Assembleia na ágora

.

GREVE-UFBA-2015.

mg.

.

esmo a direção APUB e as forças conservadoras da UFBA tentando obstruir a greve, a base progressista dos docentes assegurou-a na Assembleia de ontem 28 de maio, com larga margem de votos (214X82).

Depois de instalada num dos auditórios do PAF, a Assembleia teve que se deslocar para uma área externa, devido ao grande número de docentes presentes, e ainda mais centenas de estudantes que quiseram acompanhar de perto a votação.

Acusada de subestimar a participação docente, a diretoria da APUB se defendeu dizendo que não havia encontrado pauta para agendar outros recintos mais amplos. De toda forma, alguém lembrou, que os espaços abertos – como as ágoras gregas – são muito mais propícios para o exercício da democracia.

Durante as falas, membros da diretoria da APUB insistiram em usar o mantra da “unidade”, por não terem muito o que dizer. Logo eles que insistem em quebrar a unidade dos docentes trocando o ANDES – Sindicato Nacional pelo Proifes, braço do governo petista nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

De acordo com o Prof. Paulo Rizzo, presidente do ANDES-SN,”a greve foi o último recurso encontrado pelos docentes para pressionar o governo federal a ampliar os investimentos públicos para a educação pública e dar respostas ao total descaso do Executivo frente à profunda precarização das condições de trabalho e ensino nas Instituições Públicas Federais, muitas das quais já estão impossibilitadas de funcionar por falta de técnicos, docentes e estrutura adequada”.


De forma bem-humorada, abaixo, após sua fala na Assembleia dos docentes, o Prof. Altino Bonfim fez uma entrega simbólica de duas velas à diretoria da APUB, recomendando-as, por sua vez, que fossem entregues aos parlamentares da base aliada do governo, mas em especial à deputada Alice Portugal, para que acendesse uma “para Deus” e outra “para o Diabo”, numa alusão à ambiguidade dos políticos que fazem discursos em defesa supostamente do trabalhador, mas que na prática votaram MPs que retiram direitos desses mesmos trabalhadores. De forma indireta, a performance das velas manda também um sutil recado ao Reitor da UFBA…

altino-vela-e-as-velasVeja também o ACERVO DA GREVE.

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: