Luto

.

LUTO

——————————————————

.

————————

Veja também: “O céu estrelado da UFBA” (AQUI)

Anúncios

Uma resposta to “Luto”

  1. osaciperere Says:

    Circulou na lista “debates-l”:
    ———————————-

    Eu não ia falar mais nada pq em minha análise o nosso foco deve ser outro e esse tipo de discussão, hoje, não acumula mais para nada. Mas continuo afirmando, não foi discutida em nenhum momento com a comunidade como um todo, fui conselheiro do Conselho Gestor desse hospital em 2012 inteiro e além de poucas reuniões convocadas naquele ano, todos os projetos do REUF não foram dialogadas, a EBSERH decidida em apenas uma reunião, não ocorreu reunião todos os meses e o CG teve que fazer pressão para que as contas do hospital fossem apresentadas. O que falo tem documentos escritos e os atores dessa história conhecem muito bem. Não estou aqui invalidando totalmente todo um trabalho, mas o que é para ser criticado precisa ter critica. E outra coisa, se não tivesse tido toda a resistência ao processo democrático, ele não teria tomado tanto tempo. Espero que possamos mobilizar o máximo para o ato de quinta-feira agora que vem, na perspectiva de pressionar a Reitora a tomar a decisão correta. Quanto mais demora essa nomeação, mas o hospital vai se definhando.

    Luiz Carlos Carneiro Bastos Filho (Jota)
    FMB – UFBA 4º Semestre
    Membro do DAMED – UFBA
    Asseessor de Resgate Histórico da DENEM
    Coordenador de Educação em Saúde da DENEM
    Coordenador Geral da Liga de Atenção Primária à Saúde – LAPS

    Em 3 de dezembro de 2013 17:35, Antonio Almeida escreveu:

    Caros,

    Concordo com o Prof Paraná e gostaria de acrescentar alguns pontos. Os projetos de ampliação, reforma, dinamica dos ajustes e criação de novos serviços foram sim muito discutidos e nenhuma decisão foi tomada a revelia das pessoas. Tais projetos não sairam da cabeça de um diretor ou de
    gestão “passada recente”, sairam das discussões e sugestões de maioria dos colegas destinatarias
    desse mail. Somos a gestão.
    As pessoas que fizerem isso são reais não são uma entidade abstrata e dedicam ou dedicaram o melhor de si para a instituição na assitencia, ensino e pesquisa, continuarão seu trabalho independente de qualquer gestão, não vão sumir, desaparecer e so retornar sazonalmente em épocas de eleições de diretor ou dirigentes universitarios.

    Seria pueril imaginar que a estruturação de um Serviço de Hematologia como o nosso fosse criado pelo diretor, ou os novos projetos da Terapia Intensiva, Imagem, Pronto Socorro, Medicina Interna, cardiologia e o dimensimonamento de Pessoal para o Concurso Publico da Ebsserh adequado para o funcionamento de um HU pleno, fossem feitos por uma entidade abstrata ou pela Ebserh.

    Realmente chega de injustiça para com muitos que aqui estamos há anos cumprindo com todas as dificuldades o nosso papel.

    Antonio Raimundo Almeida
    Prof de Medicina
    Serviço de Clinica Medica
    HUPES

    Em 3 de dezembro de 2013 15:15, Raymundo Paraná escreveu:

    Prof Tavares

    A gestão anterior trabalhou neste projeto ouviu todos os chefes de serviço. Fez uma excelente prospecção dos problemas do Hospital baseado em modelos de sucesso em outras instituições.

    Devo dar este testemunho para evitar MAIS INJUSTIÇAS. Já foram muitas até agora.

    Não é direito do meio universitário desconsiderar o trabalho de quem quer que seja, apesar do dever do exercício da crítica e do contraditório.

    Certamente que não houve discussão de mais nada a partir do desencadeamento do processo eleitoral com todos os seus mais lamentáveis desdobramentos. Não tivemos foco nem tempo para discutir o que queremos como instituição.

    Mais uma vez lamentável !!!!!

    Prof. Paraná

    De: Prof. José Tavares-Neto [mailto:jtavarescneto@gmail.com]
    Enviada em: terça-feira, 3 de dezembro de 2013 10:23

    Para: Antonio Almeida; damedufba .; Lorene Pinto; Luis Adan; Jorge Bastos; conhbastos@uol.com.br; mari_prates@hotmail.com; marianaprates.rodrigues@gmail.com; THAMIRYS REGINA MARINHO; robson.l.c.filho@hotmail.com; Alvaro A. Cruz; Edgar; Raimundo Paraná; ; ; ; Marcelo Benicio; alborja@uol.com.br; luizbastosfilho@gmail.com; Paulo Afonso; Aldina Barral; Manoel Barral; jpaim@ufba.br; menandro@ufba.br; Hugo da Costa Ribeiro; almerindaluedy@gmail.com; rutequeiroz@ig.com.br; renato.ufba@yahoo.com.br; rossiufba@gmaill.com; assufba@assufba.org.br; assufba@ufba.br; afonsorochapita@hotmail.com; dorival.araujo@yahoo.com.br; lucianabm10@hotmail.com; giandamiani@yahoo.com.br; Maria Helena Lima Gusmão; almirarosario2009@yahoo.com.br; aureliolaborda@bol.com.br; mlsantosesantos@bol.com.br; taffarel@ufba.br
    Assunto: Se não sabia, informo: Reitora da UFBA assinou contrato com EBSERH

    Caros,

    Conforme notícia adiante, extraída do site oficial http://ebserh.mec.gov.br, ontem 2 dez M. Reitora assinou contrato com EBSERH.

    Saudações Humanitárias,

    José Tavares-Neto
    Médico do Complexo Hospitalar Universitário Prof. Edgard Santos
    Professor Associado IV do Departamento de Medicina Interna e Apoio Diagnóstico (DEPMD), Faculdade de Medicina da Bahia (FMB),
    Universidade Federal da Bahia (UFBA)
    http://lattes.cnpq.br/6901204321244736

    Contratação
    Ebserh e UFBA assinam parceria para gestão de hospitais universitários

    01A Universidade Federal da Bahia (UFBA) assinou na tarde desta segunda-feira, 02, contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para parceria na administração do hospital universitário Prof. Edgar Santos e maternidade Climério de Oliveira, vinculados à instituição de ensino. A celebração do contrato aconteceu após a decisão, por parte da universidade, pela adesão à Ebserh. A partir da assinatura será iniciada a implantação de um plano de reestruturação das unidades hospitalares, ação executada de forma conjunta entre a universidade e a empresa.

    O plano prevê a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica, assim como a recomposição do quadro de pessoal, um dos principais desafios da rede. Se for identificada a necessidade de contratação de profissionais serão realizados concursos públicos. Um dos principais objetivos é a reativação de leitos que atualmente encontram-se desativados em decorrência da falta de pessoal.

    Para a reitora da UFBA, Dora Leal Rosa, a adesão dos hospitais à Ebserh significa uma possibilidade real de melhoria nos serviços prestados à população. “Ao assinarmos o contrato, estamos sinalizando para o aumento do quadro de pessoal e do financiamento nas unidades. Assim, teremos condições de termos os hospitais funcionando plenamente e sermos unidades de formação de recursos humanos na área de saúde”, destacou.

    De acordo com o presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto, o estabelecimento da parceria entre as universidades e a empresa tem sido uma providência fundamental para todo o sistema dos hospitais universitários federais. “Nós entendemos que a cada hospital que faz esse contrato conosco, nós fortalecemos a decisão que o país tomou na direção de fazer com que os hospitais universitários sejam hospitais de referência tanto para a assistência 100% pelo SUS quanto para a formação dos profissionais de saúde que o país necessita” apontou o presidente.

    Os hospitais universitários administrados a partir da parceria com a empresa continuam subordinados academicamente às universidades, e a prestação de serviços de assistência à saúde permanece integralmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

    A Ebserh é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação criada em 2011 com a finalidade de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais. Desde a sua criação, a empresa coordena o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), criado em 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: