¤ Assembleia dos Muriçocos

.

Genoveva, na arte do Saci-Pererê, numa onomatopeia polêmica: ZZZZ ou ZZZZIIIIII?

Mary Arapiraca
Profa. da FACED/UFBA

 

Genoveva era uma menina que não se parecia com ninguém, nem com ela própria. Como isso é possível? Só Deus sabe. O fato é que ninguém, nem mesmo a própria Genoveva era capaz de supor sua reação diante de uma muriçoca, por exemplo. Algumas vezes ela investia sobre o inseto e o transformava em cinzas cadavéricas. Noutras, por simples vingança, tomava o mais delgado dos canudos, mais fino até que o fundo de uma agulha (a bíblica) e o aplicava sobre o ouvido da coitada, imitando seu zunido: zzzzzzziiiiiiiii.

Se diante de uma muriçoca ninguém era capaz de imaginar o que poderia acontecer, imagine Genoveva no Vale das Muriçocas!!! Acreditem se quiser e forem prudentes, pois euzinha aqui assisti a um singular espetáculo de Genoveva, nesse Vale, presidindo uma assembléia da ADME (Associação dos Docentes dos Muriçocos Enfezados), no tempo em que essa associação era filiada à ANDME (Associação Nacional dos Docentes dos Muriçocos Enfezados).

 A pauta era: plano de saúde auditiva e aumento salarial. Lá pras tantas, vendo que não conseguia ordem no recinto, visto que todos os muriçocos e todas as muriçocas zuniam ao mesmo tempo, Genoveva tirou do bolso sete gigantes. O alvoroço foi pra lá de Marrakech: era gigante pulando num lado, muriçoca no outro, até aparecer a madrasta de Branca de Neve de mãos dadas com o príncipe encantado, aquele reservado para a ninfa dos sete anõezinhos. O que fez Genoveva? Desta vez, o esperado: Tomou o príncipe da madrasta e voou com ele no mais horrível dos gigantes.

 E a assembléia? Ah, essa morreu de susto!    

Anúncios

2 Respostas to “¤ Assembleia dos Muriçocos”

  1. Menandro Ramos Says:

    Gastei o meu latim à-toa. A Prof. Mary Arapiraca estava irredutível. Nessa crise de candidatura única para a reitoria da UFBA, conversei com alguns colegas sobre a possibilidade de lançá-la como a nossa candidata. O Saci, que tem bronca com a tecnocracia, hipotecou seu apoio na hora e vibrou muito, por sinal. A Profa. Mary tinha tudo a ver, segundo ele: engajada, militante, valente, justa, inteligente, poeta, contista, contadora de causos, conterrânea de Glauber e Elomar, fã de carteirinha de Lobato, Cecília Meireles, Drummond, Fernando Pessoa, Saramago, entre outras feras, e, acima de tudo, defensora incansável da Universidade Pública, gratuita, de qualidade e sintonizada permanentemente com os projetos sociais. Para o Saci, quem pleiteasse uma outra candidata com maiores atributos, certamente cometeria o pecado da gula…

    Mas, como eu dizia, gastei o meu latim à-toa. Ela ficou braba quando lhe falei da sondagem que eu havia feito por conta própria. Apressei-me em sair da sua sala quando botei os olhos no livro que ela relia pela tricentésima vez. Era a história do Cavaleiro de la Mancha, ou as aventuras de um certo senhor que atendia pelo nome de Dom Quixote. Não vou mentir, não, era um livro lindamente encadernado, mas que tinha o inconveniente de ter mais de dois palmos de altura e o peso de uma marreta de dez quilos!… Um perigo, pois, em mãos enfurecidas!

    Meio tristinho com a recusa, o Saci que assistia a tudo escondido num dos armários da Prof. Mary, aproveitou o bafafá e a distração dela para lhe surrupiar um pequeno conto de sua autoria – que estava dando sopa no computador em que ela usava e abusava feito hacker -, com o propósito de publicá-lo, em primeira mão, neste blog.

    Para ele, era uma espécie de indenização que ela pagava, em favor da comunidade da UFBA, pelo fato de trocar a magnificência plena pelas letras, ainda que belas e bem-humoradas…

  2. Cecília de Paula Says:

    Quem será a Genoveva,
    com quem parecerá??…

    Só Mary para arrazoar
    este tema com tanta imaginação!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: