Aécio, Dilma ou Marina?

trio…………………………………………………

duo

A.

.

rejeição a Aécio Neves, aponta para os incautos, de forma equivocada, duas alternativas supostamente mais à esquerda. Ledo engano. Dilma é ex-esquerda. Embora seu passado não a condene, ao contrário, capitulou-se na atualidade diante do capital. A Copa do Mundo no Brasil mostrou isso. O governo brasileiro, capitaneado por Dilma Rousseff, redeu-se à FIFA, vendeu-se ao capital financeiro. Do ponto de vista da integridade moral, não tenho dúvida que Dilma não é Lula – isso não! -,  mas ela acaba sendo instrumento do partido de Lula.

Quanto a Marina Silva, ela tem uma história de subserviência ao PT e, sobretudo, de silêncio cúmplice. Sem falar que ela não está blindada contra o capital financeiro, conforme alguns ingênuos imaginam. Ao contrário. Mostrou-se dispostas a fazer as alianças mais espúrias para envergar a faixa presidencial. Isso para não alongar a postagem… Muitas outras qualidades negativas poderiam ser aqui apontadas.

Quanto ao discurso que alega ser Marina Silva financiada por George Soros, entre outros, não vejo grande diferença de Dilma Rousseff, que tem o apoio da Odebrecht, da OAS só par citar dois financiadores pesos-pesados conhecidos de sua campanha.

Poder-se-ia, então,  distinguir a opressão ao trabalhador vinda do capital nacional, como sendo distinto da opressão do capital internacional?

Creio que a melhor opção para o trabalhador, no primeiro turno, está nos partidos verdadeiramente de esquerda. Os chamados nanicos, que não passam de 1% nas pesquisas divulgadas pela Globo e similares.

Quanto ao segundo turno, se houver, não resta, senão, a opção ao 00 (zero-zero). E isso, na melhor das hipóteses, considerando que as urnas eletrônicas registrarão apenas a vontade do eleitor… Nada mais além disso!

Menandro Ramos
FACED/UFBA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: