Cão chutado

.

cão chutadoDe um docente numa lista de discussão da UFBA: “Enfim que façam com que eu não me sinta, depois de tantos meses de greve, como um cão chutado, que silenciosamente saiu com o rabo entre as pernas”.

 

Anúncios

3 Respostas to “Cão chutado”

  1. osaciperere Says:

    Saiu na “debates-l”:
    ——————————-

    Li que em muitas das universidades que estiveram em greve à saída foi composta uma comissão integrando o CLG docente/associação, representação discente e da administração da universidade. Aqui foi assim? Se foi não houve notícia, se não foi se confirma a vergonhosa condução do movimento, de ambas as partes.
    Saímos desgastados, sem ganho algum concreto, ( não me venham com palavrório fútil e inútil) e nem calendário fomos capazes de negociar.? Espero estar enganado. Espero que nossos valorosos dirigentes sindicais e sua oposição que tanto se digladiaram acerca da condução da greve me desmintam, que mostrem que houve intensa negociação acerca do calendário, que não se tratou de um ato unilateral da administração.
    Enfim que façam com que eu não me sinta, depois de tantos meses de greve, como um cão chutado, que silenciosamente saiu com o rabo entre as pernas.
    Abcs
    V. Zamparoni.
    FFCH.

    • osaciperere Says:

      PREZADO ZAMPARONI:
      EIS A RESPOSTA CORRETA AS SUAS DÚVIDAS:

      À Comunidade UFBA

      A partir da próxima segunda-feira (19/10), as atividades acadêmicas do semestre 2015.1 serão retomadas na Universidade Federal da Bahia. De acordo com o calendário acadêmico que foi proposto pela Superintendência de Administração Acadêmica (SUPAC) e aprovado por unanimidade pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (16/10), as aulas do semestre 2015.1 prosseguirão até o dia 30/11/2015. O semestre 2015.2 terá início no dia 11/01/2016 com término previsto para o dia 20/05/2016.

      O calendário completo será publicado posteriormente, na página da SUPAC – http://www.supac.ufba.br

      Cronograma:
      Conclusão do semestre 2015.1

      ATIVIDADES
      DATAS
      Reinício das aulas

      19/10/2015

      Término das aulas

      30/11/2015

      SEMESTRE 2015.2

      ATIVIDADES

      2015.2

      Início das aulas

      11/01/2016

      Término das aulas

      20/05/2016

      Gabinete da Reitoria

      Universidade Federal da Bahia.

      José Roque:

      Tivemos ganhos de 10%.

      O calendário foi negociado pelo Reitor e toda administração e os representantes de cada unidade e dos representantes das categorias.

      O senhor não é um cão chutado. É um professor que num processo democrático, sabe diante mão, que todos nós somos subordinados à força, ao poder da maioria.

      Não voltarei ao tema, apenas estou sendo solidário ao seu questionamento. O senhor tem todo direito de desabafar.

      Como 10% foi abaixo do reivindicado CONVIDO-O PARA JUNTAMENTE COM A APUB, NO MEMENTO PROIFES, TODOS OS SEGMENTOS PRÓ-PROIFES, PRÓ-ANDES E NEM UM E NEM OUTRO COMEÇARMOS A PREPARAR A PRÓXIMA GREVE.

      Para mim há apenas uma preocupação: a greve acabou. Será que haverá verbas (mínimas) para manter a UFBA VIVA ou a nossa querida UFBA irá MORRER? Com a resposta …

      Att.

      Joromota.

    • osaciperere Says:

      Circulou na “debates-l”:
      ——————————-

      Prezado Zamparoni,

      Talvez, por ser velho, tenha eu lembranças mais antigas…

      Sindicato é, a meu ver, sindicato. Comando de greve é comando de greve. Instâncias acadêmicas são, por sua vez, instâncias acadêmicas. Com papéis distintos, salvo melhor juízo. Tudo isto, utilizando o verbo SER, talvez sejam coisas de quem busca contribuir com uma Universidade que mereça este nome. Claro que, sob critérios que me pareçam adequados. Quem não os tem? Temos, cada um, uma métrica. E não o faço com uma métrica urdida a partir de que possa ser mensurada por HORAS DE ASSEMBLÉIA ou por MESES DE GREVE. Utilizo outras medidas, hoje tidas como equivocadas, pois que a mediocridade passou a ser, segundo avalio, a métrica preferencial. Fazer o que?

      Apenas recordo ao dileto colega que testemunhei encerramento de greve na UFBA que, para discutir o novo calendário junto aos órgãos oficiais (colegiados, conselhos, etc), foram necessários mais de quatro semanas! Um claro absurdo, sempre com a bandeira de defender uma UNIVERSIDADE LIVRE, POPULAR, DE QUALIDADE, SOCIALMENTE REFERENCIADA e outras tolices que tais. Nesta “disputa”, estudantes e, em última análise, a sociedade, não passavam de uma parâmetro irrelevante.

      Os órgãos colegiados cometem, certamente, com frequência, desatinos. Mas é o que temos….Afinal de contas os órgãos colegiados somos nós. Ou não? Do mesmo modo que temos sindicatos corrompidos, “pelegos”, e grupelhos que, numa falsa defesa da instituição, nada mais são que braços de agrupamentos políticos sem efetiva expressão eleitoral, temos órgãos colegiados sem clara noção do seu papel e da sua importância. A incompetência e a mediocridade possuem a capacidade de reprodução e de coalescência em elevada taxa.

      Claro que, ao final de quatro meses, não faltarão diagnósticos de que a Universidade Brasileira, e UFBA, em particular, saem ainda mais fortes, mais vibrantes, mais comprometidas com a sociedade que, a meu ver, constituem a sua maior razão de ser.

      E, como diria um certo Frederico: “E la nave va”.

      Cordialmente,

      Caio Castilho
      ————————————————-
      Prof. Caio Mário Castro de Castilho
      Prof. Titular
      Departamento de Física do Estado Sólido
      Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia
      Campus Universitário da Federação/Ondina
      Rua Barão de Jeremiado s/n

      caio@ufba.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: