Assembleia da APUB – 09/07/2015

.

placa vídeo.

Prof. Diego Marques (FFCH/UFBA) – Análise de Conjuntura

………………………………………………………..

Prof. Carlos Zacarias (FFCH/UFBA) – Análise de Conjuntura

………………………………………………………..

Prof. Marco Tomasoni (IGeo/UFBA) – Análise de Conjuntura

………………………………………………………..

Prof. Israel Pinheiro (FFCH/UFBA) – Análise de Conjuntura

………………………………………………………..

Profa. Graça Druck (FFCH/UFBA) – Análise de Conjuntura

………………………………………………………..

Profa. Joaquina Lacerda (Aposentada/UFBA) – Análise de Conjuntura

………………………………………………………..

Prof. Antônio Batista (IBio/UFBA) – Análise de Conjuntura

………………………………………………………..

Prof. Jorge Almeida (FFCH/UFBA) – Análise de Conjuntura

………………………………………………………..

Profa. Mariana Costa (Enfermagem/UFBA) – Análise de Conjuntura

………………………………………………………..

Prof. Ubiratan Félix (IFBA) – Análise de Conjuntura

………………………………………………………..

Profa. Celi Taffarel (FACED/UFBA) – Análise de Conjuntura

………………………………………………………..

Prof. Francisco Santana (Aposentado/UFBA) – Análise de Conjuntura

………………………………………………………..

Doe Sangue pela a UFBA – Campanha

………………………………………………………..

Quando os Educadores Perderem a Paciência – Tito Carvalhal

………………………………………………………..

Transviando o ENEM – Tito

………………………………………………………..

………………………………………………………..

Aguarde outros vídeos!

Anúncios

Uma resposta to “Assembleia da APUB – 09/07/2015”

  1. Menandro Ramos Says:

    Quem não reconhecer o caráter da Greve Educadora, que ora vivenciamos, não tem a menor preocupação em ser justo.

    Por felicidade, gravamos a fala, entre outras, de quatro ilustres docentes, em suas análises de conjuntura durante a Assembleia Geral de ontem, dia 09/07/2015.

    Não temos a menor pretensão de fazer um “análise da análise de conjuntura”, pois competência nos falta nesse ofício. Queremos apenas fazer breves observações de quem se divertiu com a visão de mundo de cada orador.

    Durante muito tempo -, ontem, anteontem e trasanteontem – as falas do Prof. Israel Pinheiro me confundiram. Pareciam-nos surreais, saídas de uma tela de Magritte ou de Salvador Dali, embora sem a genialidade dos dois artistas. De toda forma, que base intelectual tinha eu para julgar um eminente cientista político, doutorado e laureado, salvo engano, pela conhecida Universidad Nacional Autonoma de Mexico? Pensava, mergulhado na minha crassa ignorância: a limitação deve ser minha por não conseguir desvendar o complexo e denso raciocínio do colendo cientista.

    Mas qual não foi a minha alegria, ontem, durante a referida AG, quando os meus pobre ouvidos se encantaram com a fala do Prof. Jorge Almeida, abalizado orador para contestar o mui digno ex-presidente da APUB, uma vez que o mesmo também enverga uma formação à altura do citado Prof. Israel, posto que é membro do Departamento de Ciências Políticas da FFCH/UFBA. Não vou mentir não, a fala do Prof. Almeida me soou como um delicioso trecho musical de Grieg (Assista e ouça, caso queira, AQUI). UFA! Talvez eu tenha subestimado a minha capacidade humana de raciocinar, ainda que não sendo cientista político, e ainda que dotado de parcos neurônios…

    A ideia que ocorreu ao Saci foi formar um campeonato de futebol de salão intelectual entre apenas os dois times nitidamente configurados como radicalmente opostos, a partir das falas: Zacarias/JorgeAlmeida contra Israel/Bira. Parece que não há necessidade de muito esforço para sacar a identidade de cada time. Enquanto o time “Zacarias/JorgeAlmeida” caracteriza-se pelas “jogadas” críticas e contundentes, o time “Israel/Bira” tenta ser defensivo, mas sempre jogando no recuo.

    Para um desavisado que ouve, de primeira, o Prof. Bira (Ubiratan), ex-vice presidente da APUB proificista, pode até pensar que ele é um radical da oposição de esquerda. Os mais atentos, entretanto, manjam logo que ele é da turma de Lula que compareceu ao V Congresso do PT realizado no mês passado, aqui em Salvador. Astutamente é da turma que quer livrar o pescoço do PT da reta, atribuindo à presidente Dilma Rousseff as mazelas pelas quais o país atravessa – política e economicamente (quiçá moralmente também!).

    ***

    Vamos tentar, de repente, ampliar a participação das duplas, quem sabe introduzindo mais um time da pesada, como por exemplo um time que tenha de um lado o Prof. Francisco Santana e do outro o Prof. Joviniano Neto, sendo que o primeiro defendendo a camisa do ANDES-SN e o segundo as cores do Proifes. O diabo é que o Prof. Joviniano não topa debater com o Prof. Francisco… Conforme uma consulta informal que lhe fiz ontem, antes da Assembleia, falou-me que até toparia com o Prof. Antônio Câmara, mas que com o Prof. Francisco, jamais. Como alegação, disse que o Prof. Francisco não respeita o tempo e quer falar muito… Insisti que eu mesmo providenciaria um mediador rigoroso, mas ainda assim ele não topou. Da minha parte, continuarei insistindo o encontro dos dois.

    Segundo uma pessoa com quem comentei o meu convite feito ao preclaro diretor da APUB mencionado, ele teme pela argúcia do Prof. Francisco Santana, que já o derrotou (bem como aos advogados da entidade!) no affaire do plebiscito viciado da APUB… Se é ou se não é, não faço a menor ideia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: