Subsídio mensal vitalício

.

roxana-16

.

cap-p-6.8.
.
ara a Vaca Tatá, quem acha que no legislativo está a prerrogativa de fazer e aprovar as melhores leis, acertou. O Saci, porém, sem deixar a ruminante sequer fechar a descomunhal bocarra, completa arreliento:  “E as piores também!”
 .
Entre um cochilo e outro, eu ouvia, da rede onde eu me encontrava, os dois amigos discutindo alguns assuntos que a pólis ainda terá de enfrentar para superar os muitos resíduos de privilégios que persistiram após a Revolução Francesa, ou na democracia burguesa como alguns preferem.
 .
– O problema maior, Tatá é que a Revolução de 1789 foi uma ação da burguesia que não queria somente ficar pagando a conta da realeza. Como ela conseguiu acumular muita grana, queria também o poder. Ou seja, não bastava o poder econômico, mas também o político. No fundo, mesmo destronando a realeza, a burguesia invejava, cobiçava e amava os seus hábitos, rituais e símbolos. O Palácio de Versalhes com seus encantadores jardins, ou o Louvre, foram substituídos pela Casa Branca, Casa Rosada, ou mais explicitamente pelo Palácio do Catete, Palácio da Alvorada, Palácio do Planalto, Palácio do Jaburu, Palácio de Ondina, Palácio Tomé de Souza e até mesmo, pasme, Palácio da Reitoria… Os palácios continuam firmes  e fortes, percebeu? Quem não quer morar num palácio e gozar das mordomias palacianas que as Leis Republicanas asseguram? Afinal, noblesse oblige!
 .
Enquanto o Saci falava animadamente, a Vacá Tatá, movendo suas potentes mandíbulas como quem masca chiclete, olhava para o infinito totalmente absorta, “na dela”, no  jargão dos jovens. Era como se aquilo que o seu amigo de gorro vermelho e pito mencionava não constituisse nenhuma novidade para ela, embora bovina fosse.
 .
Dessa forma, a reflexiva ruminante sabia que a ex-ocupante do Palácio dos Leões, em São Luís, capital do Maranhão, que há quase dois anos fazia jus a uma nababesca aposentadoria, e a outros tantos penduricalhos reais grávidos de mordomia, não estava só. Ela tinha a honta de ser acompanhada por outros ilustres colegas governadores e presidentes da República que enfiavam o pé na jaca real. Se no Complexo Penitênciário de Pedrinhas cabeças rolavam, ou a população maranhense vivia assombrada com a queima de ônibus, isso não era problema da ilustre rainha… Dura lex sed lex! A lei podia até ser dura com os pobres, mas o que era dela ninguém tascava! A Carta Magna lhe assegurava esse direito. E deleite…
subsido-mensal-vitalicio

amigos-da-ros-16

É bem provável que a agenda de endereço da ex-ocupante do Palácio dos Leões  tenha os nomes de alguns dos políticos mais fotografados do grand monde e detentor de outras tantas mordomias… Quais seriam esses nomes?

***

Mas os mimos reais não chovem apenas na horta dos ex-presidentes e ex-governadores…

.

.

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: