UFBA: despotismo e iconoclastia

.

.

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

capitular_D.

.

ir-se-ia, qual Nelson Rodrigues, a vida como ela é, sem máscara ou sem maquiagem; sem tirar nem por. Com misérias e virtudes sobre o tapete vermelho. Nuinhas em pelo. Burguesa, sim, mas com a potência de transformar-se para muito além da erudição vazia e do beletrismo mistificador. Para além da retórica mantenedora do status quo.

– Longa vida para a UFBA! – assim se manifestou o meu amigo de gorro vermelho e pito, hoje, mal abriu os olhos. E foi mais longe.

Na semana das comemorações e eventos  da universidade sententona, o Saci foi buscar no baú de reminiscências o olhar de um dos reitores mais democráticos que a UFBA conheceu, o Prof. Felippe Serpa, sobre aspectos das contradições do real em que o genial fundador da instituição, o Prof. Edgar Santos, driblava o Conselho Universitário para exercer o seu despotismo esclarecido.

Sem a memória digital que a Profa. Maria Inês Marques (FACED) armazenou, como parte dos tijolos da construção da sua tese de doutorado sobre a UFBA, o lado irreverente e iconoclasta do não menos genial Felipe Serpa estaria fadado ao esquecimento… E sobraria apenas a estrutura física palacial da vetusta instituição – com seus azulejos e cristais reluzentes!

Assim falou Felippe Serpa:

saci 1[Edgar Santos] – O único reitor que deveria se chamar magnífico, os outros todos não. Um homem contraditório como toda pessoa criativa, pessoa pública, déspota esclarecido.

saci 1[Edgar Santos] – Marcha par um projeto que ele nunca escreveu, nunca discursou, mas fez, como um bom déspota.

saci 1– E tudo isso não passa do Conselho Universitário. As atas do Conselho, só falam da distribuição dos recurso para as escolas profissionais, a falta de dinheiro, aquela coisa toda. O dinheiro rodava por fora…

.


O vídeo particionado pode ser visto na íntegra nos endereços abaixo:

 

 


Veja também:

UFBA:Para sempre na memória

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: