O vácuo quântico da política

.

VÁCUO 2916.

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

cap o blue.

.

que pode suscitar a simples leitura acerca de um “simulador quântico”? Ninguém imagina, mas pode muita coisa. O texto que me foi enviado pelo Prof. Roberto Cardoso, da POLI/UFBA, não me deixa mentir. Sabedor que é do meu interesse também por tecnologias contemporâneas – até por dever de ofício como docente de disciplina que tenta enredar educação e tecnologias -, o prezado colega sempre está socializando comigo matérias e vídeos desse naipe.

Assim, antes mesmo de eu tomar conhecimento do que tratava o texto enviado pelo Prof. Cardoso, o pestinha já se baseava nele para fazer suas conjuminâncias grafo-teóricas…

***

Para o Saci, os países do primeiro mundo cada vez se entendem menos e o fracasso do neoliberalismo é cada vez mais assumido como inútil e lesivo à humanidade. Isso do ponto de vista da economia. Já na esfera da política verde-amarela, a corrupção e a roubalheira desacreditam mais e mais os partidos hegemônicos, seus políticos mafiosos, bem como os financiadores de suas campanha. Político hoje, lamentavelmente, é sinônimo de ladrão, de velhaco aproveitador, e os que assim não se enquadram têm uma trabalheira dos diabos para que o povo saiba separar o joio do trigo. Que, aliás, não é uma tarefa fácil…

Disso tudo, uma pergunta, supostamente cara ao materialismo histórico e dialético, torna-se inevitável: de que vácuo quântico surgirá a sociabilidade humana desgarrada da ordem/desordem econômica moribunda? Estaríamos prestes a entrar de verdade na transição socialista, diferente de todos os arremedos pérfidos que aconteceram até então, chamados impropriamente de “socialismo”?

Na verdade, alguns já têm a resposta na ponta da língua… Inclusive o Saci.

————————-

Sobre o Simulador Quântico, leia mais AQUI.

.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: