948 – Descaminhos da educação baiana

image.

O .

.

início do ano letivo de dezenas de professores da rede pública estadual de ensino está prometendo muita dor de cabeça. Para não fugir da regra de insensatez do governo Wagner, a Secretaria de Educação (SEC-BA) resolveu bloquear a matrícula dos turnos vespertinos e noturnos de alguns colégios de Salvador.

Especula-se, na melhor das hipóteses, que não tenha havido demanda. Ninguém explica, ao certo, o que houve. E dizer que o governo é tão pródigo em propagandas eleitoreiras no rádio, na TV, nos jornais, nas redes sociais, nos outdoors!… Há quem diga, entretanto, que o mercado imobiliário pode estar de olho em terrenos onde estão construídas algumas escolas, como é o caso do Colégio Odorico Tavares, no Corredor da Vitória. Fala-se ainda, em relação ao citado colégio, que a estratégia é matá-lo por inanição, uma vez que os moradores da Vitória se sentem incomodados com a presença de adolescentes de bairros humildes que estudam naquela instituição.

Enquanto isso, professores desesperados se apertam em pequenos gabinetes da SEC-BA tentando resolver a questão da complementação de suas cargas horária, uma vez que, com a supressão dos turnos vespertinos e noturnos, são obrigados  a recorrer  a outros colégios. Que por sua vez estão com seus quadros completos.

Quem esteve na SEC-BA nos últimos dias pôde ver a imagem do desespero nos docentes de plantão, dezenas deles aguardando atendimento, famintos, amargurados, tentando resolver um problema que não foi criado por eles.

Em instituições preocupadas verdadeiramente com o cidadão, a solução seria, através do sistema informatizado, levantar as vagas disponíveis em estabelecimentos escolares e distribuí-las de acordo com o local de residência de cada docente. Evitando, assim, o odioso tráfico de influências que, ao fim e ao cabo, termina por jogar um profissional contra outro, e enfraquecendo a categoria já tão desprestigiada.

Ao indagar se é “incompetência ou desleixo” por parte dos gestores da coisa pública, qualquer observador mais antenado, ainda poderia questionar se não seria também o caso de acrescentar o atributo de “perversidade”…

Pelo visto, não estaria exagerando ou cometendo injustiça.

.

BARRETO-ONDE-ESTÁS

No dia do nascimento do “Poeta dos Escravos” o Saci clama pelas potestades divinas… Para quem sofre, três ou quatro anos parecem milênios!

.

Odorico-na-UTI

.image

Leia também:

Fim do Colégio Odorico Tavares?

O Colégio Odorico Tavares está na UTI?

.

Anúncios

6 Respostas to “948 – Descaminhos da educação baiana”

  1. Menandro Ramos Says:

    A ironia do real é que, há vinte anos, o carlismo de direita construía no Corredor da Vitória um colégio de cinco andares com laboratórios, anfiteatro, quadra esportiva. Exatamente duas décadas depois, o governador de um suposto partido de esquerda quer exterminá-lo… O que passa na cabeça de um jovem diante de tanta contradição?

  2. M. Henena Bueno Says:

    Quando cheguei à Bahia pela primeira vez tive conhecimento de nome ligados à educação como Anísio Teixeira, Isaías Alves, entre outros. Sem falar em outros nome emblemáticos como Jorge Amado, Caymmi, Glauber Rocha… Meus familiares do sul diziam que eu estava deslumbrada. E estava mesmo.

    Quatro décadas depois, eu vejo como a Bahia mudou, Salvador mudou, e talvez para pior. Claro que sem desconsiderar o progresso pelo qual a capital baiana passou…

    Ontem pude testemunhar a imagem do desespero que uma amiga passou. Nervosa, abalada, humilhada depois de passar o dia inteiro na SEC, no CAB, tentando batalhar um colégio para complementar sua carga horária. Segundo ela, uma só pessoa para atender dezenas de professoras, com permanentes interrupções para assinar papéis, atender ligações – um caos, enfim. E sem nada resolver. Na segunda-feira estará na SEC novamente, com marmita e tudo, para não ter que se empanturrar de biscoito com água gelada.

    Não tem como não lembrar de um outro baiano bem mais antigo:
    TRISTE BAHIA! TÃO DESSEMELHANTE!

    Enquanto isso autoridades fazem intermináveis sessões de “peeling”!

  3. Sisan Says:

    Verdade absoluta! cd o botão curtir? rsss

  4. Luciano amorim Says:

    Sou um dos que também está nesta triste situação de professor excedente por conta da implantação de um projeto chamado “Ressignificando a aprendizagem” no qual só há a necessidade de um professor na turma. A SEC-BA não tem listas de vagas atualizadas e já fui encaminhado para duas escolas em que não há vaga.

  5. Andrea Santos Says:

    As mentiras do presidente do PT Everaldo Anuncianção em artigo com hilárico:

    Verdades e avanços da educação na Bahia

    Ao ler o artigo “Verdades e avanços da educação na Bahia” do presidente estadual do PT, senti um mixto de indignação e nojo, pois o seu artigo soaria mais realista se fosse “Mentiras e retrocessos da educação na Bahia. Nunca na história desse estado, um governo maltratou tanto os professores e alunos como governo atual. Foram quatro meses sem salários,115 dias sem aulas e sete professores mortos por desgosto.

    Falar que o presidente do DEM “usa e abusa do descaso com a verdade” é no mínimo leviano, pois os dois nesse aspectos são semelhantes no descaso com a educação, mais o PT faz mais… pior. Vamos às verdades senhor Everaldo Anunciação: foi ampliado o número de vagas nas escolas, mas todos os anos a evasão escolar bate recordes anteriores. Sabe porque? por falta de merenda escolar, piloto, professores, pagamentos de terceirizados e pela crescente violência.

    Enquanto o estado gasta mais de R$1.800,00 com um preso, destina à merenda escola apenas míseros R$0,27 para cada estudante por mês – e até o mês passado essa verba não tinha chegado às escolas (gastos com a copa ou economizando para eleição?). Se a Bahia era a campeã nacional com 2,7milhões de analfabetos no governo passado, o atual a transformou na campeã nacional do analfabetismo-funcional. O Ideb apontou na Bahia os piores índices na educação.

    Onde há valorização profissional se 70% dos professores na Bahia são temporários e a gratificação de regência que no governo passado era de 50%, no governo do PT desceu para 31%? Quanto a criação de novos campos universsitários é outra imbroglio. quem ganhou mesmo foram as empreiteras que encheram seus cofres com o dinheiro do povo, pois não foram contratados profissionais efetivos, mas REDAs E PSTs.

    Alguns campos estão cheias de obras interrompidas, condenadas, atrasadas e as que funcionam, funcionam com professores temporários e muitos sem o nível exigido pela Lei LDB/9496. Verdades e avanços da educação na Bahia nunca na estória desse governo coadunaram com o Wagner e muitos menos coadunará com o poste candidato desse governo nefasto.

    Para não ser contestado, o Everaldo, presidente do PT, não colocou nenhum meio de lhe enviar esse comentário. Pensam que o povo não pensa, por isso a cada eleição voltam o retrocesso das práticas passadas. A embalagem pode até ser NOVA (o PT está todo maquiado, e não falo aqui só das cores), mas o conteúdo é o mesmo velho e exausto de sempre.

    E pensar que por quase duas décadas militei nessa porcaria dedicando minha energia e juventudade, acreditando que o PT era o único diferente dos demais partidos. Hoje vejo soçobrar meus sonhos no mesmo lamaçal que estão os demais partidos. O que é pior, o barrão-mor do chiqueiro é o meu ex-ParTido.

  6. altino Says:

    OLÁ,
    assim como essa, importante manifestações sobre outras áreas para que se possa construir a real imagem desse governo.
    E, para completar, a UFBA (leia-se professores) não se dispõem/propõem a contribuir para educação sociopolítica promovendo eventos sobre a ideologia do voto!!
    Saudações,
    altino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: