Antônio Câmara: cientista ou adivinho?
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ouve quem dissesse que o vídeo abaixo seria uma resposta do Prof. Antônio Câmara ao Manifesto dos Apoiadores da Chapa 1. Nada mais equivocado, pois a gravação em que o Prof. Câmara se manifesta, “radiografando” o Proifes, ocorreu ontem à tarde, durante o debate entre a Chapa 1 e a Chapa 2, no auditório de Arquitetura/UFBA, chapas essas que concorrem à direção da APUB no biênio 2015-2016. Essa é a mais pura verdade!… “A menos que o Prof. Câmara tenha trocado a ferramenta da Sociologia por práticas adivinhatórias”, conforme pondera o meu amigo de gorro vermelho e pito.
Assista ao vídeo e confronte-o com o Manifesto dos Apoiadores da Chapa 1, logo abaixo. Ao que me consta, o referido Manifesto veio ao mundo após o debate de ontem. Ou, pelo menos, enquanto o referido debate acontecia.
[MANIFESTO DOS APOIADORES DA CHAPA 1]
A APUB, nos últimos anos, conseguiu aliar duas virtudes que nem sempre caminham juntas no movimento sindical: de um lado, permaneceu inflexível na luta pelo direitos dos professores da UFBA, seguindo um pauta inegociável de manutenção de direitos e de defesa do universidade pública e de qualidade e, por outro lado, tem sabido manter uma postura lúcida, democrática, nunca renunciando ao diálogo.
A CHAPA 1 é a melhor expressão de um movimento sindical que deixou para traz o discurso panfletário e vazio e, com isso, abraçou um projeto de democracia interna participativa e adotou um comportamento baseado na luta sem tréguas pelo avanço dos direitos pela qualidade de trabalho e no diálogo aberto, amplo, livre. É importante ressaltar esse ponto, porque não podemos aceitar que o discurso do ódio, do confronto gratuito e ideológico contamine nossas práticas sindicais.
A proposta da CHAPA 1 não foi construída CONTRA alguém, mas A FAVOR de certos princípios: 1) defesa da carreira, remuneração e a melhoria das condições de trabalho; 2) manutenção adequada e expansão, com qualidade, das instituições federais; 3) participação ativa na construção de uma sociedade mais desenvolvida, justa e democrática; 4) consolidação do sindicato como lugar de professores, de diversas unidades e gerações, para construção de laços de afeto, troca de informações sobre dificuldades enfrentadas e vitórias obtidas, celebração da vida,na qual assumiram a tarefa de formar cidadãos e profissionais.
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