Em defesa dos “laranjas” da APUB

.

Laranjas-da-Apub.

H.

.

á os que, de maneira enfurecida, soltam todos os cachorros no calcanhar do chamados “laranjas” da diretoria proificista da APUB, ou inocente úteis, que disponibilizam seus nomes somente para compor o quadro da entidade. De alguma forma, eu os compreendo. Muitas vezes são colegas  “boa praça”, educadíssimos, que não sabem dizer “não” e, assim, acabam fazendo o triste papel de “vaquinhas de presépio”.

Muitas vezes são pessoas corretas, responsáveis e que gozam do respeito de seus pares em suas unidades de origem, embora sem nenhum envolvimento ou interesse pelo universo sindical, e até mesmo ignorando o mais trivial da militância. Talvez, por isso mesmo, tornam-se presas fáceis dos espertos “capus“, das raposas matreiras com muitos quilômetros rodados…

Este Blog já teve a oportunidade de deixar de fora  das críticas, feitas à diretoria da APUB, o nome de alguns desses “laranjas” – com todo o respeito a esses colegas de boa fé, e perdão, claro, da boa fruta por envolvê-la numa denominação conotativa por vezes tão amarga.

De qualquer forma, causa-nos espécie, ainda, saber que professores universitários, doutos em suas disciplinas, ainda constituem presa fácil dos espertalhões, maculando o seu nome por tão pouco. Sobretudo por vê-los erguendo bandeiras por um mau defunto como o Proifes…

Inocentes!

 

 

Uma resposta to “Em defesa dos “laranjas” da APUB”

  1. Francisco Santana Says:

    Sem entrar no mérito do texto, apenas ando há tempos querendo saber a etimologia de “os laranjas”. Ouví uma versão de que é por que os cáftens americanos usam um chapéu de cor laranja. Alguém tem uma resposta?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: