Auditoria cidadã da dívida, já!

.

Criado o Núcleo Baiano de Auditoria Cidadã da Dívida

N.

.

o último dia 15 de janeiro, na sede da OAB, após o debate com a auditora fiscal aposentada Maria Lucia Fattorelli, foi criado o Núcleo Baiano de Auditoria Cidadã da Dívida que se debruçará sobre a dívida interna do Estado da Bahia que beira a oito bilhões de reais.  De acordo com dados da Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda, em 2012, o montante era de R$ 7.876.585.746,55 (sete bilhões e oitocentos e seteta e seis milhões…).

Durante a exposição de Maria Lucia Fattorelli foram apresentados dados estarrecedores do quanto a misteriosa dívida pública brasileira tem contribuído para a miséria do nosso povo.

Núcleo baiano de auditoria cidadã da dívida g

No dia 15/01/14, após o debate sobre a dívida pública com a auditora da Receita Federal Maria Lucia Fattorelli, foi criado o Núcleo Baiano de Auditoria Cidadã da Dívida, na sede da OAB-BA.

Juntamente com o Sindjufeba, o Blog do Saci-Pererê registrou, em vídeo, as falas de Maria Lucia Fattorelli e as perguntas a ela dirigidas pelos debatedores.

Uma experiência que ocorreu no Equador, relatada por Fattorelli, mostra o quanto precisamos investigar a chamada Dívida Pública Brasileira. Convidada pelo presidente Rafael Correa, em 2007, para realizar uma auditoria oficial da dívida naquele país, no final dos trabalhos conseguiu reduzi-la para 30 por cento. Ou seja, o povo equatoriano lucrou 70% com investimentos sociais que passaram a ser aplicados em seu favor.

Após assistir aos vídeos e ler o material produzido pela auditora fiscal Fattorelli, o Saci elaborou umas perguntinhas  básicas para endereçar aos universitários e a quem mais interessar possa:

1. Você sabia que a Constituição Federal de 1988 prevê auditorias da dívida pública, mas até hoje nenhum governo quis realizá-la? Você adivinha o porquê da omissão?

2. Você sabia que em 2011 o Brasil pagou 45,05% do Orçamento Geral da União  em juros e amortização da divida pública (cerca de 700 bilhões) – apesar de Lula da Silva ter dito que o Brasil não devia mais nada aos seus credores -, enquanto destinou, no mesmo ano,  apenas 1,09% ao Programa “Bolsa Família”;  2,99 à educação; 4,07 à saúde; menos de 0,01% para a área da habitação?

3. Você sabia que FHC e Lula privatizaram quase toda a infraestrutura industrial do país, e Dilma está privatizando estradas e aeroportos, e entregando de mão beijada o Pré-Sal?

4. Você sabia que depois da privatização da telefonia, os serviços do setor passaram a ser os mais caros do mundo?

5. Você sabia que o Brasil é a 7ª economia do mundo (era a 6ª há dois anos), mas é o 3º país do globo em pior distribuição de renda e o 84º em respeito aos Direitos Humanos – IDH?

6. Você sabia que a gasolina do Brasil, que gera dezenas de bilhões de lucro para os acionistas privados da Petrobras é mais cara do que em países de economia de menor porte? (em Cuba, Chile, Índia, África do Sul, por exemplo, o preço do combustível é bem mais barato).

7. Você sabia que a energia elétrica do Brasil é a mais cara do mundo e que as Centrais Elétricas de quase todos os Estados já foram privatizadas? (BA, CE, ES, MA, MT, MAS, PA, PB, PE, PA, RJ, RN, SE, SP, TO), ou  parcialmente privatizadas? (GO, MG, PR, RS).

8. Você sabia que o tempo médio de estudo no Brasil e no Zimbábue é de 7,2 anos? (Nos EUA a média é de 13,3 anos).

9. Você sabia que a dívida do Estado da Bahia é de R$ 7.876.585.746,55 (sete bilhões e oitocentos e setenta e seis milhões…)? Você foi consultado para endividar o Estado?

10. Você sabia que sem o conhecimento jamais poderemos mudar esta realidade perversa que nos cerca?

———————-

DÍVIDA-BAHIA

.

Dívida-interna-da-Bahia

Debate sobre a Dívida Pública Brasileira – Abertura

***

Debate sobre a Dívida Pública Brasileira – Parte I

***

Debate sobre a Dívida Pública Brasileira – Parte II

***

Debate sobre a Dívida Pública Brasileira – Parte III

***

Debate sobre a Dívida Pública Brasileira – Parte IV

***

Slides dos gráficos da Auditoria Cidadã

.

AUDITORIA-JÁ-

——————-

Visite o trabalho coordenado por Fattorelli (AQUI)

——————–

Atenção:
Brevemente estaremos disponibilizando outras gravações do debate com Fattorelli.

.

 A

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: