A PEC de Meirelles

.

meirelles-2016

.


Prof. Francisco Santana
Aposentado da UFBA

cap a 2.9.

.

PEC 55 feita pelo Ministro Meirelles, tem como objetivo principal obter superavit primário, para pagar os juros da Divida Pública. Mas por que, na concepção de Meirelles, pagar esses juros é mais importante do que investir em Educação e Saúde, p.e.?

A explicação é simples. Meirelles se aposentou aos 55 anos de idade, em Massachusetts, EUA, onde a expectativa de vida é de 80,3 anos. Também se aposentou só com 28 anos de trabalho e com uma aposentadoria de R$250.000,00 (a depender da cotação do dólar) mensais. Espertamente, ele dirá que essa aposentadoria é paga por um fundo de pensão privado americano e por isso não onera o cidadão brasileiro. Não é verdade. Os fundos de pensão privados americanos são uns dos principais fregueses da Dívida Pública Brasileira. E depois da crise dos & ldquo;subprime”, quase que faliram e tiveram que ser socorridos pelo Governo Americano. Então, os papéis mais confiáveis para esses Fundos, são os papéis garantidos por governos, como os da dívida pública brasileira, a que paga maiores juros hoje no mercado.

Se fizermos a Auditoria Cidadã da Dívida, como manda a Constituição e como foi votada agora no Congresso poderíamos saber quanto exatamente é destinado, dos três bilhões de reais que pagamos diariamente de juros da dívida, para a aposentadoria do Ministro Meirelles. Mas nem ele nem Temer, deixarão fazer essa AUDITORIA. É daí que vem a urgência da PEC de Meirelles; a sua aposentadoria corre risco, caso o Brasil continue com deficit primário. Como é fácil enganar o povo brasileiro.

Adendo: Deduz-se claro porque a PEC deve durar 20 anos. Meirelles pretende viver até no mínimo os 91 anos.

 
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: