– A UNIVERSIDADE versus Desafios do 3º. Milênio e Sustentabilidade

 

Joaquim Xavier

Resumo

 Neste Ensaio, fundamentado em uma seleção da bibliografia que contempla o trinômio universidade-ciência-tecnologia, o Autor mostra como a denominada crise dos paradigmas vigentes surgiu – e assumiu as características multidimensionais mundiais atuais, preocupantes -, multiplica-se e atinge todos os setores e mais profundamente a Educação, situando no contexto dessa crise a greve geral dos professores das Universidades Federais no Brasil e dos professores do Estado da Bahia. E, em virtude da delicadeza do atual momento da vida brasileira, defende com veemência a necessidade de uma diretriz de natureza acadêmico-político-científica acoplada à visão geossistêmica do desenvolvimento versus sustentabilidade com a ênfase na Educação, considerando a Academia como corpo natural de nucleação de um intenso e objetivo movimento em direção a novos paradigmas. O Autor seguindo essa diretriz, focaliza: i) – o elevado poder da nucleação na Universidade, de ações efetivas e interações sob a égide de universais como: moral, justiça, ética, meio ambiente, democracia e cidadania; haja vista, na Academia, em especial nas Universidades Públicas e IFE´s, a existência de educadores, pensadores, técnicos e cientistas em todas as áreas do saber; e ii) – à luz da Teoria Geral dos Sistemas de Bertalanffy, a base do entendimento dos problemas que afligem a humanidade em geral e, particularmente, a sociedade brasileira. O povo brasileiro pleno de lenitivos é entretanto vitimado por muitos equívocos e improvisações, muitas, herdadas do passado, além de sobreviver sob condições de elevada tributação e, há décadas, humilhado pelo comportamento condenável de alguns parlamentares escolhidos como legítimos representantes políticos, a exemplo do que recentemente assistiu perplexa a Nação Brasileira no processo punitivo de um Senador da República. Esses fatos levam nossa consciência a clamar por nova Escola de Pensamento e Ação. Lembra, segundo a linha de raciocínio do humanista e cientista Fritjof Capra, a admoestação de que: o sistema fluindo sob a condição de crise ao se aproximar do ponto de mutação para o salto qualitativo, ou seja, no momento crucial do paradigma vigente são afetadas todas as instituições e ficam indefinidos muitos parâmetros. E todos – a sociedade, as instituições, governantes, educadores e políticos -, devem agir no sentido de que as mudanças ocorram de modo natural, sem traumatismos sociais. Finalmente, é oportuno lembrarmos aqui Frederick Polak, autoridade mundial na área de Ciência do Comportamento: A maneira como encaramos hoje o nosso futuro tem importância decisiva sobre o que de fato acontecerá amanhã.

– – – – – – ———- – – – – – –

Vários argumentos aqui apresentados encontram-se na obra: Produção de Petróleo e Gás em Campos Marginais. Um Nascente Mercado no Brasil. UFBA, IBP, ANP. Ed. Komedi, São Paulo, 2009, 512p; bem como na conferência: METODOLOGIA CIENTÍFICA versus DESAFIOS DO 30 MILÊNIO E SUSTENTABILIDADE, disponível em:

Clique AQUI

——————————-

Palavras-chave: Universidade, Educação e Formação, Ética, Desenvolvimento sustentável. 2

Anúncios

Uma resposta to “– A UNIVERSIDADE versus Desafios do 3º. Milênio e Sustentabilidade”

  1. Joaquim Xavier Cerqueira Neto Says:

    Em Tempo:

    – – – – – – ———- – – – – – –
    Vários argumentos alusivos aos aspectos acadêmico-científicos aqui apresentados encontram-se na obra: Produção de Petróleo e Gás em Campos Marginais. Um Nascente Mercado no Brasil. UFBA, IBP, ANP. Ed. Komedi, São Paulo, 2009, 512p (448-466); bem como na Conferência: METODOLOGIA CIENTÍFICA versus DESAFIOS DO 3o. MILÊNIO E SUSTENTABILIDADE, disponível em …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: