– O fracasso do PT – Chico de Oliveira

.


Para o Saci, bobo é quem pensa que os sociólogos e cientistas políticos se venderam todos… Bobo é quem pensa!

——–

A boa-fé do Comando Local de Greve

Menandro Ramos
FACED/UFBA

.

.

oto que uma meia dúzia de colegas – alguns tidos como “gurus”! – têm dificuldades em compreender certas questões básicas… Fazem-me lembrar do que Leonel Brizola comentava sobre o príncipe dos sociólogos da USP:

– O Fernando tem uma enoooorme dificuldade em compreender as críticas que tenho feito ao seu Plano Real… Se eu explico sobre o tal plano a qualquer guri de 5 anos, ele as compreende sem a menor dificuldade, mas o Fernando, não! (reconstituí de memória a referida citação).

É constrangedor escrever isso, mas fico pensando se os nossos “gurus” não acolhem as proposições do Prof. Francisco Santana por vaidade – pelo fato de eles não terem sido os autores das propostas – ou se por outra razão mais grave… Não vejo o menor sentido em desprezarmos a vitória do Prof. Francisco na Justiça do Trabalho contra a diretoria equivocada da APUB. Assim como não vejo o menor sentido uma assembleia para tratar exclusivamente de um único artigo do Estatuto defasado da entidade. Se a Justiça do Trabalho anulou o plebiscito, de roldão anula tudo o que o cerca. Goste ou não a direção da APUB e seus profetas.

Alguém falou em “tapetão”? Que tapetão nada! Os trabalhadores não podem desprezar os amparos legais que os favorecem. Ninguém de bom senso pode duvidar da legitimidade política que a Assembleia construiu. Isso é ponto pacífico.  O resto é troco e margem de segurança. Como lembra o próprio Prof. Francisco Santana, “o que abunda não vicia”…

Recentemente, inquirido no programa “Roda Viva”, da TV Cultura, sobre o julgamento dos “mensaleiros” na justiça, outro Francisco igualmente lúcido, o sociólogo Chico de Oliveira, foi incisivo acerca do papel da Justiça: “A minha expectativa é que o Supremo Tribunal Federal faça o que a sociedade brasileira espera e depende dele. Se esse trabalho inclui punições, que o faça.” (Vide vídeo acima).

Qual o Prof. Chico de Oliveira, tenho também a expectativa de que a Justiça cumpra bem o seu papel e que iniba os cidadãos e cidadãs de voltarem a usar os próprios punhos…

Desse modo, não vejo nenhuma razão para atribuirmos a vitória do Prof. Francisco Santana como sendo uma solução espúria buscada no “tapetão”, conforme foi insinuado em espaço da assembleia. Da mesma forma que não vejo sentido que se perca tempo com a retirada do “artigo 16 do Estatuto da APUB-Sindicato”, uma vez que a APUB não é sindicato, de acordo com a letra da Constituição de 1988, mas uma seção sindical do ANDES-SN. Uma perda inútil de energia. Mais oportuno seria trazer um novo regramento democrático e sem a inspiração casuísta e pelega para ser discutido em assembleia. Isso sim. Como corolário, a realização de um debate para discutir apenas o tal “artigo 16” seria prejudicada.

Ademais, é sempre bom lembrar que a atual diretoria da APUB proifense esteve o tempo todo em sintonia com a Uninova naomariana e o Reuni governista, bem como apoiando as proposições pirotécnicas do governo, enfiadas goela abaixo da comunidade universitária. Portanto, ela consignou o projeto marqueteiro de expansão de vagas à custa da precarização do trabalho docente e da perda de qualidade do ensino, da mesma forma que o seu silêncio a tornou cúmplice do atual marco regulatório biônico da UFBA.

A generosidade, ou talvez boa-fé de alguns colegas da oposição sindical, está concedendo gratuitamente um belo palanque a adversários que não têm mostrado a menor inclinação para a condução do movimento docente de forma democrática e em favor da categoria, mas antes fazem da luta sindical trampolim para a consecução de seus projetos pessoais inconfessos.

Que não digam, mais tarde, que as assembleias ficaram esvaziadas…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: