Transporte no Brasil – J. Xavier

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A MATRIZ DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE NO BRASIL

Joaquim Xavier Cerqueira Neto
Prof. Aposentado do IGEO/UFBA (*)

 

INTRODUÇÃO

E.

.xiste no Brasil grave distorção na matriz de infraestrutura de transporte e seus modais, cujas consequências no setor rodoviário chegam a níveis desumanos, são extremamente onerosas para o Povo e bloqueiam o desenvolvimento do País, haja vista a diversidade e natureza das nossas riquezas, distribuição dos polos econômicos regionais e demais aspectos geopolíticos. Assim é útil para esse entendimento a visão da MATRIZ DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE estudada pelos Engenheiros (área de concentração Estradas e Transporte) no contexto de matérias e disciplinas como MEIOS DE TRANSPORTE, ECONOMIA, PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E TRÁFEGO. Essa matriz está sintetizada, abaixo, considerando na análise e discussão da matriz uma determinada massa padrão1 com ênfase nos 03 primeiros modais, abstraindo-se o transporte de passageiros nos 03 primeiros modais.

 

Continue lendo (arquivo em PDF): A Matriz de Infraestrutura de Transporte no Brasil

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helicóptero

—————————-

(*) (Trabalho de natureza socioeconômica, política e ambiental)
Joaquim Xavier Cerqueira Neto
Engenheiro Civil e Geofísico (RNP 0510898009)
Professor UFBA (aposentado)
Salvador – Bahia 23-10-2014

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2 Respostas to “Transporte no Brasil – J. Xavier”

  1. altino Says:

    PREZADOS,
    qual a responsabilidade dos professores da UFBA na problematização do Modelo socioeconômico brasileiro, algo não discutido nem aprofundado nas eleições?
    No processo eleitoral os candidatos não discutiram pontos centrais do modelo, a subordinação e dependencia do país mas, explicitou as profundas limitações na análise dos problemas do país.
    Como a população, especialmente os trabalhadores, podem contribuir para mudanças necessárias no modelo se não conhecem a estrutura, funcionamento, condicionamentos, limitações, dependencia e subordinação de partidos, governos e das gestões ao grande capital?
    O fim do processo eleitoral do qual a populaçao foi apenas mera expectadora, abre outro momento ainda mais importante que é o da continuidade da vida e com ela a necessidade real, concreta que se formule e implemente políticas e, elas vão depender da maior ou menor participação da sociedade.
    Como esperar mudanças no sentido do interesse da sociedade se só a Bancada Ruralista conta com 26 senadores (de 81) e 171 deputados (de 513)?
    A missiva do prof. JOAQUIM mostra um tipo de contribução dos docentes da UFBA.
    Considerando o conhecimento elaborado e acumulado na UFBA e as exigências do quadro sociopolítico, mais uma vez apela-se à comunidade docente com vistas a se criar um PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA, a ser institucionalizado pela REITORIA, a ser desenvolvido por todos os professores, contribuindo para formação de sujeitos sociais, conforme prevê os estatutos desta Universidade mas não levado a prática.
    Saudações e que os resultados da eleição de hoje assegurem caminhos progressistas!
    altino

  2. Joaquim Xavier C. Neto Says:

    ERRATA. Onde se lê:

    (..) Sem estes cuidados o problema será
    utilizado da pior forma para gerar um intenso movimento paredista de caminhoneiros no
    Brasil, a exemplo do que aconteceu em 25 de julho/2012 quando uma paralisação
    nacional (vide Fotos FOTO – A, B e FOTO – C abaixo).
    já ocorreu em alguns Estados, há pouco tempo), potencializando perigosamente o
    desabastecimento. É importante notar que a exploração de trens mistos por parte da
    iniciativa privada, terá pouca ou nenhuma sensibilidade para com esse contingente de
    trabalhadores.
    ———
    Leia-se:

    Sem estes cuidados o problema será utilizado da pior forma para gerar um intenso movimento paredista de caminhoneiros no Brasil, a exemplo do que aconteceu em 25 de julho/2012, potencializando de modo perigoso o desabastecimento (vide FOTOS – A, B e C).
    É importante notar que a exploração de trens mistos por parte da iniciativa privada, terá pouca ou nenhuma sensibilidade para com esse contingente de trabalhadores, daí a premência da ação governamental.
    (O Autor)
    —————-

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