– O príncipe da privataria

.


REPÚBLICA-DE-BANANAS.

Quem ferrou mais o país?

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA.

Tempos atrás, este Blogo publicou um texto de Maria Lúcia Fatorelli, e os governistas ficaram muito aborrecidos. A verdade, às vezes, dói.  Da mesma forma, doeu a publicização do capítulo do livro de Ivo Patarra, intitulado “O governo Lula é o mais corrupto da nossa história” (AQUI). Algumas luas se passaram. Aos pouco, algumas verdades, cuidadosamente encobertas pelo generalato do QG tucano, foram surgindo para mostrar as fragilidades da nossa República, cada vez mais fatiada pelos gestores de plantão e cada vez menos res publica. Confrontados os dois mandatos, à sua maneira, cada um teve o seu “mensalão”, seu “propinoduto”, sua “privataria”.

– O SIVAN foi menos prejudicial ao país do que a Reforma da Previdência? – Perguntou-me um dia um petista apaixonado. Respondi-lhe que ambas as mazelas eram tentos desabonadores dos dois governos. Motivos de sobra tem-se para não querer advogar a favor de cada um dos lados. Só não enxerga quem não quiser.

tucano_ladrao-33Achamos por bem, por tudo isso, disponibilizar dois “vídeos-entrevistas”: um sobre FHC e outro sobre Lula, respectivamente, com os jornalistas Palmério Dória e José Nêumanne Pinto (“Lula, de delator a presidente“), para que tucanos e petistas – críticos e de boa vontade – possam refletir sobre os condutores da nossa dita “república de banana” (ou de “bananas”?), conforme alguns preferem denominar a construção que até agora conseguimos erguer na esfera política.

Confiramos, então, em Maria Lúcia Fattorelli:

São, de fato, bastante pertinentes as indagações de Maria Lúcia Fattorelli, auditora fiscal da Receita Federal e coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida:

Qual a justificativa para a entrega de áreas estratégicas ao setor privado? Por que criar um mega fundo de pensão para os servidores públicos do país quando os fundos de pensão estão quebrando no mundo todo, levando milhões de pessoas ao desespero? Por que leiloar jazidas de petróleo se a Petrobrás possui tecnologia de ponta? Por que abrir mão da segurança nacional ao entregar os aeroportos mais movimentados para empresas privadas e até estrangeiras? Por que privatizar os hospitais universitários se esses são a garantia de formação acadêmica de qualidade? Por que privatizar florestas em um mundo que clama por respeito ambiental? Por que deixar que serviços básicos, sejam automaticamente privatizados, a partir do momento em que se corta recursos destas áreas?

Creio que ainda podemos perguntar: Quem ganha com isso tudo e quem perde?

Confira o artigo em PDF,  na íntegra, clicando aqui: PRIVATARIA DO PT. É bom também que se relembre o que disse o jornalista Nêumanne, no vídeo abaixo, sobre Lula. Que o(a) leitor(a) coteje o que se fala dos dois dirigentes que comandaram o destino do país por oito anos. Talvez possamos, enquanto brasileiros interessados em que o país acerte seu passo, tirar lições para a escolha de futuros dirigentes.

.

.

estrela-mascarada

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: