APUB atira para todos os lados

.
N.
ada como um dia atrás do outro com uma “noite cultural” no meio… – filosofou sorridente o Saci ao ler a nota no site da APUB sobre a ocupação do CPD da UFBA pelos estudantes. Na verdade, não apenas o Saci está perplexo diante das últimas posturas adotadas pela diretoria da APUB, atirando para todos os lados. Muitos docentes da UFBA têm queimado os miolos tentando descobrir a razão do súbito engajamento dos atuais ocupantes da casinha da rua Padre Feijó. Com a mesma tranquilidade que vem financiando eventos do Proifes governista, a exemplo das diárias pagas a delegados com parte da grana que deveria ser, por direito, destinada ao ANDES-SN, agora a atual direção da APUB hipoteca solidariedade aos estudantes que contestam as políticas da direção central da UFBA. Logo essa diretoria que tem sido, como as anteriores, tão palaciana. Alguns insistem em dizer “Aí tem coisa! Prego sem estopa eles nunca dão!”.
.
Quem ficou chocado ao ver a APUB patrocinando discussão até sobre as últimas manifestações do país, que no fundo são contra o governo que a diretoria apoia, agora fica de queixo caído diante da aparente “rebeldia” da direção da entidade sindical contra a Reitoria da UFBA. Não é à-toa que estão dizendo – maliciosamente! -, por aí que o Saci tem pautado o site as APUB. E o pior de tudo é que ele não afirma nem nega a colaboração. Apenas, o pestinha sorri com um ar malicioso, como se quisesse adiar uma revelação…
.
Que o Leitor e Leitora deste Blog confrontem a nota publicada no site da APUB e o que noticiou o “InformANDES on line”.
.
.
ocupação-CPD
.
informeSINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Data: 24/07/2013

Estudantes mantêm ocupação do CPD da Ufba em Salvador

Cerca de 50 estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) ocupam o Centro de Processamento de Dados (CPD), localizado em Salvador, desde segunda-feira (22), pela falta de compromisso da Reitoria com a assistência estudantil. Os alunos se revezam no local e reivindicam mudanças na universidade.

“São muitas reivindicações, como o aumento da frota do Busufba, mudança no RU [Restaurante Universitário], que tem muitas filas, pouca variação do cardápio e comida insuficiente; além das bolsas atrasadas e com valores congelados”, afirmou a estudante do 4º semestre de Direito, Daiane Ribeiro, em entrevista ao G1. Segundo Daiane, as reivindicações do movimento foram apresentadas à Pró-Reitoria da universidade no dia 22, data do início dos protestos.

“Desde o primeiro dia encontramos a Pró-Reitora de assistência, entregamos um documento e à tarde teve uma conversa, mas as propostas feitas eram vagas, com prazos longos, então decidimos permanecer. Ontem [terça-feira] dois colegas estiveram em reunião com os reitores, conseguimos avanços, mas esperamos um documento por escrito com assinatura. A gente só vai sair daqui com termo de compromisso e documento assinado, a reitora tem que nos ouvir onde estamos”, disse Daiane ao G1.

Carta aberta Na segunda-feira (22), os estudantes divulgaram uma carta aberta com as reivindicações do movimento. “É fato notório a histórica ausência de compromisso com a assistência estudantil na Universidade Federal da Bahia. Compreendida pelos mais variados reitorados – e também o presente – como apenas ‘pagar água e luz das residências universitárias’, os estudantes são tradicionalmente desrespeitados nesta Instituição. Reitora, assistência estudantil deve ser um dos pilares centrais desta Universidade! Assistência estudantil é um direito fundamental”, afirma o documento (confira na íntegra).
Entre as reivindicações, estão questões relacionadas ao Restaurante Universitário (RU), transporte para os estudantes, aumento no valor do auxílio-moradia e calendário fixo para o pagamento de bolsas.

Uma resposta to “APUB atira para todos os lados”

  1. joca Says:

    será que essa “mudança” da apub tem alguma coisa a ver com as eleições para reitoria da ufba que se aproxima? qual o candidato da presidencia para reitor?
    provalvemente seguirao os conselhos do ex-reitor, que já não sei mais se ainda é do isc…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: