Estado da Bahia à venda

.

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

I.

nteirei-me do provável  “harakiri” – felizmente apenas simbólico e não confirmado! -, do Prof. Antônio Nery Filho através de uma mensagem recebida da Profa. Beth Borges, do Curso de Serviço Social/UFBA. A Profa. Beth havia lido a postagem que este Blog publicou sobre a onda de privatização que vai tomando o país, sob os mais criativos disfarces (veja AQUI).

Ao ouvir o áudio do desabafo do Prof. Antônio Nery, no Metro1/Rádio Metrópole (fonte AQUI), o Saci teve a ideia de fazer um vídeo do material, para que as imagens e a fala do insigne professor de Psiquiatria tivesse a repercussão que merece ter. O Prof. Antônio Nery Filho é médico psiquiatra e professor da UFBA e vem desenvolvendo um trabalho importantíssimo há mais de três décadas voltado para os dependentes de droga. A perplexidade do referido mestre é pelo fato de uma marca de cerveja ser associada ao nome do Estádio da Fonte Nova. Segundo ele, a bebida é responsável por mais de 75% das mortes violentas ocorridas em Salvador.

No final da entrevista, o notável  psiquiatra aventa a possibilidade de fazer um “harakiri político”. Oxalá não o faça! Precisamos muito da sua ciência, da sua sabedoria. Ele é um dos nomes que honram a Universidade Federal da Bahia.

***

Daí o título sugerido pelo meu amigo de gorro vermelho e pito para o vídeo: “Prof. da UFBA põe fogo no próprio corpo“. Ainda que simbolicamente, preferi recusá-lo. Escolhi “Estado da Bahia à venda“, pois está mais de acordo com a política do governador  Jaques Wagner, tão sintonizado com os empreendedores capitalistas.

Entendo a perplexidade do Prof. Antônio Nery, quando pergunta onde estão a OAB, o Conselho de Medicina – estadual e federal -, o Conselho de Psicologia, Ministério Público – federal e estadual -, Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas,  as instituições republicanas, e por aí vai. A APUB proificista, eu até entendo que não se manifeste, uma vez que suas ligações com o governo são muito estreitas. Aliás, a própria UFBA, teria dificuldades em elaborar uma crítica mais substantiva contra as políticas do governo plantonista, uma vez que seus quadros estão repletos de secretários de governo, políticos licenciados militantes do PT, PCdoB e coligados etc.

O acréscimo do nome de uma cerveja ao Estádio da Fonte Nova, parece-me o resultado de um balão de ensaio anos atrás praticado. Tal qual o poema atribuído a Mayakovsky… Primeiro mudaram o nome do Aeroporto Dois de Julho. E os baianos não fizemos nada… Se foi esse o expediente arquitetado pelos estrategistas do pensamento neoliberal, a mudança de um nome já consagrado pela cultura baiana é o passo número 2 rumo à “privataria” geral, bem mais vigorosa do que a tucana, ocorrida pouco mais de uma década.

Nesse ritmo de empoderamento que o projeto petista vem urdindo, assiste-se à vingança de um dos seus deputados, em nome do seu partido, contra o Judiciário que condenou Zé Dirceu e sua trupe, no episódio do Mensalão.

E assim caminha a Terra Brazilis!….

—————–

P.S. – As considerações aqui não são de ordem moral. O autor deste post considera a cerveja gelada uma das boas invenções da humanidade. Desde que seja consumida na hora certa, no lugar certo e na quantidade certa, de acordo com a aproximação que se pode fazer neste mundo velho de átomos, vácuo e palavras…

———————————————————–

Abaixo, a mensagem da Profa. Beth Borges:

Olá Menandro,
Tenho acompanhado o blog do saci com muito prazer, estando distante e recebendo notícias frescas da terra… estou no Rio.
A propósito de tua melancolia, segue o vídeo do Dr Nery, q vale a pena publicar… vai no mesmo novelo q o teu.
Tambem seria saudável que professores se pronunciassem a respeito, como no chamamento do douto.
Saudações universitárias,
Beth

.

3 Respostas to “Estado da Bahia à venda”

  1. altino Says:

    BETH E MENANDRO.
    ressalto a “exigência” da toda poderosa fifa que levou os sábios governantes e o parlamento a alterar proibição de consumo de bebida nos estádios. Libera aqui, alí….e assim vai acontecendo nessa republica de…
    abraços,
    altino

  2. marco Says:

    Aos protestantes
    Um relato de sobriedade e lucidez…o mundo vai … a Bahia vai … http://www…..com
    Mais nenhum comentário é necessário.

  3. Maria Emília Rodrigues Says:

    Prezado Menandro,
    Faço coro com o Saci neste assunto. Fiquei também indignada e repiquei o audio do Prof. Dr. Antônio Nery para a minha lista de contatos para que mais pessoas tomassem conhecimento. Pouco observei de rebelação da sociedade e a fala de Dr. Nery, um batalhador na área da saúde e da psquiatria é quem se rebela publicamente com a situação. E por conta da minha indignação é que recebi o e-mail com a sua indicação.
    Não fiquemos calados com tudo isso. É importante que a sociedade organizada se apresente nesta discussão, mesmo que consideremos que ela não vá para nenhuma mudança siginificativa, mas pelo menos, fico com a sensação de que estamos vivos e atentos, mostrando-nos publicamente.
    Grande abraço,
    Maria Emília

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: