A Proifes fede ração

.

Proifes-fede-ração-2015.

A.

.

Profa. Maria Inês Marques (FACED/UFBA), como competente pesquisadora da área de História, prima pelas minúcias. E foi num desses seus exames atentos que os seus olhos de águia se depararam com uma denominação incorreta da famigerada Federação Proifes, essa coisa criada sob os auspícios do governo federal. Sendo assim, para resumir a história, nas centenas e centenas de postagens do Saci, feitas no seu arreliento Blog, o coitado vai ter que fazer trocentas mil e não sei quantas correções. É mole?

É que ela vem com a ponderação de que é “a” Proifes e não “o” Proifes, como costumamos grafar. Aliás, a Prof. Maria Inês até já havia chamado a atenção do pestinha, mas ele e eu acabamos relaxando a guarda gramatical. Como não tenho mais idade para fazer esse tipo de serviço pesado, passei-lhe a incumbência. Esperneando feito uma tanajura no palito (oh! suprema maldade!) ele concordou, com a condição de eu postar na lista o título do assunto;

PROFESSORA DA UFBA QUER MATAR O SACI

Meio sádico, topei na hora. Só não sei se ele vai cumprir o trato.

Abaixo, a mensagem da Prof. Maria Inês que circulou nas listas da UFBA.

Menandro Ramos
Assesssor deste Blog.

—————————————————

Olá pessoal,

Venho por meio desta mensagem solicitar ao bravos/as companheiros que escrevem suas posições em relação àquela  federação, que empreguem o artigo corretamente. Trata-se da proifes federação, não pode ser o proifes sindicato, porque Sindicato é o Andes.

Ao não utilizarem corretamente os artigos, ocultam que existe uma legislação trabalhista pautada na unicidade sindical, Sindicato é o Andes. A apub não é sindicato é uma seção sindical, que está fora do sindicato nacional. Conforme o Estatuto do Andes, para participar das instâncias decisórias, a S.Sind deve fazer repasse de uma cota mensal para a Nacional, em caso da suspensão de pagamento, suspende-se a participação da S. sindical. Há muitos anos suspenderam o pagamento.

Se a Apub não é do Andes, se proifes não pode assinar nada, porque é federação, se a lei manda que um  sindicato assine o acordo, como pode um sindicato ficar à reboque de um reduzido grupo? Se os agentes do Estado concebem uma aberração legal deste porte,  ministro negociando com grupo e festejando assinatura de acordo com papel e caneta, se a maioria dos sindicalizados permitem, que fazer? Se desde Renato de Oliveira, com a Ged, este grupo nos entregou de bandeja ao Mec diversas vezes e continuam na cena, que fazer?

Haverá holofote maior que a História?  Nesta greve como nas outras, o grupo entra no circuito de negociações pelas beiradas, e pior, com ares de proprietários e dando sua versão dos fatos, negando quem a construiu a greve: o Andes. Ninguém vê isto? A prática é deixar o trabalho de construção da greve para a oposição, eles são sempre contrários. Porém, tudo muda quando são chamados pelo governo à negociar e as negociações seguem a pauta deles (Mec-proifes). Como o pequeno grupo consegue isto? Aí é outro problema.

O uso dos artigos definidos por parte deste grupo,  eu entendo como uma manifestação de machismo e um inequívoco erro gramatical. Nada aqui é risível, tudo intencional. Todos sabem que dentro do sindicato nacional havia uma corrente denominada Andes Autônoma e Democrática, portanto, a corrente. Sua hegemonia incomodou e foi formado  o grupo autodenominado proifes. Este pessoal, se dirigia/dirige ao Andes utilizando o artigo definido A, com tom sarcástico, como se se isto diminuísse a entidade. Curiosamente, eles criaram uma federação se intitulam o proifes?  Querem ser o sindicato? Haveria alguma discriminação embutida no uso dos artigos?

Independente das respostas, aos companheiros/as, peço observância do emprego dos artigos, para não reforçarmos entendimentos subjacentes e equivocados,  a federação não é o Sindicato. Sindicato é o Andes, a Apub é Seção Sindical do Andes. Isto não é qualquer coisa, na verdade, atualmente a Apub não é nada, talvez só uma associação se estiverem usando o estatuto de associação que originou a entidade.  Alguém sabe dizer o que somos perante a justiça do trabalho?

O sindicato nacional tem um Estatuto, Seção Sindical tem Regimento, o da apub foi mudado, ainda assim, bastaria segui-lo para destituir a diretoria e começar novo tempo. Já viram este filme? Achei muito estranho a diretoria chamar para discutir, Andes, proifes… blá,blá, blá. Não há o que discutir. Se os sindicalizados quisessem, já que estão totalmente cobertos pela legislação e pela justiça (causa movida e ganha pelo Chico), elegeriam  uma diretoria nova e provisória, que prepararia eleições e um congresso docente para a nova direção. Para retornar ao Andes, como se daria este acerto de contas? Existem muitos aspectos a decidir, Regimento, pagamentos ao caixa da nacional, a Apub, que continua na CUT, aliás, por onde o grupo entrou nos SPF.  Quando, se por acaso um dia, a Apub voltar a se ligar ao Andes, estas questões terão que ser enfrentadas.  Na hipótese de aparecerem propostas de transição lenta e gradual, ou que protelem o retorno para o Andes, pensem bem, quem está com eles hoje, ou sempre, não abrirá mão da entidade, como nunca abriu.

Então Roquinho, não tem esta de Ba x Vi, agora é saber se vamos retomar a legalidade nos somando ao sindicato nacional, ou continuamos ilegais, pois Apub não é sindicato, associação não é sindicato, federação não é sindicato.

Zé-Roque-2015

POR UM CONGRESSO SINDICAL DA APUB – ANDES, SOB NOVA DIRETORIA.

Grata por ler até aqui e reitero: Andes-Sindicato Nacional.

Maria Inês Corrêa Marques

3 Respostas to “A Proifes fede ração”

  1. JOSÉ ROQUE MOTA CARVALHO - IQ/UFBA Says:

    Art. 1º – (NASCEU O) O PROIFES-Fórum dos Professores de Instituições Federais do Ensino Superior, inscrito no CNPJ sob o nº: 07.103.301/0001-90 será transformado, a partir da entrada em vigor do presente Estatuto, (SE TRANSFORMOU EM A) na Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, doravante denominada PROIFES-Federação, (E É UMA ASSOCIAÇÃO) associação civil de direito privado e caráter sindical, sem fins lucrativos e duração indeterminada.

    Com certeza o DO MEIO SERIA EXTERMINADO. Os invejosos jamais aceitariam esse sacrilégio. Vamos Bahêa minha p….

  2. altino Says:

    INES, ROQUE E DEMAIS COLEGAS!
    O debate proposto e aprovado em Asembleia de Greve – Andes-
    SN x Proifes – está marcado para amanhã, dia 23/07/15, 14 hs.
    Oportunidade impar para os preocupados com os destinos do movimento docente no Brasil e a necessidade de retirar o Cavalo de Tróia colocado pelo governo a conivência de professores, participarem explicitando todas as manobras e ilegalidades perpretadas pelo grupo dirigente da APUB.
    Aos que quiserem relembrar os fatos, acessem o Blog do Saci onde está arquivada toda documentação sistematizada pelo prof. FRANCISCO SANTANA!
    saudações!
    altino

  3. altino Says:

    OLÁ!
    Operacionalizando decisão de Assembleia, o Comando Local de Greve – com a participação da Diretoria da APUB – agendou debate no dia 23/07/15, com representante do Andes-SN e do grupo Proifes.
    Em mais um jogada espúria a diretoria marcou PALESTRA específica com representante do Proifes – sem convidar o do Andes-SN – com os aposentados da UFBA, no dia 23/07 pela manhã.
    Na reunião de hoje, dia 22/07, pela manhã (com participação da Diretoria), avaliou-se mais essa manobra da Diretoria e orientou-se a participação do CLG para falar sobre a greve.
    Convida-se TODOS para discutir esse assunto de relevante interesse!

    NO Blog do Saci pode-se acessar exposição do prof. AMAURY, diretor do Andes-SN, em que explicita de que forma acordo assinado pelo PROIFES provocou perda de 50% nos salários dos Aposentados!!
    saudações,
    altino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: