– A quadrilha dos amigos do rei


Clique na figura para assistir ao vídeo.

.

.

.

Prof. Pedro Abib, em animado diálogo virtual, lembrou ao Prof. Asher Kiperstok que o São João está chegando. Era tudo que o meu amigo escrachado de gorro vermelho e pito queria para descrever a cena.

– HUMM, chefia! Fecho os olhos e sinto o cheiro de pólvora. HUMM!… Bomba, muita bomba, fogueira, dinheiro queimando a rodo, bandeirolas multicoloridas, arrastapé… O Arraiá da diretoria da APUB está em festa. Dessa vez ela comemora os 4% de aumento!…

Quieto no meu canto, eu só escutava.

– UAU! Agora a sanfona relembra modinhas antigas. Todos cantam, animadamente, Dom e Ravel.

Fingindo voz de disco acelerado, relembrou os temposdos anos de chumbo:

No carnaval os povos querem vê-las

No colossal desfile multicor

A mão de Deus abençoou

Em terras brasileiras

Vou plantar amor …

Eu te amo meu Brasil,

Eu te amo…

Não tive como não lembrar os anos da ditadura militar. O fantasma de Médici parecia ainda inspirar assombrações…

– Escute, mô chefe! Escutou? De repente um grito ecoa estridente. UUUUUU!…

Sugestão é fogo. Tive a impressão de ouvir algo mesmo. O Saci fazia do cabo de vassoura um microfone e simulava  um programa radiofônico.

– Viva o governo! Abaixo a greve! E um coro enlouquecido responde em uníssono:

EI! EI! EI! O governo é  o nosso rei! – EI! EI! EI! O Proifes é o nosso rei!

Percebendo que eu já me impacientava com aquela ridícula patacoada, ele tratou de encerrar sua patética dramatização, mas antes proferindo uma última gaiatice..

– Bem amigos da Rede Engodo, alguém até se lembrou em dar viva São João, mas tomou um tremenda vaia e saiu aperreado!…

Abaixo, o diálogo virtual entre os dois professores.

—————————————————————————

Citando Asher Kiperstok asher@ufba.br:

.
Asher, vc me lembra o pior dos tempos da “caça às bruxas” promovida pelo malfadado governo militar. Só falta dizer aos professores: “cuidado com o pessoal da APUB-Lutas, eles comem criancinhas !!!”

Tenha santa paciência, a atual diretoria está desmoralizada e por isso já caiu há muito tempo…..o que esse movimento de base vindo das assembléias têm feito, é só dar um empurrãozinho…nem precisa muito esforço, não !!!

E vc chama isso de golpe ??? Isso é a indignação de um coletivo que já não suportava mais tanto imobilismo da atual diretoria, e agora resolveu se manifestar, meu caro !!! Isso causa constrangimento a vcs ??? Sério ????

Pra quem se acostumou a fazer somente festinhas e comemorações no sindicato, deve se sentir mesmo constrangido vendo a categoria mostrar sua indignação e assumir para si a tarefa de encaminhar a luta através da mais legítima forma de tomada de decisões, que é a assembléia….

 Mas anime-se Asher, o São João está chegando, vcs devem ter muitas tarefas pela frente….deixem a luta pra quem tem compromisso real com a categoria !!!

 Pedro Abib – Faced

————————————————-
PREZAD@S PROFESSORES
A mensagem do prof Pedro Abib é muito esclarecedora dos motivos que movem a oposição ao APUB SINDICATO.
.
Ao concluir sua vulgar arenga (estilo ao qual tivemos que nos acostumar ao participar de inúmeras assembleias) ele afirma que a diretoria do nosso sindicato “não dura muito”.
Observem que ele diz isto logo após 817 professores se manifestarem de forma ordeira, em 35 urnas, apesar do boicote proposto por seu grupo.
Não acredito que ao afirmar “não dura muito” o professor tenha cometido um ato falho. Ele apenas socializou o que o seu grupo vem tentando desde a saída precoce da ANDES das negociações com o MEC, a imposição, por constrangimento, de uma moção de greve em assembleia não convocada especificamente para este fim e, por fim na realização de assembleia autoconvocada, sem o número regimental de assinaturas para tanto. Portanto, ilegal.
Ele socializou que a pretensão do grupo de oposição é dar um golpe para derrubar a diretoria do SINDICATO.
Isto esta muito claro para todos nos que participamos da derrocada do seu grupo, ATRAVÉS DAS URNAS, da diretoria da então APUB /Seção Sindical, e contribuímos para a sua desfiliação da ANDES e filiação ao PROIFES.
Apesar da intensa manipulação de informações que o APUB Lutas tem promovido usando inclusive, ilegalmente, os símbolos do APUB SINDICATO, a participação dos professores foi muito significativa.
OS PROFESSORES QUEREM SER OUVIDOS, mesmo quando por diversas razões, não podem ou querem participar de assembleias.
As assembleias são instrumentos importantes da vida sindical mas, não os únicos. Nosso sindicato aprovou, EM URNAS, um regimento que amplia os níveis de participação dos professores, ao lhes dar a oportunidade de votar nos assuntos mais importantes para a categoria e sociedade em geral.
É isto que o golpe pretende derrubar. É isto que o prof Abib deixou vazar.
A luta pela manutenção da democracia no nosso sindicato está apenas começando. Sabemos que não vai ser fácil. Nunca é fácil lutar contra pessoas e grupos desprovidos de escrúpulos. A luta contra o Carlismo na Bahia nos ensinou isto.
Vamos ter varias assembleias e referendos nos meses pela frente e temos que zelar para que os resultados destes sejam verdadeiramente representativos da vontade da maioria dos professores. Esta é a função principal da diretoria de um SINDICATO. Promover a livre participação dos seus associados e não dizer a eles o que eles tem que fazer. Muito menos obriga-los a acatar decisões previamente tomadas na calada de “reuniões estratégicas” por pessoas subservientes a interesses políticos escusos, desvinculados da luta pela educação superior pública e de qualidade.Prezad@s, a mobilização em torno do nosso sindicato e contra o golpe, já está forte. As reuniões da diretoria ampliada já contam com o apoio de dezenas de associados. Mas precisamos nos fortalecer mais.
Filie-se ao APUB SINDICATO e participe das decisões.
Atenciosamente

ASHER KIPERSTOK, PhD
REDE DE TECNOLOGIAS LIMPAS DA BAHIA – TECLIM
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
tel: 55 71 32839892
Skype: asherkiperstok
<http://lattes.cnpq.br/3733846364293441> http://lattes.cnpq.br/3733846364293441
http://www.teclim.ufba.br

PS: em função da veiculação de anúncios e declarações usando fraudulentamente o nome do APUB SINDICATO, sugerimos que os professores consultem a página da APUB e  <http://www.apub.org.br> http://www.apub.org.br e leiam os comunicados assinados por Eloísa Pinto nossa Presidente em exercício. ( Estão sendo tomadas providências para que este espaço também não venha a ser violado)

ASHER KIPERSTOK, PhD
REDE DE TECNOLOGIAS LIMPAS DA BAHIA – TECLIM
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
tel: 55 71 32839892
Skype: asherkiperstok
<http://lattes.cnpq.br/3733846364293441> http://lattes.cnpq.br/3733846364293441
http://www.teclim.ufba.br

—–Mensagem original—–
De: docentes-l-bounces@listas.ufba.br [mailto:docentes-l-bounces@listas.ufba.br] Em nome de pedrabib@ufba.br
Enviada em: quinta-feira, 7 de junho de 2012 09:25
Para: docentes-l@listas.ufba.br
Assunto: [docentes-l] Plebiscito sem fiscalização ????

Colegas,

Esse plebiscito não tem legitimidade !! Não houve sequer uma discussão mais profunda sobre o que se estava votando, simplesmente chamou-se às pressas os desavisados professores, para desesperadamente, tentar uma estratégia de desmobilizar o grande e significativo movimento visto nas últimas assembléias, que finalmente acordou a classe de professores dessa universidade !

Um plebiscito em que as urnas que não foram cuidadas por professores (vi alunos, funcionários e pessoas totalmente estranhas ao movimento), uma apuração feita sem nenhum tipo de fiscalização ou auditoria, não pode ser levado á sério !!!

Quem garante que esses números divulgados foram mesmo reais ??? A própria diretoria da APUB ??? e mais ninguém, nenhum fiscal ????  É brincadeira !!!

A assembléia é real, registrada pelo livro de assinaturas (mais de 250
– coisa nunca vista nos meus 20 anos de UFBA), representativa, legítima, seguindo a tradição do movimento sindical brasileiro.

A diretoria da APUB está desmoralizada, isolada politicamente, desesperada !!!

Não dura muito !!!

Abçs

Pedro Abib – Faced

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: