Reitora da UFBA recebe Oposição APUB

.

Reitora-da-UFBA-recebe-opos

Num clima de muita cordialidade, a Profa. Dora Leal, reitora da UFBA, ouviu atentamente o relato dos docentes da Oposição sobre as irregularidades da APUB.

A.

proximidade das eleições para a escolha dos próximos dirigentes da UFBA (reitor e vice) levou alguns docentes da oposição a prestarem esclarecimentos à reitora Prof. Dora Leal Rosa, sobre irregularidades da diretoria da APUB. O que impossibilita a sua participação no processo eleitoral – se nada for feito urgentemente -, ao lado do DCE e da ASSUFBA. Sabe-se que a Justiça do Trabalho anulou, em três instâncias, o plebiscito realizado por diretores de gestões anteriores, que tinha por propósito decidir se a APUB seria ou não desligada do ANDES – Sindicato Nacional. O objetivo principal. da audiência com a Magnífica Reitora foi colocá-la a par da situação, uma vez que a diretoria da APUB insiste em publicar inverdades através de “notas de esclarecimento” que nada esclarecem. Ao contrário, omitem o que facilmente pode ser comprovado e abusam da boa-fé do associado.

Durante a conversa, indagada sobre as eleições da UFBA, ela preferiu, em respeito ao Consuni, só falar sobre o assunto após a aprovação do Calendário Eleitoral. Mas adiantou que vai propor ao referido Conselho que o Colégio Eleitoral seja convocado no  dia 2 de junho, uma vez que o seu mandato encerra no dia 19 de agosto. Por lei, ela tem que enviar o processo dois meses antes. Como 19 de junho é feriado de Corpus Christi, terá de fazê-lo no dia 18 daquele mês. A Prof. Dora também adiantou que não buscará a recondução do seu mandato.

Com-o-vice-reitor

O vice-reitor da UFBA, Prof. Luiz Rogério, também foi bastante receptivo aos docentes da Oposição APUB.

.

Diretoria irregular não pode participar do processo eleitoral

Os esclarecimentos feitos pelos professores da Oposição APUB à dirigente da UFBA, além dos relatos verbais, ocorreram também através de documentos comprovantes da derrota da APUB na Justiça, como sentenças, acórdãos etc.

Conforme este Blog vem divulgando, sabe-se que, denunciando ilícitos no processo, o Prof. Francisco Santana conseguiu anular na Justiça o referido plebiscito. Com tal anulação, uma vez que a eleição da atual diretoria se pautou por novo Estatuto, diferente da referência normativa do ANDES-SN, automaticamente a diretoria da APUB perdeu a base legal para representar a categoria.

Nas-escadaria-da-UFBA

A faixa exibida na frente do Palácio da Reitoria da UFBA, pelos docentes de oposição à atual diretoria da APUB, despertou a curiosidade dos transeuntes do Canela. Alguns imaginaram até uma ocupação do prédio…

Há quem cogite que, diante do impasse, e diante da exiguidade de tempo para uma nova eleição da direção da APUB, antes da eleição dos dirigentes da UFBA para o quadriênio 2015-2018, a única forma da entidade sindical docente participar do processo, sem quebrar o rito da representação democrática, é através da indicação em Assembleia Geral de uma diretoria “pro-tempore“.

Seja esse ou outro expediente adotado pela base da APUB, o que não é possível admitir é que a atual diretoria da entidade finja, como vem fazendo há muito tempo, que nada aconteceu a partir da decisão da Justiça, e que tudo continua como antes no Quartel de Abrantes…

————————
Leia também:

A Ópera Bufa da diretoria da APUB
A APUB só mudou de máscara

Anúncios

2 Respostas to “Reitora da UFBA recebe Oposição APUB”

  1. Oposição esclarece à Reitora irregularidades da APUB | Blog do Saci-Pererê Says:

    […] Leia mais AQUI. […]

  2. altino Says:

    PREZADOS COLEGAS,
    complemento informando que, durante a longa e cordial conversa, a oposição conversou sobre a sede de nosso sindicato. Indagada sobre o assunto a Reitora foi muito didática detalhando o projeto de organização espacial do Campus Salvador, destacando que há projeto de expansão da área de saúde para o espaço ocupado pela APUB, assunto informado a diretoria desde meados do ano passado e cujo prazo de entrega do imóvel está, programado, para agosto/14.
    Também conversou-se sobre alternativas, algo que será apresentado aos colegas na assembléia convocada para hoje, dia 13/2, ás 16h na Politécnica, com o assunto Compra de Sede ocupando toda pauta.
    Até a Assembléia,
    altino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: