A Educação sem partido e outras lições

.

cap o cinz.

.

saudoso Prof. Felippe Serpa, ex-reitor da UFBA e docente da Faculdade de Educação, costumava referir-se a “educações”. Para o Saci, é um cuidado que se deve ter, pois não se pode colocar no mesmo balaio a concepção maliciosa e calculista – ou até mesmo ingênua, por que não? -, dos que veem no simulacro de educação como uma peça de “enformação” para a preparação da mão de obra destinada à ampliação da mais-valia, e nos que enxergam no processo histórico de formação de indivíduos a possibilidade de emancipação de toda a humanidade, incluindo-se aí os próprios capitalistas, algozes seculares dos Trabalhadores.

 

mão de obra 2016.

ideologia 2016.

ENQUANTO-ISSO

.

NECRÓPSIA 2016.

cap o cinz.

.

Prof. Francisco Santana, aposentado da UFBA, que pode ser visto acima em “Lição de Anatomia”, graças a colaboração de Rembrandt, mesmo tendo formação de engenheiro eletricista, há muito vem dando aulas primorosas aos desatentos economistas de direita, de centro ou até mesmo aos “mencheviques” lulistas:

“O FMI (Fundo Monetário Internacional) acabou de publicar um relatório há alguns dias no qual diz que o neoliberalismo falhou completamente: não produziu crescimento, produziu desigualdade massiva e instabilidade. E essas são precisamente as políticas que estão sendo impostas no Brasil como uma suposta solução à crise econômica, ainda que saibamos que não funciona. Isso não ocorre porque as elites brasileiras não leram o relatório do FMI, mas sim porque são políticas incrivelmente lucrativas para uma minoria da população. Eles estão explorando uma situação de caos, uma falta de democracia, para impor algo que eles não conseguiriam sem crise e com uma democracia real.”

Ainda que alguns docentes tenham tido dificuldades em assimilar o que foi longamente socializado acerca do Neoimperialismo e dos seus penduricalhos em assembleias da APUB e na websfera, uma coisa é certa: o Saci e a Vaca Tatá levaram tão a sério as boas lições que até resolveram também ensinar para quem tiver a fim…

.

fim da fistória 2016.

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: