Roda Viva humanizou o biônico

.

humorizou-16

Enquanto os entrevistadores procuraram humanizar o presidente biônico – Ah! O amor é lindo! -, o Saci, gozador que nem a peste, buscou humorizá-lo, confirmando a assertiva de que não há linguagem neutra…

.

cap-o.

.

Saci insistiu mais uma vez com a tese de que sem linguagem, qualquer que seja ela, não há ideologia. Isso porque assistiu ao vídeo sobre a entrevista que o presidente biônico deu para o programa Roda Viva, da TV Educativa, no Palácio da Alvorada. Depois que o pestinha comentou comigo sobre algumas passagens, fiquei em dúvida do que foi espontâneo e do que foi costurado astuciosamente, com a aquiescência dos entrevistadores para criar uma boa imagem do atual executivo federal.

– Você reparou, chefia, como os jornalistas pareciam amáveis escoteiros? Um deles, de forma brincalhona, cobrou até o reiterado uso da mesóclise pelo síndico atual do Jaburu…

Não pude deixar de reconhecer alguma pertinência na fala do meu debochado amigo.

– Não tem para onde correr! A telinha, para o bem ou para o mal é a máquina de forjar convencimentos. Semblante sério, tom solene, circunspecção ou mesmo bom humor e despojamento, tudo pode ser construído com caras, bocas e mão, desde que colocados pela pessoa certa e no momento certo. Aqui, uma proposta aparentemente razoável de tirar o país do atoleio econômico em que se encontra; acolá, a evocação de um preceito constitucional ou mesmo de uma legitimidade pela via eleitoral e tudo o mais se arranja.

Escusado dizer que o neoliberalismo temeroso é de gosto das empresas para as quais os ilustres jornalistas vendem sua força de trabalho…

***

Quem quiser saborear a pergunta feita pelo jornalista e colunista de O Globo Ricardo Noblat sobre como o entrevistado se apaixonou pela sua atual mulher, pode conferir abaixo:

.

Entrevista completa a seguir:

.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: