Funções da Linguagem

.

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

capitales-e.

.

nquanto os guardiões da República parolavam de acordo com os códigos do que se diz mundo civilizado, que até admite alguém morrer de fome ou numa fila de espera por falta de atendimento médico, porém jamais uma ofensa verbal sem que seja precedida da palavra “excelência”, o Saci e a Vaca Tatá papeavam animadamente acerca das inúmeras possibilidades do uso da “parola” em múltiplos contextos.

Como desafio, a Vaca Tatá propôs ao Saci que bolasse um meme com dois dos mais badalados figurões atualmente iluminados pelos holofotes da mídia nacional.

Em um piscar de olhos o Saci, correu para o computador e foi logo mouseando um meme. Não contente, olhando a produção sacizesca, a Vaca Tatá indagou em qual função ou funções – de acordo como o linguista Jakobson -, aquele trabalho poderia se enquadrar.

Aí o Saci subiu nos tamancos.

– AH! Vai te catar, Vaca! Hum! Imagine! Explicar charge, explicar meme! Já se viu? Eu, hem! Se não entendeu, o problema é seu, ora essa! Me deixa morrer vestido que defunto nu é muito feio, bovina!

E saiu furibundo da sala onde se encontrava.

A Vaca Tatá, serena como sempre, continuou mascando o seu chiclete natural, sem pressa de nada.

Do canto onde eu observava tudo, diante da irritação súbita do meu amigo de gorro vermelho e pito, não tive como não lembrar das ponderações de dois filósofos dos quais, tempos atrás, havia lido alguma coisa. O primeiro deles foi Demócrito, que teria dito que “o mundo é feito de átomos, vácuo e palavras”. O outro filósofo, que também era matemático, é Henri Poincaré, para quem “enquanto a lógica apenas demonstra, só é possível inventar pela intuição”.

Uma das boas coisas da vida é jogar pensamento fora. Talvez nisso consiste ser ou não filósofo, pensei com meus botões. Profissional ou amador.

.

sem-legenda-16Que frases poderiam conter os balões para ilustrar as funções de Jakobnson?

.

funcoes-da-linguagem-16

A ênfase em um ou mais elementos dá nome à função ou funções.

.

cordialidade-16Em qual ou quais das  Funções da Linguagem, propostas por Jakobson, teria se apoiado o Saci para dar vazão à sua intuição sobre os protocolos republicanos? Teria dado ênfase à Função Referencial para traduzir a objetividade do real? Ou teria se deixado conduzir pela Função Emotiva? Seria o real uma obra aberta sem verdades absolutas, mas com possibilidades de múltiplas composições a partir do lugar em que o emissor se posiciona? Vá saber…

…………………………………………

Quem foi Roman Jakobson?
Roman Osipovich Jakobson foi um pensador russo que se tornou num dos maiores linguistas do século XX e pioneiro da análise estrutural da linguagem, poesia e arte. (Wikipédia)
…..
(Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)
Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: