Pavimentação temerosa

.

pavimentou-17.

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

cap-s.

.

egundo o Saci, seria uma imprudência tentar atribuir as mazelas que o país está passando a um único responsável. Tudo indica que as ocorrências do real estão submetidas a múltiplos fatores. É verdade que cada um, de acordo com sua visão de mundo, tem lá suas explicações de bolso..

Abusado que só ele, o pestinha fez uma provocação e eu, mais que ligeiro, a publiquei numa lista de “zap”. Destaco três respostas publicizadas diretamente no citado ambiente virtual. A primeira delas menciona que “Haverá necessidade de múltiplas investigações e teses de doutoramento para uma aproximação dos acontecido.” A outra isenta o governo petista de responsabilidade: “Certamente não foi o Governo Dilma nem o Governo Lula!”

A terceira se manifesta desta forma: “Sabemos sim, AVALIAÇÕES são feitas. Podemos reconhecer erros, CONTRADIÇÕES, bem como os acertos. O que fazer? Estar com a classe trabalhadora defendendo suas reivindicações. Aonde ela está,  organizada e em luta”.

Tenho muito apreço pelos três colegas que assim se manifestaram, concordo com todos eles que o momento em que nos encontramos é gravíssimo, e que precisamos nos organizar para uma luta sem trégua contra um governo biônico que tem como horizonte penalizar o trabalhador brasileiro para favorecer o grande capital daqui e de além-mar. Tudo isso temos acordo. Mas não posso deixar de mencionar a parcela de responsabilidade do governo petista por parte desse imbróglio aí posto. Não podemos esquecer, para ilustrar, que até pouco tempo Geddel era incensado pelo PT… Não podemos esquecer as tais alianças espúrias para a governabilidade que deu no que deu. Nenhum voto deve ser incondicional.

No bojo das críticas, as IFES têm que fazer o mea culpa. Por que não? As universidades brasileiras, infelizmente, a meu ver, não se portaram como interlocutoras críticas que deveriam ser.Para complicar, o sindicato ficou dividido com o surgimento do Proifes, que alguns afirmam ter sido uma criação do governo petista…

Na UFBA, por exemplo, verificou-se a sintonia (ou subserviência se preferirem), da administração central com os governos estadual e federal, ambos petistas, que foi, para dizer o mínimo, simplesmente vergonhosa. Vide Reuni, vide marco regulatório da UFBA forjado sem a participação da comunidade universitária, vide aprovação da EBSERH privatista, só para lembrar algumas situações. Chegamos ao cúmulo de conselheiros do Consuni, sempre antenadíssimos com a crítica da política privatista, se refugiarem na abstenção, durante a votação da EBSERH, alegando pouco esclarecimento acerca do que se mencionava como privatização dos hospitais univeritários –  por ordem e vontade do Palácio do Planalto. Registre-se que segmento pro-governo petista, dito “de esquerda”, tradicionalmente de eloquência afiada, se fingiu de morto ou foi tomado de repentina timidez e comedimento com o verbo.

Felizmente a FACED, de algum modo, tem sido um ponto fora da curva…

Ao trocar umas ideias com o Saci e a Vaca Tatá sobre o assunto, o pestinha foi enfático:

– Hora de lutar, sim, chefia! Mas não podemos cair no marketing da vitimização dos  partidos defenestrados pela astúcia do presidente biônico et caterva.

Com sorriso irônico, a Vaca Tatá concordou com o Saci balançando os cornos. Alfinetou em seguida:

– Ou será que pensam que todos os docentes são dotados de cérebros bovinos?

Contendo a gargalhada num momento tão sério, apenas ponderei:

A hora é de esquecer as difernças ideológicas e somar ombros, braços, pernas e cérebros em favor do bem comum, tão difícil de ser compreendido pelos egos napoleônicos. Até porque, considerar um docente como adversário de ideias não é condená-lo à condição de inimigo.

ENQUANTO-ISSO

 

santos-17

.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: