Por que não a desfiliação em massa?

.

saída em massa 2016.

cap a 01 A.

.

proximadamente, metade dos docentes da UFBA apoia a APUB proificista, metade não. Para quem não sabe, a banda proificista, ou ligada à Federação Proifes, tem vínculos com o lulismo (antes de Temer assumir, dizia-se “governista”). Como é sabido, a entidade foi criada sob os auspícios de Lula, no seu primeiro mandato, para contrapor ao ANDES – Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior, que se colocou crítico à contrarreforma da Previdência patrocinada pelo governo petista. Dessa forma, a banda proificista é considerada a fração pelega da entidade sindical dos docentes. Ao longo de treze anos, a direção da APUB vem se comportando como correia de transmissão do Governo.

Durante as greves passadas contrariou frontalmente as decisões tomadas em Assembleia, levando para Brasília as posições deliberadas pela direção da Proifes. Não foram poucas as vezes que se recusou a atender solicitações e encaminhamentos de docentes ligados ao ANDES-SN ou ao grupo que se intitulou de Oposição APUB. Também não foram poucas as vezes que o espaço da entidade serviu de palanques para parlamentares ligados ao PT e PCdoB.

Resumindo: São muitas as queixas feitas contra esse grupo que se instalou na direção da entidade a custa de golpes e maracutaias, tornando-se, portanto, deletério aos interesses da categoria. A pergunta inevitável é: Por que diabo, então, o segmento descontente com a atuação dessa diretoria, comprometida com o sindicalismo amarelo, insiste em financiar viagens e festanças contrárias ao espírito de luta com o qual entidade foi criada? Por que não organizar uma desfiliação em massa, e porque não pensar numa forma de vinculação com o ANDES-SN, através da sua seção ANDES – Regional Nordeste III, com sede em Salvador?

Lamentavelmente, as nossas contribuições financeiras pouco ou quase nada serviram para esclarecer a população sobre os ataques perpetrados contra a Educação e contra a categoria. Mas certamente contribuíram, e muito, para alimentar as quermesses de confraternização das diretorias oportunistas, bem como para bancar as viagens dos delegados ou dos novos representantes cooptados para os encontros da entidade pelega.

Por tudo isso, a desfiliação em massa da APUB proificista está com o dedo no gatilho. É só apertar.

***


Caros e caras

Somando as preocupações dos colegas: O silêncio fala muito mais do que pensamos.

A paralisia sobre os descalabros cometidos pelo PROIFES é algo assustador. Tudo  o que esta “nobre” e “proeminente federação” já fez “em nome” de TODOS os docentes caberia em um enorme dossiê. Que vai da assinatura de acordos sem o aval das bases até a abertura de processos judiciais contra seus pares entre outras pérolas.

Mas o comentário principal é realmente sobre a mais completa falta de interesse dos docentes sobre os caminhos que a educação tem tomado. Temos muito a temer com Temer e dos que fazem proselitismo com pseudo representação.

Não será o fim dos tempos mais o fim de algumas coisas que tínhamos como certas.
Att
Marco A. Tomasoni

 


Citando olmos@ufba.br

… por esse motivo desfiliei da APUB e fiz proposta de re-criar ao ANDES BA. Por pensar que alimentamos oportunistas então, mesmo duvidando, fiz. A minha decisão se deveu a não suportar mais o controle da entidade por -praticamente- um único sujeito.


Citando altino bomfim <altinobojr@yahoo.com.br>:

Ah! cabe informar também que a diretoria da Apub continua negar  acesso ao ANDES-SN e aos associados da LISTA DOS ASSOCIADOS tanto  dos da ativa quanto dos aposentados!

Altino


Em Domingo, 19 de Junho de 2016 12:45, altino bomfim
altinobojr@yahoo.com.br> escreveu:

OLÁ ELZA!

a censura por parte da direção da Apub não é nova. De há tempos Menandro destaca essa postura que se contrapõe ao Debates-L onde os colegas tem se manifestado livremente. Assunto para ser  amplamente divulgado e colocado na próxima Assembleia que acontecer.

VIVA O DEBATES L E REPÚDIO À CENSURA DA DIREÇÃO DA  APUB!

altino


Em Sábado, 18 de Junho de 2016 19:24, Elza Margarida de Mendonca
Peixoto <elza.peixoto@ufba.br> escreveu:

Professores,

Sou filiada à APUB é fui impedida de divulgar Encontro Nacional de
Educação para filiados à APUB.

 

Tags: ,

Deixe um comentário