Cláudio Lira

  —————————————————–

—– Original Message —–
From: bethbite@ufba.br
To: debates-l@listas.ufba.br
Cc: apubdebates-l@listas.ufba.br
Sent: Wednesday, June 17, 2009 1:40 AM
Subject: [Apubdebates-l] Verdade URGENTE

————————————————————

 Colegas da APUB,

 Alguns docentes mentem para camuflar os prejuízos que a Andes promoveu na vida dos Professores, na última década.  Chegam a ser infantilóides em seus delírios sobre os bravos feitos da Andes.

 E chamam de “luta” aquelas greves infinitas, decididas em assembléias esvaziadas, que os professores das Universidades Públicas Federais não querem mais fazer.

 Entre outras mentiras, ignoram a anterioridade da APUB sobre a Andes, e a autonomia da APUB poder vir a ser o que quiser ser.

 A Diretoria da APUB convoca os colegas, para dizermos dizer SIM às duas questões do plebiscito.  Sim à desfiliação da APUB à Andes.

 Sim à transformação da APUB em Sindicato representativo das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia.

 VAMOS AO PLEBISCITO!

 Beth Bittencourt

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: